domingo, 30 de junho de 2013

Namibe: Chineses acusados de desordem e envolvimento em negócios não autorizados



Vendem igualmente areia e outros inertes, sem que para o efeito estejam licenciados,
Província do NamibeNamibe: Chineses acusados na prática de desordem e envolvimento em negócios não autorizados.
O comportamento dos cidadãos chineses está a tirar sucesso há muito boa gente, que exigem das autoridades governamentais centrais e locais, intervenção urgente, visando inverter o actual comportamento de desordem.
Vários segmentos da sociedade angolana, nesta urbe, contestam os cidadãos  chineses, não por serem baixinhos, mas, porque o seu modo de convivência comportamental, aliado ao à-vontade que lhes foi brindado por quem de direito, mal usado, traduz-se em acto lesivo a dignidade e segurança do angolano.
“Os chineses que vieram para o país no quadro da reconstrução Nacional, na base de um contrato que se presume ter sido assinado ao mais alto nível dos dois países, no caso Angola e China, perderam esta noção e estão hoje envolvidos na desordem, praticando inclusive os chamados negócios de meia tigela e alguns deles, conduzem desencartados e quando envolvidos em acidentes, são transferidos em parte incerta, sem reparar os danos causados aos angolanos”, lamentou um dos homens da estrada “” nº 280, António Mateus.
A insegurança rodoviária tomou conta da estrada, Namibe/Lubango, também conhecida por  nº 280, desde que os Chineses começaram a envolver-se na transportação de granito e mármores, a partir da Província da Huíla.
Além da dúvida que paira sobre a fuga ao fisco, quanto aos impostos que deviam dar entrada nos cofres do estado fruto desta contratação e transportação, coloca-se ao facto de os Chineses não respeitar as normas internacionais de segurança rodoviária e, sob o olhar impávido das autoridades afins.
A Localidade da Raposeira, nas mediações do Caraculo e cidade do Namibe, estrada Namibe/Lubango, testemunhou um acontecimento em que envolveu três camiões de Chineses, transportando mármores e granitos, provenientes da Huíla, criando constrangimento aos angolanos.
“Quase que batia no camião dos Chineses, não há sinalização e também estacionou mal a viatura na via. Com a reabilitação dos caminhos-de-ferro, devia transportar mármores e granitos no comboio do CFM”, lamentou um dos camionistas, constrangido com a desordem dos Chineses na via.
Naquela localidade procuramos na oportunidade, ouvir ao cidadão Chinês sobre as razões do desrespeito das normas de segurança na via e a resposta converteu-se em algum sorriso.
Os Chineses estão igualmente envolvidos na venda de água, á população, aproveitando-se das brechas da desgovernação, facturando ilicitamente aos pobres. Vendem igualmente areia e outros inertes, sem que para o efeito estejam licenciados, aliás, numa altura em que a sua missão em Angola tem a ver com a reconstruir do país.
Também vendem cimento e outros aparecem em algumas empreitadas descartáveis como sendo força de trabalho barata, fulminando o empreiteiro angolano.
Ao principio da noite de ontem, mais um camião Chinês, transportando brita, derramou sobre a ponte do rio Bero, causando aparatoso acidente a um professor do primeiro nível e estudante da universidade Gregório Semedo, deixando a sua viatura totalmente destruída.
O Presidente da Associação dos camionistas do Namibe Miguel Rafael, exortou as autoridades governamentais a por fim a anarquia Chinesa em Angola.
Youtubetv Namibe
Matéria de: Armando Chicoca
Parceiria

Piso do pavilhão do Namibe concluído na primeira quinzena de Julho


O piso desportivo do pavilhão que vai acolher jogos do mundial de hóquei em patins na província do Namibe estará concluído na primeira quinzena do mês de Julho, garantiu o responsável da empresa construtora, Artur Almeida.

