sexta-feira, 31 de maio de 2013

Atlético do Namibe em greve

 Para reivindicar o pagamento de três prémios e o salário de Maio, os jogadores do Atlético do Namibe decidiram paralisar os trabalhos, a dois dias do jogo no reduto do Recreativo da Caála para a 14ª jornada do Girabola2013.
 
Os grevistas do único clube da província na primeira divisão, que ocupa a 12ª posição da prova com 14 pontos, após 13 jornadas, exigem o pagamento de prêmios de duas vitórias e um empate e o ordenado do mês que hoje finda.
 
A confirmação da greve foi feita à Youtubetv Namibe pelo presidente de direção, Pedro Paxe, por via telefônica, por estar precisamente em viagem terrestre ao Huambo para criar as condições de alojamento do grupo.
 
O presidente do Atlético do Namibe mostrou-se surpreendido com o anúncio de greve, a qual considerou “ilícita” e de “atitude repentina”, por ter sido decidida em 24 horas e quando já estava a meio da viagem.
 
Pedro Paxe disse que não vê soluções para nos próximos dias superar estas reivindicações, mas adiantou que o secretário-geral, Rui David, está com a equipa técnica a fim de tentar demovê-los da decisão.
 
O Atlético perdeu os dois últimos jogos, sendo 0-2 em casa com o Kabuscorp e 3-4 no reduto do Interclube. 
 
Antes, tinha obtido dois triunfos seguidos e um empate que são a base da greve em curso. Goleou o 1º de Maio de Benguela (4-1) em casa e venceu no campo do ASA por 1-0 antes de empatar sem golos com o Progresso.
 
Esta é a primeira vez nesta época que se registra uma greve no conjunto namibense, cujo patrocinador é uma parceira da petrolífera nacional Sonangol.
 
O Girabola2013 é liderado pelo Kabuscorp do Palanca com 33 pontos. ASA e Santos FC, ambos com 10 pontos, são os últimos classificados. 




Governador do Namibe pede maior acutilância na divulgação interna do Mundial

Hóquei em patins

 Ao contrário da campanha a nível internacional, a divulgação do campeonato do mundo dentro do país precisa de mais acutilância, quando se aproximam os 100 dias para o início da prova em Luanda e Namibe.

Esta foi a avaliação do governador do Namibe, rui Falcão, quando concedia uma entrevista para abordar o ponto da situação da preparação desta cidade-sede da prova mundial.
 
Reputou de “bastante preocupante” a dissonância no domínio da promoção e marketing já que a campanha exterior está efectiva e a interna não. Contudo, recusou-se a considerar que o processo está atrasado porque na sua opinião os últimos 45 dias é que serão cruciais.

“Eu acho que ainda não estamos atrasados. Creio que o momento crucial serão os últimos 45 dias, naquilo que tem a ver com a promoção interna”.

No que refere à promoção externa, reconheceu que “já tem sido feita, e bem feita, há algum tempo”.

“Quem tem assistido aos eventos internacionais de hóquei em patins vê o impacto que tem tido a nossa mensagem em relação ao 41º campeonato do mundo no nosso país. Agora, internamente ainda existe algum adormecimento”.

O governador acrescentou que, “com todos os gastos que se está a fazer em termos de infra-estruturas, não há comunicação para as pessoas. Há ainda aqui um fosso”. Defendeu por isso que é preciso continuar a trabalhar para reduzir cada vez mais a dissonância e para que a própria população do Namibe entenda o impacto que se pretende dar ao evento e apelar à participação das pessoas no sentido de se ter o pavilhão permanentemente cheio.

 Assegurou que o governo do Namibe tem toda a estrutura criada para acomodar as necessidades que tenham no domínio da promoção da imagem do evento.

“Estamos também à espera que nos digam como vão organizar os grupos de apoio às delegações, como se vão organizar no domínio turístico do evento, são áreas que estão muito pouco clarificadas e que é preciso trabalhar com alguma acutilância, com rapidez para que o evento não passe despercebido”.

Em resposta às preocupações do governador Rui Falcão, uma delegação da sub-comissão de marketing do comité organizador realiza desde terça-feira uma visita de três trabalho ao Namibe.

Youtubetv Emissora oficial do Mundial de Hóquei 2013

Marca do Mundial chega com "vestes reduzidas" ao Namibe


A cidade do Namibe, sede do mundial de hóquei em patins deste ano, viveu um dia histórico na quinta-feira, quando, apesar de ser em quantidades muito reduzidas, tomou o primeiro contacto oficial com as marcas do campeonato.

Efetivamente, desde o meio do dia de quinta-feira, nas artérias da cidade e arredores da cidade já rolam carros e motorizadas em serviço de táxis com a marca do campeonato do mundo, a decorrer entre 20 a 28 de Setembro.

Numa cerimonia pouco concorrida, praticamente simbólica, defronte ao edifício do governo provincial, os “azuis e brancos” (as cores dos táxis de transporte colectivo) receberam auto-colantes que cobriram quase um terço da extensão das laterais das viaturas.

Por seu lado, as moto-táxis, muito mais usuais nestas paragens, foram “timbradas” nos guarda-lamas e depósito de combustível com a mesma etiqueta, mas quase “microscópica”, em função do espaço disponível.

Além disso, foram instaladas bandeiras dessa logomarca nos postes de iluminação defronte a sede governamental, numa sequência em que intercalam com a bandeira da República de Angola.

Também foram colocados autocolantes os holofotes implantados no jardim defronte à sede do governo.

A logomarca do 41º campeonato do mundo de hóquei em patins apresenta o mapa de Angola em amarelo com uma figura (a mascote) a vermelho em posição de remate com um stock preto e uma bola também preta. Esta imagem está alojada num fundo branco.

O ato, presidido pelo vice-governador para os serviços técnicos e infraestruturas, António Correia, visou lançar a terceira e última fase do plano de marketing anunciado para Junho, e que tem como objetivo engalanar as cidades sedes e fronteiriças.

Para uma primeira ação, o impacto no reduzido público presente foi notável, pois, criou mais interesse pelo evento e até ansiedade, a julgar pelas suas declarações recolhidas pela Angop, às quais refletiam queixas pela escassez do material publicitário.

