O acto de lançamento do Censo Piloto na província do Namibe foi marcado, nessa manhã, com o recenseamento do primeiro agregado familiar, no bairro Cazeta, município da Bibala (188 quilômetros da sede provincial), na presença do vice-governador para a área Econômica Alcides Cabral.
De seguida, os 39 recenseadores, que estão a garantir a realização do censo, dirigiram-se às diversas secções censitárias da comuna sede e em Caitou (50 quilômetros da Bibala), para a recolha de dados demográficos.
As Nações Unidas recomendam a realização de censo, pelos países, a cada dez anos. Este é o primeiro que Angola realiza por ter registado três décadas de guerra.
O Censo Piloto está a decorrer nas províncias de Luanda, Uíge, Kwanza Norte, Namibe, Kuando Kubango, Huambo e Cunene, em doze municípios, 14 comunas e cerca de 100 bairros e aldeias.
O Censo Piloto visa, principalmente, avaliar a organização administrativa e logística do Instituto Nacional de Estatística (INE) e do seu Gabinete Central do Censo, para garantir o sucesso do primeiro Recenseamento Geral da População e Habitação, que vai decorrer no país, em Maio de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!