Tal garantia foi dada numa visita efectuada hoje à infra-estrutura em construção por uma comitiva de governadores afectos às províncias do Namibe, Huíla, Kuando Kubango, Bié e Huambo.

Durante a visita, os governantes receberam explicação do responsável da obra que a mesma decorre a bom ritmo, estando já montando todo sistema de telecomunicações a partir da empresa Telecom, internet e outros serviços.

No mesmo pavilhão também já foi montado o Placar electrónico, sistemas de som (colunas e altifalantes), ventilação e outros serviços como sistema de água e energia.

Na parte de fora já é notório o trabalho de execução de passeios e parque de estacionamento para viaturas, colocação de árvores e trabalhos de arruamentos, iluminação pública, bem como as vias de acesso que ligam o pavilhão ao estádio municipal Joaquim Morais e ao aeroporto Yuri Gagarine, que também se encontra em obra.

Igualmente foram montados, entre outros compartimentos, as bancadas e divisórias de áreas VIPs, camarotes e zona de imprensa.

A obra iniciou em Outubro de 2012 e tem como data de conclusão o dia 31 de Julho. Um bilião, 373 milhões, 619 mil e 500 kwanzas é o custo da empreitada.

Com capacidade para três mil e 73 espectadores o edifício desportivo comporta áreas administrativas, balneários, vestuário, ginásio, posto médico, restaurante entre outros serviços.

Durante a 41ª do campeonato mundial de hóquei em patins o pavilhão do Namibe vai albergar duas séries. Consta ainda neste campeonato mundial as séries B (Argentina, França, Alemanha, e Inglaterra) e D (Moçambique, Itália, Colômbia, USA), jogos que serão disputados nesta cidade.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Conselho de Concertação aprova programa de investimento público para 2014 no Namibe

 O Conselho de Concertação Social do Namibe aprovou o programa de investimento público da província para o ano de 2014, orçado em 15 mil milhões, 486 milhões 443 mil e 315 kwanzas, soube hoje, sexta-feira, a Youtubetv em parceria, nesta cidade.
 
Segundo um comunicado da reunião, orientada nesta semana pelo governador provincial, Rui Falcão, o programa prevê a execução de 163 projectos de impacto económico e social, ligados aos sectores do urbanismo e construção, educação, juventude e desporto, saúde, energia e águas.
 
O conselho tomou conhecimento do Plano Provincial de Desenvolvimento do Namibe de 2013 a 2017, anteriormente designado por Plano de Desenvolvimento Económico e Social, assim como as alterações efectuadas na sequência das recomendações do encontro de apresentação do Plano ao Governo Central, realizado em Abril último, nesta cidade.
 
O órgão foi informado sobre os esforços empreendidos para a província ministrar cursos de enfermagem e análises laboratoriais, visando melhorar o nível dos quadros do sector e, consequentemente, estancar o êxodo de técnicos para outras províncias, por razões académicas.
 
Nesta sessão, o conselho analisou também a situação da rede escolar da província, tendo recomendado a criação de um grupo de trabalho para avaliação das condições de conservação das infra-estruturas.
 
A região controla 144 escolas, das quais 89 são do ensino primário. Tem seis mil e 337 professores efectivos.
 
A província do Namibe tem uma área de 58.137 quilómetros quadrados e uma população estimada em 500mil habitantes, espalhados em cinco municípios, concretamente Namibe (sede), Camacuio, Bibala, Virei e Tombwa.

Conselho de Concertação recomenda conclusão das obras de 2012 no Namibe

 O Conselho de Auscultação e Concertação Social da Província do Namibe recomendou a conclusão das obras de impacto económico e social referentes ao ano económico de 2012, soube hoje, sexta-feira, a Youtubetv em parceria, nesta cidade.
 
O órgão, que esteve reunido nesta semana sob orientação do governador provincial do Namibe, Rui Falcão, recomendou ainda ao executivo local para buscar formas de penalizar as empresas que não cumprem com os prazos estabelecidos nos acordos rubricados.
 