Foi por isso feito um apelo à subcomissão no sentido de, o mais urgente possível, fornecer mais e diversificado material a fim de criar o impacto necessário à população.

De resto, a franca afluência reforça o apelo do governador Rui Falcão, quando da entrevista concedida à Angop parceira oficial da Youtubetv Namibe terça-feira para escalpelizar a preparação do evento, em que pedia maior acutilância e rapidez na publicitação do evento.

A delegação de marketing do Comitê organizador que termina hoje a visita a província começou já a dar respostas, tendo reunido com o governador, com empresários e verificado os pontos da sede provincial e no Tômbwa, para colocação da publicidade.

Apesar de considerar positivo o trabalho desenvolvido durante a visita de trabalho, a subcomissão de marketing, que evoca escassez de recursos, deixa a província com a promessa de um ato de maior impacto junto da população por ocasião dos 100 dias antes do início do campeonato.

Nessa altura, segundo o responsável do grupo, haverá maior quantidade e mais diversificado material de divulgação, que, associado à realização de uma passeata pela cidade, promoverá muito mais o campeonato.

De facto, urge uma ação de impacto na massa juvenil e população da região, porque a mostra de quinta-feira, foi algo como “vestir” Namibe com roupa curta de mais.

Youtubetv Namibe Emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins 2013

Decorrem trabalhos de asfaltagem no torço Pavilhão-aeroporto

 Pelo menos quatro quilómetros e meio da estrada que liga o pavilhão em construção no Namibe para acolher o campeonato mundial de hóquei em Patins ao aeroporto, está a beneficiar de trabalhos de requalificação com vista a melhorar a circulação rodoviária, constatou hoje a Angop, no âmbito das abordagens dos 100 anos do arranque do evento desportivo.
 
No mesmo projecto também consta a via que vai do referido pavilhão ao Estádio Municipal Joaquim Morais, num percurso de três quilómetros, trabalhos que iniciaram na primeira quinzena de Abril, segundo informou hoje à Angop o engenheiro Pires Simão, da empresa encarregue a obras, Pires Simão.
 
Os trabalhos consistem na colocação de asfalto, valas de drenagem, esgotos e instalação de passeios entre outros pormenores. A sua conclusão, segundo a fonte, está prevista para final de Julho, cerca de dois meses antes do mundial, marcado para 20 a 28 de Setembro em Luanda e Namibe.
 
Simão Pires, em entrevista , no âmbito dos preparativos para o campeonato mundial de hóquei em Patins, disse que neste momento os técnicos estão já a efetuar os trabalhos de colocação de separadores das duas faixas de rodagem, cada uma com seis metros cada, sistema de iluminação pública, lancis e terraplenagem numa parte do troço.
 
“Até ao momento já efetuamos trabalhos de terraplanagem na via de acesso ao pavilhão até ao estádio municipal Joaquim Morais, numa distância de três quilômetros, colocação de lances e separadores numa parte da via que liga o pavilhão ao aeroporto e estamos a bom caminho, pois com o ritmo de trabalho que levamos acreditamos que até ao final de Julho tudo esteja concluído porque temos todo o material no terreno e mão de obra suficiente para esta empreitada”.
 
O engenheiro disse ainda que as referidas vias de acesso não irão só beneficiar os visitantes e munícipes na altura do campeonato mas doravante servirão os automobilistas que acharem a mais rápida para acesso ao aeroporto, praia Amélia e as novas centralidades, bem como a deslocação ao município piscatório do Tombwa.  

Nesta empreitada estão empregue cinquenta operários entre angolanos e portugueses. 

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins 2013

Seca no Namibe ameaça vidas humanas

Populações dizem que autoridades ignoram pedidos de ajuda

A seca na provincia do Namibe continua a afectar milhares de pessoas e muitas queixam-se de que os seus pedidos de socorro não estão a ser ouvidos.


As zonas mais afectadas  são aquelas dos Municípios do Tombwa e do Virei onde os residentes afirmam que  o governo central e provincial pouco ou nada fizeram para que a fome que ameaça vidas humana seja mitigada.

Para uma população tradicionalmente pastoril, uma outra preocupação com quem se debatem, tem a ver com o gado que morre todos os dias por falta de água.

O soba António Mbeapé  disse que a situação nas áreas pastoris de Obwo e Pediva, Município do Tombwa, é grave grave  que está em perigo a sobrevivência das pessoas e animais.

Já o Soba grande do Município do Virei Bernardo Mussonde alerta as autoridades governamentais  afirmando que a fome está a apertar cada vez mais o seu povo.
Muitas vidas humanas disse ele correm o perigo de sucumbir no próximos dias.

Juliana Fonseca Administradora do Município do Virei, portanto um dos Municípios mais críticos em estiagem prolongada e diz que a situação é insuportável, apoios de emergência  são necessários em socorro da população afectada.

O segundo Secretario Provincial do Namibe do MPLA Carlos da Rocha Caito confirma que todos os dias recebem o grito das comunidades assoladas pela seca. Aquele político fez saber que diligencia foram feitas junto das entidades de Luanda de se viabilizar apoios necessários para a população assolada pela seca nesta região da província.

A seca afecta também outras províncias do sul de Angola nomeadamente o Cunene.
Recentemente foio noticiado que milhares de pessoas, incluindo crianças estavam a abandonar as suas zonas devido á seca e que milhares dessas pessoas estavam em perigo de morrer de fome. 


Armando Chicoca

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Mundial / Governo apela maior envolvimento da comunicação social na divulgação

Hóquei em Patins


 O vice-governador para área técnica e infra-estruturas da província do Namibe, António Correia, apelou hoje nesta cidade, ao maior envolvimento dos órgãos de comunicação social na divulgação das actividades no âmbito do campeonato mundial de Hóquei em Patins a realizar-se em Angola de 20 a 28 de Setembro próximo.
 
O governante, que falava no lançamento hoje, nesta cidade, da campanha de publicidade nos táxis desta cidade, disse que a actividade está inserida no cronograma da terceira fase do plano de marketing do campeonato.
 
