Trinta e nove recenseadores, 12 supervisores e 15 guias rurais vão garantir a realização do censo piloto, na provincia do Namibe, que o município da Bibala, a 180 quilómetros da cidade capital vai albergar.
A abertura oficial do censo piloto está marcada para as 00H00 desta quinta-feira, no Namibe, Kuando Kubango, Huambo, Cunene, Luanda, Kwanza Norte e Uíge. Serve de ensaio para o grande recenseamento geral da população e habitação que o país vai realizar em Maio de 2014.
O representante do grupo técnico provincial do Gabinte Central do Censo do Namibe, Dilseu Gomes, informou à Angop, nesta quarta-feira, no municipio da Bibala, que todas as condições estão preparadas para o arranque da operação.
Com efeito, foram constituidas 13 equipas que vão recensear a população da sede da Bibala e a comuna do Caitau, a 50 quilómetros da sede municipal.
Segundo o ministro do Planeamento, Job Graça, a cartografia censitária foi já concluída há algum tempo, bem como a formação dos agentes, supervisores e recenseadores, os grupos técnicos provinciais, municipais, comunais e de bairros que estão constituídos e a trabalhar.
“A actividade final preparatória para a realização do censo piloto, que é a logística e a colocação dos materiais, com vista a recolha dos dados, está também concluída", disse o governante, enfatizou ter recebido, terça-feira, garantias que em todos os locais onde o censo vai ocorrer tem material.
O governante reafirmou que os integrantes do gabinete do censo, informaram-no que as condições estão criadas para às 0H00 do dia 16 de Maio (quinta-feira) iniciar a empreitada.
Angola não realiza Recenseamento Geral da População e Habitação desde 1970 (época colonial), mas as Nações Unidas recomendam que os países devem fazê-lo, pelo menos, de 10 em 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!