O conselho analisou o programa de investimentos públicos de 2012, com 99 projectos, orçados em quatro mil milhões, 539 milhões e 360 mil e 976 kwanzas.
 
Aprovou o relatório do programa de investimentos públicos referente ao primeiro semestre de 2013, assim como o plano de actividade do corrente ano.
 

A província do Namibe tem uma área de 58.137 quilómetros quadrados e uma população estimada em 85 mil habitantes, espalhados em cinco municípios, concretamente Namibe (sede), Camacuio, Bibala, Virei e Tombwa.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

População do Namibe exortada comparecer massivamente nos jogos do mundial

 O director provincial da Juventude e Desportos da província do Namibe, Narciso Jaime, exortou, quarta-feira, à população local no sentido de comparecer em grande número no pavilhão multiuso da cidade, para contribuir no êxito da 41ª edição do mundial de hóquei em patins, que o país vai colher de 20 a 28 de Setembro deste ano.
 
Em declarações à imprensa, na cidade do Namibe, o responsável disse que uma presença massiva da população local nos jogos vai motivar ainda mais os atletas, assim como garantirá maior alegria e colorido a prova.
 
Esse apoio, realçou, vai ajudar no sucesso do evento.
 
 Apelou ainda os munícipes do Namibe a participarem das campanhas de arborização e embelezamento da cidade, que vai acolher dois grupos do mundial de hóquei em patins.
 
“É também fundamental, para o êxito do certame, que os citadinos tenham bons hábitos de higiene, como depositarem o lixo em locais apropriados e limparem as ruas. Devem também cuidar melhor do meio ambiente através da realização de campanhas de plantações de árvores e criação de novos jardins, para garantir uma imagem mais bonita, pitoresca e acolhedora da cidade”, argumentou.
 
O Campeonato do Mundo será disputado de 20 a 28 de Setembro desse ano e farão parte as selecções de Angola, Portugal, Moçambique, Brasil, Argentina, França, EUA, Alemanha, Áustria, Chile, Itália, Inglaterra, Suíça, Espanha e Colômbia.


Pavilhão multiuso do Namibe acolherá cinco modalidades

Hóquei em patins

Cinco modalidades desportivas serão praticadas no Pavilhão Multiuso do Namibe, que vai albergar em Setembro desse ano duas séries da 41ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins.
 
A informação foi avançada, quinta-feira, à imprensa, na cidade do Namibe, pelo director da construtora Omatapalo, encarregue da construção do pavilhão, André Costa, tendo referido que o recinto albergará jogos das modalidades de hóquei em patins, basquetebol, voleibol, andebol e futebol salão.
 
Segundo o responsável, as condições técnicas e materiais estão asseguradas para a prática destas modalidades no pavilhão multiuso, tendo, a título de exemplo, revelado a existência no recinto de balizas, tabelas e postes.
 
Por outro lado, precisou que as obras do pavilhão estão já numa fase avançada faltando apenas fazer os revestimentos finais, concretamente pinturas, colocação de cadeiras, marcadores, afinação, testes e concluir as vias de acesso.
 
“Neste momento já se trabalha na vegetação, sendo que o mobiliário orgânico chegará em meados de Julho, para a sua aplicação”, realçou.
  
Quanto ao piso da quadra, afirmou que a equipa responsável pela sua colocação já está no local a efectuar os preparativos para o efeito.
 
Garantiu que a conclusão dos trabalhos está prevista para a segunda semana de Julho.
  
Instado a se pronunciar sobre a designação do pavilhão multiuso, disse ser essa uma questão da responsabilidade do Ministério da Juventude e Desporto, em parceria com o Governo Provincial do Namibe.
 

A 41ª edição do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins acontece de 20 a 28 de Setembro desse ano, nas províncias de Luanda e Namibe.