“Queremos o envolvimento da comunicação social, porque vocês são os especialistas e com a ajuda das associações desportivas, sociedade civil, sensibilizar e mobilizar a população para que esta tenha um conhecimento mais profundo deste evento a nível da nossa província”, disse o vice-governador.
 
Para ele está dado então o pontapé de saída para que as pessoas comecem a familiarizar-se com o mundial de hóquei em patins.
 
Acrescentou ainda que a referida campanha vai estender-se aos demais municípios da província (Bibala, Kamucuio, Virei e Tômbwa).
 
As viaturas e motorizadas colocadas com autocolantes publicitários do mundial de hóquei em Patins, segundo o governante, vão também circular nas demais regiões da província do Namibe como municípios, comunas e povoações com um único objectivo de divulgar o maior evento desportivo que o país e a província em particular vão acolher.
 
“A nível da comissão provincial preparatória do Hóquei em Patins e do governo provincial também iremos desenvolver trabalho idêntico em toda extensão da província do Namibe“, acrescentou António Correia.
 

A subcomissão de Marketing e publicidade que se encontra nesta província termina hoje a sua jornada de trabalho no município do Tômbwa onde também fará o levantamento das necessidades no âmbito da divulgação da prova e reunirá com a classe empresarial, segundo informou o seu coordenador, Hélio Aragão

Namibe vai sentir mais o Mundial em Junho



O coordenador da subcomissão de marketing e publicidade para o Mundial de hóquei em patins, Hélio Aragão
O coordenador da subcomissão de marketing e publicidade para o Mundial de hóquei em patins, Hélio Aragão
Namibe – O coordenador da subcomissão de marketing e publicidade para o Mundial de hóquei em patins, Hélio Aragão, anunciou hoje, nesta cidade, que a partir de Junho haverá uma maior actividade no Namibe à volta do evento mundial que o país vai organizar em Setembro próximo.
 
O responsável deu esta indicação à imprensa, à saída de um encontro de trabalho com o governador da província, Rui Falcão, que serviu para abordar questões ligadas à publicidade e marketing a nível da província.
 
 Namibe “hoje já vive momento de festa só por albergar o campeonato, daí urge a necessidade de se reunir com as entidades locais para traçar as responsabilidades de ambas as partes”.
 
Mostrou-se satisfeito com o encontro que visou apresentar o programa da área de marketing ao governante, já que, conforme frisou, “as coisas foram esclarecidas”. Por isso mostrou-se confiante em que a partir de Junho o Namibe “irá sentir muito mais” o que será a realização do 41º campeonato mundial em Angola.
 
Por esta razão, foi feita a apresentação ao governador “daquilo que é o grande programa” a ser executado em conjunto, visto estar já a cerca de 100 dias da competição.
 
“Precisamos de mobilizar toda juventude e a população das cidades-sedes e não só”, declarou.
 
Questionado sobre o material publicitário, explicou que foi um dos assuntos debatidos no encontro com as autoridades locais. Disse que parte dele será produzido localmente.
 
A delegação da subcomissão de marketing e publicidade para o mundial do hóquei em Patins, que iniciou hoje uma jornada de três dias de trabalho na província, já reuniu também com a classe empresarial e visitou infra-estruturas que estarão directamente ligadas ao campeonato.
 
Fará uma acção promocional do Mundial com os moto-taxistas cujo objectivo é passar a informação sobre o evento desportivo e vai ainda identificar os pontos da cidade onde colocar os dísticos.
 
O campeonato mundial realiza-se de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e do Namíbe.


Qualidade do pavilhão do Namibe surpreende governador

Hóquei em patins



Parte exterior do pavilhão do Namibe
Parte exterior do pavilhão do Namibe
Namibe – O governador do Namibe, Rui Falcão, manifestou-se “positivamente surpreendido” com o pavilhão em construção nesta cidade para albergar o 41º campeonato mundial de hóquei em patins de 20 a28 de Setembro em Angola.
Em entrevista nesta cidade, para fazer o ponto da situação da preparação do evento desportivo mundial a decorrer no Namibe e Luanda, o governante ressaltou a qualidade arquitetónica e a comodidade da infra-estrutura que terá cerca de três mil lugares, mas alertou para a necessidade de se projectar já o seu aproveitamento após o mundial.
“Quero dizer já com alguma satisfação, fui positivamente surpreendido com a qualidade do pavilhão. É das melhores estruturas que eu já vi no nosso pais. Foi muito bem concebido, do ponto de vista arquitetónico, tem uma beleza ímpar, ao nível da comodidade parece ser do melhor que há”, declarou.
Na mesma linha de pensamento, acrescentou “é bom que comecemos a trabalhar já no sentido de não só valorizar aquele património que é nosso, mas projectá-lo no sentido de servir o desporto local. Já eh um trabalho que apelei à direcção provincial dos desportos”.
Adiantou que o seu governo já apresentou a proposta para o nome do recinto, mas não a revelou. “Já encaminhamos para o Ministério a nossa proposta e deixemos que este órgão competente se pronuncie. Mas a denominação do pavilhão tem a ver com a cidade”, disse.
O pavilhão, cuja conclusão aponta para 31 de Julho, está a ser construído num espaço de 1.137 metros quadrados nos arredores da cidade próximo do estádio “Joaquim Morais”.

Terá capacidade para três mil e 72 espectadores sentados, sendo dois mil e 892 nas bancadas gerais e os restantes 180 em zonas e lugares específicos, e está avaliado em um bilião, 373 milhões, 619 mil e 500 kwanzas.

Entre outros compartimentos, a arena multifuncional do Namibe comportará, além das áreas administrativa e para a prática desportiva, posto médico, sala anti-doping, salas de reuniões, de conferência e de imprensa, posto de socorro, cafetaria, restaurante e unidade de venda.

Terá ainda três balneários – vestiários para atletas, árbitros e treinadores, outros três públicos (para homens, mulheres e deficientes), zona de aquecimento e musculação e dois camarotes distintos (um VIP e outro para entidades oficiais de honra).


Youtubetv Namibe emissora oficial do mundial de hóquei em patins 2013

terça-feira, 28 de maio de 2013

Hotel Infortur recebe equipamento eléctrico e canalização no Namibe

As obras do hotel Infortur, localizado nos arredores da cidade do Namibe, estão na fase da instalação eléctrica e canalização, pelo que o empreiteiro se mostra optimista quanto a entrega para servir o campeonato do mundo de hóquei em patins.

Esta informação foi prestada pelo responsável da empreitada, Gabriel Atso, que acrescentou que os trabalhos estão a decorrer num “ritmo satisfatório (70 pc)” com a montagem de toda a parte eléctrica, trabalhos de caixilharia, ventilação e ladrilho.

Os organizadores da prova mundial contam com esta unidade hoteleira para alojar delegações desportivas que disputarão as séries no sede –Namibe.
 
O empreiteiro disse que, neste momento, decorrem os trabalhos de vedação do edifício, com colocação de toda a tubagem de água, energia e parque de estacionamento para as viaturas bem como a zona verde.
 
Gabriel Atso informou que a empresa aguarda a qualquer momento por materiais a partir do Porto do Namibe, entre os quais o tecto falso, mobiliários para quartos, Wc e outros compartimentos do hotel.
 
“Já recebemos algum material a semana passada que está a ser montado. Mas a qualquer momento faremos a recepção de outro, que proporcionará a montagem completa de todo equipamento que o hotel necessita e assim concluirmos a obra em Agosto, conforme os prazos estipulados no contrato” acrescentou.
 
As obras do hotel tiveram início em Novembro de 2009 num investimento do Ministério da Hotelaria e Turismo. A infra-estrutura vai contar com 150 quartos, áreas de estacionamento para 140 viaturas, uma piscina, áreas de lazer e uma sala de conferência.
 

O 41º campeonato do mundo, inédito no continente africano, está marcado para 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namibe.

Sub-comissão de publicidade e marketing trabalha no Namibe



 Para o lançamento da terceira fase da campanha de publicitação do campeonato do mundo de hóquei em patins nesta cidade sede, inicia hoje (terça-feira) uma visita ao Namibe o coordenador da comissão de marketing e publicidade do comité
organizador do evento, Hélio Aragão.
 
A Angop parceira da Youtubetv Namibe apurou que durante a sua estada de quatro dias nesta cidade sede do campeonato Mundial, o responsável tem uma audiência com o governador provincial, Rui Falcão Pinto de Andrade, um encontro com empresários locais e vai fazer o lançamento da campanha de publicidade nos táxis e motorizadas.
 
Constam ainda da agenda da delegação de marketing, que integra ainda dois técnicos, a identificação dos pontos da urbe para colocação de dísticos promocionais do campeonato mundial.
 
Esta visita ao Namibe sucede a outra realizada na semana passada, em Luanda, que consistiu no lançamento da campanha de publicidade nos táxis, e está inserida no cronograma da terceira fase do plano de marketing que Hélio Aragão anunciou para iniciar em Junho.
 
Nesta etapa, segundo informou recentemente à Angop parceira da Youtubetv Namibe o seu responsável, Hélio Aragão, pretende-se engalanar as cidades sedes e circunvizinhas com as marcas da prova, além de outras acções, nomeadamente musico-culturais.
 
Luanda e Namibe serão entre 20 e 28 de Setembro deste ano as sedes do primeiro campeonato do mundo de hóquei em patins a disputar-se em África.

sábado, 25 de maio de 2013

Grupo Os Lambas coloca à disposição dos fãs do Namibe disco 'Permanência'

O grupo Os Lambas colocou hje, sexta-feira, à disposição dos fãs da província do Namibe a sua mais recente obra discográfica intitulada “Permanência”.
 
No Recinto das Festas do Mar, os fãs estão de forma organizada e disciplinada com ajuda da Polícia Nacional, vão comprando e autografando o disco dos Lambas. Os fãs mostram a vontade e o desejo de obter uma cópia do álbum autografado por Nagrelha e Bruno King (BK), mesmo com o calor que se faz sentir nesta altura.

Em entrevista à Youtubetv Namibe parceira da Angop, Nagrelha mostrou-se satisfeito pela aderência do público namibense.

O grupo vai actuar no mesmo recinto num show promovido pelo Kabuscorp. O referido show vai contar ainda com as participações dos músicos Matias Damásio, Ary, C4Pedro, Yuri da Cunha, Big Nelo, entre outros. 

Mundial apresentado na reunião da zona VI

O 41º campeonato do mundo de hóquei em patins, a disputar-se de 20 a 28 de Setembro em Luanda e no Namibe, foi este sábado apresentado aos membros da Zona VI do Conselho Superior do Desporto em África (CSSA).
 
Reunidos num dos hotéis da cidade de Luanda, os conferencistas obtiveram explicações sobre os aspectos organizativos do evento inédito em África, num dia particularmente importante em que o continente comemora 50 anos desde a fundação da Organização da Unidade Africana (OUA,) a 25 de Maio de 1963, actual União Africana, desde 9 de Julho de 2002.
 
Patinadores exibindo a bandeira dos 16 países que disputarão a prova e a apresentação da Kaissarinha, a mascote da competição, proporcionaram aos participantes do fórum da zona VI momentos de descontracção, após entoação do hino nacional e do discurso de abertura proferido pelo secretário de Estado para os Desportos, Albino da Conceição.
 
Foram dadas explicações sobre o ponto de situação das obras dos dois pavilhões para o mundial em construção nas cidades de Luanda, para 12 mil espectadores, e do Namibe (três mil), além do recinto de Malanje (três mil) para o torneio “José Eduardo dos Santos”, em Agosto.
 
O Comité Executivo da Zona VI do CSSA debate, entre outros, temas como a mulher e o desporto, o desporto para pessoas com necessidades especiais, a premiação dos atletas,
dissolução ou reestruturação do CSSA, jogos olímpicos e a perspectivado futuro na região.
 