Luanda recebe sorteio do Mundial de Angola


 
A Seleção Nacional conhece, hoje, o calendário do Grupo C, no 41.º Campeonato Mundial de hóquei em patins. O sorteio realiza-se no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda, uma das cidades sede – a outra é Namibe – da competição que decorre de 20 a 28 de setembro, em Angola.

Portugal integra o Grupo C, juntamente com Angola, Chile e África do Sul. A Espanha, campeã em título, lidera o Grupo A, onde estão ainda as seleções do Brasil, Áustria e Suíça. Argentina, França, Alemanha e Inglaterra completam o Grupo B, enquanto no Grupo D surgem as seleções representativas da Itália, Colômbia, Estados Unidos e Moçambique.

Recorde-se que neste sorteio, aprazado para as 17 horas, estará presente o vice-presidente da Federação de Patinagem de Portugal, Paulo Rodrigues.

Preparação

A seleção de Angola, adversária de Portugal, encara a prova com especial motivação – até por ser a anfitriã – e cumpriu em Espanha (durante 21 dias) e França (2) estágios de preparação.

Youtubetv Namibe emissora oficial do mundial de hóquei em patins 2013

Conheça Maria Castelo Miss Angola Mundo 2013, Saiba tudo!

Maria Castelo Miss Angola Mundo 2013

A jovem Maia Castelo natural do Uige foi a primeira a ser coroada em um concurso pioneiro para eleger a miss Angola Mundo 2013, ela irá para Indonésia onde irá concorrer com mais 80 candidatas ao título de Miss Mundo 2013 e aos 23 anos ela diz-se pronta para mais esse desafio  um dos mais importantes da sua vida.

Youtubetv: O que levou concorrer ao Miss Angola Mundo?

Maria Castelo: Sempre foi um sonho de infância acredito que todas as mulheres, onde existir um concurso do gênero, imaginem-se num palco e desejem ser eleitas e vivenciar aquele momento de glamour. Eu fui alimentando este sonho até ao momento, em que foi anunciado o kasting e inscrevi-me, mas por incentivo de vários familiares e amigos, graças a Deus e com bastante esforço e dedicação venci.






Youtubetv: Quando chegou a casa das misses teve algum receio de outras meninas? 

Maria Castelo: Muito pelo contrário, gosto de fazer novas amizades o fato de estar na casa(academia) ajudou-me ainda mais a respeitar as opiniões e as diferenças.

Youtubetv: Como era a convivência com outras misses? 

Maria Castelo: Um concurso é uma competição onde existem adversários, mas graças a Deus estávamos todas unidas aproveitando os últimos dias antes da gala, porque todas estávamos focadas em nós mesmas foi uma experiência bastante interessante e proveitosa.

Youtubetv: O que sentiu quando seu nome foi o escolhido para Miss Angola Mundo?

Maria Castelo: Um orgulho do tamanho do mundo não foi em vão a minha dedicação e o meu esforço. O concurso enriqueceu-me como pessoa e profissionalmente.

Youtubetv: Já esperava levar o título?

Maria Castelo: Não, apenas confiei em Deus e tive muita fé. E graças a ele o meu sonho se concretizou.

Maria Castelo Crianças
Youtubetv: Soubemos que durante o seu mandato tem desenvolvido alguns projetos fale-nos sobre eles?
Maria Castelo: Tenho desenvolvido projetos ligados a crianças estou nesse momento a promover dez direitos da criança e várias atividades organizadas pelo comité. Pretendo continuar estes projetos de forma a melhorar os vários problemas vividos por elas na sociedade.

Youtubetv: Sentiu-se uma mulher realizada?

Maria Castelo: Em Alguns aspectos sim. A mulher na verdade quer sempre mais, a vida é uma escada queremos chegar até ao último degrau mas para que isso aconteça tenho de continuar a trabalhar.

Youtubetv: E namoro, já tem candidatos?