Integram a Zona VI do CSSA Angola, África do Sul, Botswana, Lesotho, Malawi, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Sector das Águas aumenta capacidade de produção

O sector das Águas, na província do Namibe, aumentou a sua capacidade de produção, de 426 para 639 metros cúbicos por hora, informou hoje o seu responsável, Arlindo Tavares
O responsável disse que aumento foi possível graças a reabilitação do sistema de captação do Benfica, trabalhos levados a cabo desde o final de 2012, o que está a permitir melhor distribuição do precioso liquido às populações.
 
“ Com a reparação do sistema, o tratamento e distribuição de água melhorou nas zonas urbanas e periféricas da capital da província”, acrescentou o responsável.
 
Disse ainda que o abastecimento de água potável é ainda irregular em algumas áreas da província, como, por eemplo, no bairro “ 5 de Abril “.
 
O sector controla mais de vinte mil consumidores.

Angola e Namíbia combatem doenças animais transfronteiriças



O ministro da Agricultura de Angola, Afonso Pedro Canga, chegou hoje a Windhoek, Namíbia, para a assinatura, quinta-feira, de um memorando de entendimento com as autoridades locais sobre Doenças Animais Transfronteiriças.
 
Trata-se de um Memorando de Entendimento entre Angola e a Namíbia sobre Cooperação no Controlo, Prevenção e Erradicação de Doenças Animais Transfronteiriças. 
 
Pela parte namibiana, vai rubricar o documento o ministro da Agricultura deste país, John Mutorwa.
 
Nos últimos tempos, especialistas angolanos têm alertado que as doenças transfronteiriças provocam enormes perdas económicas, devido ao abate dos animais afectados.

Pavilhão do Namibe recebe piso

 O pavilhão que vai acolher jogos do mundial de hóquei em patins na província do Namibe regista a colocação do piso, trabalhos a serem concluídos em finais da primeira quinzena de Junho.
Segundo Artur Almeida, responsável pela empreitada, a construção do campo encontra-se a 75 por cento, estando concluída a cobertura metálica.
 
“Estamos a fazer a pavimentação com betão e a partir de Junho começamos a execução do próprio piso desportivo que levará uns quinze dias”, afirmou.
 
Referiu que aguardam pelo material para apetrechamento do pavilhão, mas esta em curso trabalhos de caixilharia, sistema de ventilação, ladrilho, canalização e electricidade.
 
Foram já montadas, entre outros compartimentos, as bancadas e divisórias de áreas vip, camarotes e zona de imprensa. Iniciada em Outubro de 2012, o dia 31 Julho é o prazo para o término da obra, avaliada em um bilião, 373 milhões, 619 mil e 500 Kwanzas.
 
O pavilhão terá capacidade para três mil e 72 espectadores e além dos compartimentos acima citados tem área administrativa, balneários, vestuário, ginásio, posto médico, salas anti-doping, de reuniões, de conferência de imprensa e restaurante. A infra-estrutura ocupa 1.137 metros quadrados.
 

Youtubetv Namibe emissora oficial do  Mundial de Hóquei em patins 2013

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Polícia regista mais de 10 casos de violação no Namibe


Dezassete violações foram registadas pelo Comando Provincial da Polícia Nacional do Namibe durante o primeiro trimestre do ano em curso.
 
Em declarações hoje à Angop parceira oficial da Youtubetv Namibe, o porta-voz da corporação, superintendente–chefe José Esteves, informou que comparativamente ao mesmo período anterior houve o registo de menos um caso.
 
Durante o período em análise foram capturados e detidos 15 elementos como presumíveis autores.

Mais de 400 docentes participam em seminário no Namibe


Quatrocentos e 53 docentes de diversas escolas participam desde hoje, terça-feira, no seminário sob o lema “Perfil do professor e as práticas pedagógicas na sala de aula”, a decorrer de 21 a 24 do mês em curso.
 
Durante o evento, os participantes abordarão matérias sobre excelência no atendimento ao público, afectividade um caminho de inclusão para a escola contemporânea, como lidar com indisciplina em sala de aulas, a planificação de uma aula e suas fazes didácticas, entre outras.
 
“Seja o professor que você gostaria de ser”, “Que filhos queremos ter”, “Pequenas mudanças em sala de aulas fazem grande diferença”, assim como “Nova ordem de disciplina velhos conceitos de limites” também fazem parte do programa.
 
No acto de abertura, o director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Namibe, Pacheco Francisco, afirmou que o grande desafio dos professores é ajudar a desenvolver nos alunos a capacidade do trabalho autónomo e colaborativo, assim como o desenvolvimento do espírito crítico.
 
Pacheco Francisco sublinhou que a educação de qualidade é uma busca constante das instituições de ensino e para que se torne realidade são necessárias acções que sustentam o trabalho, sendo necessários mais profissionais responsáveis, dinâmicos e inteligentes, com habilidades para resolver problemas.
 
O responsável realçou que os docentes devem ser agentes activos de conhecimentos, pois o seu trabalho proporciona espaços de requalificação profissional.
 
Sustentou ainda que a formação contínua visa incentivar a postura dos professores, de modo a reflectirem sobre as suas acções, com vista a produzir saberes que lhes permitam avançar em práticas pedagógicas mais significativas e relevantes.

Governante preocupado com depósito de lixo no lençol de água


 O governador da província do Namibe, Rui Falcão Pinto de Andrade, mostrou-se hoje, terça-feira, preocupado com a deposição de lixo junto ao lençol freático localizado naquela localidade, factor que pode provocar contaminação à água consumida pela população.
 
O governador constatou tal facto numa visita efectuada algumas áreas do município sede da província, tais como central eléctrica do Xitoto, bairro da Juventude, zona de expansão urbana do Saco-Mar, Porto Minaraleiro, obra da estrada do giraul de baixo quilómetro/ 27, zona industrial e captação de água.
 
Para a solução de tal problema, o governante orientou a empresa das águas no sentido de executar um projecto que cinge-se na vedação do referido local, por formas a que a população não faça mais a deposição de resíduos.
 
Na zona especial económica onde futuramente será montado e construído os armazéns considerados como “ centro logístico da província”, o governante disse que esta área vai
proporcionar o maior desenvolvimento entre as províncias do Namibe e Huíla.