Maria Castelo: Candidatos tem. Mas namorar é desgastante e ocupa muito tempo, o momento é para foco no Miss Mundo.

Maria Castelo foi agenciada em 2012 pela Platina line maior portal de entretenimento de Angola.

No momento Maria Castelo se prepara para representar Angola no Miss Mundo 2013 e se esforçar ao máximo para arrebatar algum título como já fizeram alguma das beldades Angolanas como Leila Lopes (Miss Universo 2011), Micaela Reis( 7 lugar no Miss Universo e 1ªDama de honor Miss Mundo) , Telma Sonhi (Top 15 no Miss Universo) e Ana Sebastião ( Top 15 no Miss Universo).

Agora é só ficar ligado na beldade Angolana e acompanhar todas as notícias das misses Angolanas aqui pela Youtubetv Namibe Parceira oficial do Comité Miss Angola.

Lembrando que aqui na Youtubetv Namibe você fica por dentro dos principais concursos de beleza de Angola e onde hajam Angolanos.

Redação Namibe, Luanda (Angola)
              Fortaleza, São Paulo (Brasil)
              Houston (EUA)

Editores: Ericsson Cabral (Brasil) Hélio Hengombe, Benegildo Archel (Namibe), Wilson (EUA)

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em patins 2013

quarta-feira, 26 de junho de 2013

DECLARAÇÃO DA FAO REPUDIADA NO NAMIBE! Partidos e organizações dizem ser falso que Angola tenha reduzido a fome

Youtubetv Namibe

Armando Chicoca – Voz da América parceria Youtubetv Namibe


Partidos e organizações dizem ser falso que Angola tenha reduzido a fome

Entidades partidárias e da sociedade civil rejeitaram uma declaração da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, que considera que Angola reduziu em metade a pobreza e a fome no país.

A decisão da FAO tinha merecido um forte repúdio do maior partido da oposição angolana, a UNITA, que pela voz do seu secretário geral Vitorino Nhany qualificou de “mentira” a declaração daquela organização.

No Namibe Nas escolas do ensino médio e ensino universitário, em cada uma das esquinas das ruas  da capital da província do Namibe, o clima é de repúdio em torno da questão.

Manuel de Brito, da associação dos estudantes universitários diz que a declaração é “insultuosa” e peca porque pode provocar uma revolta dos angolanos em manifestação pública.

Por outro lado, alerta as Nações Unidas para um acompanhamento mais responsável dos quadros da FAO que se deslocam em Luanda, capital de Angola, país endémico em atos de corrupção, sob pena de se manchar o bom-nome desta instituição internacional.

Silas José Augusto membro do “Fidega” Fórum dos desmobilizados de guerra  dse por seu turno que foi com muita surpresa e vergonha que tomou conhecimento da declaração da FAO que considerou de falsa.

Já o Secretàrio da UNITA, Vitorino Ndunduma convida os peritos da FAO a visitar as zonas cinzentas do Namibe, Cunene, Huila e de Benguela onde o político diz que habitantes estão entregues a morte.

Quem também se manifesta desapontado com a declaração da FAO, é o secretário Provincial para o acompanhamento e disciplina do PRS, no Namibe, Inácio Nunda Kakussunka.
 
Matéria revisada pela redação da Youtubetv Namibe no (Namibe) e (São Paulo, Fortaleza - Brasil).

ENANA garante Aeroporto do Namibe para Agosto




A Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea, (ENANA) garantiu hoje, em Luanda, que tem o Aeroporto do Namibe operacional até Agosto próximo, por forma a acolher a 41ª edição do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, a decorrer de 20 a 28 de Setembro.

Em entrevista, a administradora da empresa para a Gestão Aeroportuária, Engrácia Paredes, confirmou que “a primeira fase da obra será entregue em Agosto próximo”.