Mundial de Hóquei em Patins fundamental para divulgação das artes plásticas


A realização do 41º Mundial de Hóquei em Patins, em Setembro deste no país, é uma oportunidade de mostrar Angola através das artes plásticas afirmou hoje, quarta-feira, em Luanda, o secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), António Tomás Ana “Etona”.

Etona, que falava à Angop parceira oficial da Youtubetv Namibe sobre as nuances do 41º Mundial de Hóquei em Patins, fez saber que a UNAP está atenta a todo este processo de preparação deste certame desportivo para poder exibir aos visitantes a bandeira do país, fazendo recurso da mostra de expressões artísticas, como da cerâmica, pintura, escultura, tecelagem e gravura.

“Os estrangeiros devem saber que os angolanos existem e estão unidos através da economia, cultura e desporto. E o facto de o país acolher um mundial é uma vitória muito grande para a sociedade, porquanto aqui o jogador é único e chama-se Angola”, asseverou.

Neste sentido, a UNAP, revelou, já pude enviar ao Executivo da província do Namibe, um dos cenários do mundial de hóquei em patins, uma missiva no sentido de se puder promover uma exposição de artes plásticas nesta parte do país.

“Tão logo recebamos resposta desta carta vamos prepararmo-nos com as nossas artes e mostrarmos que o desporto e a cultura estão sempre casados, pois não é possível alguém gostar de cultura sem gostar igualmente do desporto e vice-versa”,asseverou.

Etona indica que a sua agremiação está se organizar de modo a que tenha a oportunidade de expor as obras artísticas em Luanda e Namibe, duas provinciais onde este evento vai decorrer.

“Queremos ter exposição no Namibe e Luanda, assim como fazer com que a ENANA nos conceda um espaço no Aeroporto onde possamos expor as obras de arte como um dos cartões-de-visita dos estrangeiros que cá estarão. Estamos a entabular contactos neste sentido”, concluiu.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Namibe quer expandir a produção de sal e tem planos para acesso a fundos bancários!



O Plano do Desenvolvimento Económico e Social da Província do Namibe, para o quinquénio 2013/2017, tem como prioridade o sector salineiro, para facilitar os produtores na aquisição de equipamentos para a produção de sal.
 
Segundo a ministra das Pescas, Victória de Fátima Barros, que falava à imprensa no final da IV sessão ordinária do governo local, onde foi apresentado o Plano do Desenvolvimento Económico e Social da Província para os próximos cinco anos, o Governo já dedicou atenção a algumas salinas no Namibe. 
Uma das conclusões imediatas é que os industriais do setor precisam de aceder a crédito bancário. Victória de Barros disse estar a trabalhar com a banca, mas pretende encontrar uma forma expedita para que a breve prazo os industriais possam ter acesso a instituições financeiras para a aquisição de materiais. 
O Executivo tem vindo a trabalhar com o Banco de Desenvolvimento Angolano, depois de os industriais terem reafirmado que as iniciativas feitas ao abrigo do Projeto Angola Investe não estão a registar os efeitos desejados. Em relação ao projeto de relançamento da indústria de processamento de pescado e c
ongelação, informou que no Programa de Investimentos Públicos (PIP) para o ano em curso, o Ministério das Pescas inseriu a construção de um entreposto para a província do Namibe e outro para o município piscatório do Tômbwa. O ministério tem também como prioridade para o sector privado a construção de centros de salga e seca. A ministra das Pescas ressaltou a necessidade da edificação de estaleiros que se dedicarão à construção de embarcações de aços.
Angola necessita, anualmente, para consumo interno, de 130 mil toneladas de sal, mas, apenas 35 a 40 mil são produzidas no país, disse à impressa, na Baía Farta, a secretária de Estado das Pescas, Maria Nelumba.

Nome do pavilhão de hóquei do Namibe será divulgado em breve


ARENA do Mundial

A denominação do arena do Namibe, um dos palcos do campeonato do mundo de hóquei em patins, já está definido, aguarda apenas a sua divulgação em Luanda, capital de Angola, apurou a Youtubetv Namibe.
O porta-voz da comissão provincial de júri, Eldiberto Madeira disse que foi escolhida a melhor candidatura.

“Escolhemos as que estão em condições, obedeciam o regulamento, a votação foi feita, agora essa decisão tem que viajar para Luanda, porque Luanda é quem vai fazer a comunicação da decisão final”, disse
.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins 2013

Sporting do Namibe terá equipa de hóquei em patins




O Sporting do Namibe vai ter brevemente uma nova equipa de hóquei em patins

O presidente de direção do Sporting do Namibe, Joaquim da Cunha Brás disse que a realização de uma das fases do mundial de hóquei em patins no Namibe vai fortificar a prática da modalidade.

“Vamos realizar este ano aqui na nossa província, o campeonato do mundo de hóquei, vamos também querer ajudar porque o Sporting é um dos pioneiros no hóquei em patins, vamos estudar a viabilidade econômica e financeira para termos também na nossa agremiação desportiva, o hóquei em patins”

Mundial de Hóquei vai reunir ex-praticantes e figuras do desporto nacional


Um grupo de ex-praticantes de hóquei em patins e outras figuras emblemáticas do desporto serão embaixadores do 41º campeonato do mundo da modalidade a decorrer de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e Namibe.  
 O porta-voz do Comité Organizador do mundial (Cohóquei), Pedro Azevedo "Chipita", referiu que uma gala para apresentação dos mesmos terá lugar no mês de Julho, na qual a Federação Angolana de Patinagem vai homenagear todos os ex-praticantes que mereçam tal reconhecimento.
 
"Para hoje haver Mundial com certeza que houve um trabalho nos anos anteriores e então os ex-atletas não podem ser esquecidos", disse.
 
Informou que ainda não existe um número possível embaixadores, mas que uma comissão de ex-atletas está a trabalhar e em breve vai apresentar uma proposta ao Cohóquei. 
 
O grupo de embaixadores serve para enquadrar alguns dos ex-praticantes no sentido destes fazerem parte das festas que pela primeira vez terá como palco o continente africano.    
 
"Os embaixadores vão ser aqueles que mais se destacaram na modalidade", disse, acrescentando que a ideia é tentar incluir todos outros angolanos que elevaram para bem alto o nome do desporto nacional nas outras modalidades. 
 
Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei 2013

Cohóquei preparado para última visita de inspecção


 O Comité organizador do 41º mundial de hóquei em patins (Cohóquei) está preparado para a última visita de inspecção do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH) de 25 a 30 de Junho, para a prova a realizar-se nas cidades de Luanda e Namibe.
 
A garantia foi dada a conhecer esta segunda-feira pelo porta-voz da organização, Pedro Azevedo "Chipita", em entrevista à Angop parceira oficial da Youtubetv Namibe, tendo reiterado que os responsáveis internacionais presenciarão igualmente o sorteio do campeonato, a realizar-se dia 27 no Centro de Convenções de Talatona.
 
Quanto à capital do país, disse que a questão hoteleira tinha já sido aprovada durante a visita anterior de inspecção, realizada em Fevereiro e que desta vez bastará ao empreiteiro prestar esclarecimentos sobre o andamento das obras no pavilhão Arena de Luanda e o grau de cumprimento dos prazos.
 
Quanto ao Namibe, adiantou que o hotel Chick-Chick foi igualmente aprovado em Fevereiro, restando que a outra unidade hoteleira, em construção, esteja concluída na ordem dos 70 porcento para sua aprovação.
 
Disse que estão a ultimar o programa oficial da visita dos inspectores e responsáveis do CIRH, mas assegurou que o sorteio será no Centro Convenções de Talatona, município de Belas. 
 

Governador satisfeito com execução de obras sociais no Namibe


O governador provicial do Namibe, Rui Falcão Pinto de Andrade, mostrou-se segunda-feira satisfeito com o andamento das obras sociais ligadas aos sectores da habitação e da energia e águas em curso no município-sede da província.
 
O governante manifestou este sentimento no final da sua primeira visita de campo na província, durante a qual inteirou-se da construção de quatro mil fogos habitacionais, da academia das pescas e desportos, da central eléctrica e do pavilhão multiuso, que vai albergar uma das fases do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins, em Setembro do ano em curso.
 
Rui Falcão avaliou igualmento a evolução da construção de novas centralidades na praia Amélia, que estarão concluídos até 2014.
 
O governador provincial mostrou-se satisfeito com a conclusão da nova central eléctrica localizada nas mediações do aeroporto Yuri Gagarine, com capacidade para 8 megawts, a funcionar em regime experimental, aguardando o seu funcionamento no final do mês em curso.
 
Durante a sua jornada, o governante da província tomou ainda conhecimento do projecto de canalização de água potável nas mediações da Praia Amélia e do bairro 5 de Abril, bem como o fornecimento de energia eléctrica, tendo mostrado alguma preocupação pela morosidade na aquisição de materiais para a sua montagem.
 
No bairro 5 de Abril, o governador recebeu explicações de técnicos da administração do município sobre os mais de três mil lotes de terras distribuídos à população para construção de residências.

A jornada de campo do governador prossegue nesta terça-feira com visita a empreendimentos económicos, como a central eléctrica do Xitoto, o bairro da Juventude, a zona de expansão do bairro Saco Mar, o Porto Mineraleiro, as obras da estrada Giraul de baixo/quilómetros 27, bem como a zona industrial e captação de água do Benfica.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Munícipes da Bibala terão água potável


YOUTUBETV NAMIBE
Administrador Pedro Mussungo
Administrador Pedro Mussungo
Os munícipes da Bibala (168 quilómetros da cidade do Namibe) poderão, num futuro breve, beneficiar de água potável, com a execução de um plano de abastecimento deste líquido, orçado em 800 milhões de kwanzas.

Esta informação foi prestada nesta segunda-feira à Angop parceira oficial da Youtubetv Namibe, pelo administrador local Pedro Mussungo e esclareceu que para o efeito serão construídos dois tanques nas nascentes de Monga e Ngomba, com capacidade entre 3000 a 3500 metros cúbicos de água.

Com este projecto mais de 151 mil habitantes da sede do município vão beneficiar da ligação domiciliar e, desta forma, minorar as dificuldades que atravessam actualmente, neste domínio.

Relativamente ao abastecimento de energia eléctrica, o responsável informou que o município é abastecido através da barragem hidroeléctrica da Matala, passando pela Humpata, a mesma que abastece a cidade do Namibe.

Neste momento, esclareceu, está feita a instalação de média tensão na sede do município e trabalha-se para a montagem dos cabos de baixa tensão, no sentido de permitir também a ligação domiciliar.

Pedro Mussungo referiu que está gizado um plano de desenvolvimento socioeconómico para o município, cujas linhas de força assentam no combate à pobreza, a construção de infraestruturas escolares e postos de saúde em toda a extensão do município.

A construção 200 fogos habitacionais, escolas, residências para professores e enfermeiros, para além de outras acções, como a reabilitação das vias secundárias e terciárias que vão permitir a ligação fluida para todas as comunas, figuram do referido plano de desenvolvimento.

O município da Bibala tem uma superfície de 7.612 quilómetros quadrados e uma população estimada em 211 mil habitantes, que se dedica, essencialmente à agro-pecuária.

Possui quatro comunas, nomeadamente, a sede, Caitou, Lola e Kapangombe.

Bibala (NAMIBE) : Mitos ou verdades?


Vista parcial da vila da Bibala
vista parcial da Bibala

A Bibala é um dos cinco municípios que compõem a província do Namibe, a par da sede, Virei, Tômbua e Camucuio. Situa-se a 168 quilómetros a norte da sede provincial é e mediático por histórias de ouvir contar que deixam qualquer transeunte com os cabelos arrepiados.

 
Quis o destino, não fosse eu jornalista, que, pela segunda vez, em menos de cinco anos, voltasse àquelas paragens, por culpa do Censo Piloto, que a região albergou, a nível daquela província. A primeira vez que lá estive foi por conta da Revista Tranquilidade, órgão ao qual, na altura, prestava colaboração.
 
De lá para cá, muita coisa mudou na Bibala. O troço que liga a estrada principal àquela vila, antes feito em duas ou três horas, recebeu novo tapete asfáltico (a escassos metros da sede), e faz-se agora em menos de 50 minutos, fruto do investimento que o Executivo está a fazer no domínio da reabilitação das vias de comunicação.
 
Chegado ao Namibe, fui, tal como da vez anterior, alertado para a necessidade de “andar na linha” lá na Bibala (chamada aqui atenção para não assanhar-se com as damas da banda), sob pena de, na hora H, a “pura”, se transformar numa leoa ou, na pior das hipóteses, não mais regressar à zona de origem, no meu caso, Luanda.
 
O meu companheiro de viagem (o colega delegado Serafim) e o repórter Shofer, Nato da Bibala, quando por mim questionados sobre estas histórias, anuíram positivamente, sublinhando que aquela região é a mais fértil entre todas aslocalidades no que a esta matéria diz respeito.
 
Num outro momento, antes da viagem, numa unidade hoteleira do Namibe, um grupo de jovens, de ambos os sexos, acidentalmente falava disso e pude, na minha mais discreta presença, ouvir outros relatos de acontecimentos similares que ocorreram e ocorrem naquela localidade.
 
Contaram a cena de uma responsável do Estado, algures na região, que (sei lá porquê carga d’água) deu uma bofetada na cara de uma autoridade tradicional, coisa que nunca havia acontecido e, tempos depois, eis que a dama deu o caldo. Histórias que, por mais materialistas que sejamos, não deixam de perturbar o nosso ego.
 
Posto ao corrente de tudo isso, viajei para a Bibala com sentido de disciplina e rigor nas minhas acções, e prometi cá para os meus botões que, acontecesse o que acontecesse, se alguém me esbofeteasse, ainda que eu não tivesse feito nada, lhe
daria a outra face, mas que, voltaria inteirinho para a minha “Nguimbi” (entenda-se Luanda), não vá o diabo tecê-las.
 
Por isso, as perto de 24 horas que passei na sede da Bibala foram, para mim, as mais calmas já passadas, as mais disciplinadas e só pensando no trabalho e nada mais, porque mesmo não acreditando nisso, há um velho ditado que diz que o “seguro morreu de velho”.
 
Porém, para muitos são factos reais, para outros não. Uma questão se levanta: São mitos ou verdades? Cada um tire a sua ilação.
 
Quis entender melhor o fenómeno, ouvindo algumas pessoas experientes e alguns “experts” na matéria, mas, dada a escassez de tempo, pois só lá permaneci uma noite, a delicadeza do assunto e o tacto que a abordagem desta matéria requer, preferi adiá-la para uma próxima oportunidade.
 
Quem sabe se, à Terceira, não será de vez e possa trazer a lume algo concreto sobre isso.
 
O município da Bibala, com uma superfície de 7.612 quilómetros quadrados, tem uma população estimada em 211 mil habitantes que se dedica à actividade agro-pecuária e possui quatro comunas, nomeadamente a sede, Caitou, Kapangombe e Lola.

sábado, 18 de maio de 2013

Hidroelétrica no Namibe na fronteira de Angola com Namíbia custará 130 biliões de kwanzas

A construção da Barragem Baynes, na província do Namibe sobre o rio Cunene, no sul de Angola, com início previsto para 2015, está orçada em 130 biliões de kwanzas.

A construção da Barragem Baynes, na província do Namibe sobre o rio Cunene, no sul de Angola, com início previsto para 2015, está orçada em 130 biliões de kwanzas, de acordo com o membro da comissão técnica permanente conjunta Angola/Namíbia, Mário Fontes. A barragem terá uma central com capacidade para gerar 600 megawatts, que serão repartidos em 50 porcento por Angola e Namíbia. Segundo o ambientalista Vladimir Russo, que falou sobre o estudo de impacto social que poderá causar a construção da Barragem Baynes sobre o rio Cunene, as populações residentes na região poderão ser realojadas noutras localidades. “Do ponto de vista de zoologia e dos solos, não se espera que haja muitos danos, por possuir solos com muita fertilidade, assim como os espaços agrícolas não serão afetados”, considerou o ambientalista.

Qualidade de voluntários pode determinar sucesso pretendido

Hóquei em patins


O Trabalho que pode vir a ser prestado pelos voluntários durante a realização do 41º Campeonato do Mundo de hóquei em patins pode ditar o sucesso que se pretende do evento, afirmou o treinador António Gaspar.
 
Em entrevista à Angop parceira oficial da Youtubetv Namibe, ressaltou o papel destes durante a prova, que pela primeira vez acontece em África, apontando como o rosto principal do evento que vai reunir as 16 melhores selecções do mundo.
 
“Quem vai operacionalizar de facto o Mundial serão os voluntários, daí a importância de se ter voluntários capazes e com muita qualidade”, adiantou.
 
Frisou que o facto de já ter sedeado o CAN2010 e Afrobasket2007 dá a Angola capacidade organizativa neste sector e os mais experientes vão liderar na prática os novatos neste tipo de evento.
 
Disse que nem toda a gente perceberá o Mundial por dentro e chamou a atenção a possíveis constrangimentos que podem surgir, tais como pessoas que pretendam ter acesso a determinadas posições mesmo sem autorização para tal.
 
"Os voluntários são a massa que vai dar cara ao Mundial, porque sem eles a prova quase que não existe”, disse António Gaspar, salientando que todos devem fazer parte da festa de forma directa e indirectamente.
 
O técnico da equipa “militar” apelou aos voluntários a prepararem-se para passarem a melhor imagem do país, uma vez que vão trabalhar em sectores muito sensíveis como protocolo, tradução, guias e orientadores com delegações estrangeiras.
 
Para tal, defendeu a formação atempada dos voluntários, devendo ser submetidos a um teste às suas capacidades.
 
A realização da 12ª edição do Torneio Internacional José Eduardo dos Santos no mês de Agosto, na cidade de Malanje, foi considerada pelo técnico de educaçãofísica como o principal ensaio quer para os jornalistas quer para os voluntários, apesar de não ser disputada exclusivamente por selecções mas sim com equipas do topo mundial.

Youtubetv Namibe Emissora Oficial do Mundial de Hoquei em Patins 2013 Namibe