De acordo com a administradora, a primeira fase compreende as áreas de movimento (pistas e placa) e as áreas de embarque e desembarque de passageiros, enquanto a parte administrativa continua em obras até Dezembro.

“Pudemos constatar que os trabalhos decorrem a bom ritmo e pensamos que, no prazo previsto, estamos em condições de embarcar e desembarcar os passageiros sem constrangimentos”, afirmou.
Aeroporto do Namibe

Avaliado em 90 milhões de dólares americanos, o aeroporto Yuri Gagarin terá, depois de reabilitado, a capacidade de atendimento de 400 passageiros nas horas de pico, sendo 220 no embarque e igual número no desembarque.

Para Engrácia Paredes, todos os trabalhos de reabilitação e modernização dos aeroportos do país têm como objectivo garantir a segurança dos voos e melhorar a prestação do serviço aos clientes e outros utentes.

Recordou que no quadro dos esforços do governo foram já reabilitados os aeroportos de Luanda, Cabinda, Benguela, Huambo, Lubango, Malanje, Ndalatando e Ondjiva.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em patins 2013



Namibe quer torneio internacional anualmente

 A província do Namibe quer albergar anualmente um torneio internacional de hóquei em patins em junior ou juvenis, anunciou hoje, terça-feira, o seu governador, Rui Falcão.
 
Intervindo na conferência de imprensa conjunta com responsáveis do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH) e da Federação Angolana de Hóquei em Patins, que inspeccionaram as condições para a realização do campeonato de 2013, o governador revelou que contactos foram hoje encetados junto da federação da modalidade a nível nacional.
 
Argumentou que caso a pretensão seja validada, o evento vai denominar-se “torneio internacional welwitchia”. Para ele, o hóquei sempre foi tradicional no Namibe, desde a década de 60. “Eu mesmo pratiquei aqui hóquei em patins e muitos cidadãos que também o fizeram estão cá”.
 
“Vivenciamos o hóquei há muitos anos e soubemos que qualquer que seja o grupo, a competição será muito forte e, por isso, o importante é criarmos condições para que todos se sintam bem em nossa casa, porque os resultados desportivos, os próprios atletas decidirão em campo”, falou a propósito do campeonato que acontecerá em Luanda e no Namibe.
 
Em sua óptica, o importante é continuar-se a trabalhar e abraçar a modalidade.
 
O Campeonato do Mundo será disputado de 20 a 28 de Setembro próximo.

Infra-estruturas de apoio ao Mundial serão entregues a tempo

Hóquei em patins 

 O governador do Namibe, Rui Falcão, garantiu hoje, que as Infra-estruturas de apoio ao campeonato do mundo em hóquei em patins, em que a sua província acolherá duas fases, serão entregues no prazo programado.
 
“Vamos continuar a fazer a recuperação de algumas infra-estruturas, embelezamento de outras e outras áreas para acolher da melhor maneira possível todos quanto visitam o Namibe, no quadro do campeonato do mundo”, disse em conferência de imprensa conjunta com membros do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH) e da Federação Angolana de Hóquei em Patins.
 
Anunciou que a província apostará numa nova fase baseada na promoção do campeonato a nível interno com um trabalho de marketing profundo em todas as circunscrições. Informou ainda que neste momento existem 400 jovens mobilizados para o apoio protocolar das delegações que virão ao Namibe por ocasião do campeonato.
 
“Estamos à espera que os órgãos competentes venham dar a formação necessária. Nós estamos a fazer a nossa parte”, explicou Rui Falcão, que, enquanto governador, quer uma cidade sã e viva todos os dias, independentemente dos eventos realizados na província.
 
O governante agradeceu a confiança depositada pelo presidente do Comité Internacional, tendo manifestado o regozijo da província de albergar dois grupos ou séries deste campeonato. “Esta é a motivação que temos para fazermos mais e melhor”, concluiu.
 
O Campeonato do Mundo será disputado de 20 a 28 de Setembro próximo, nas províncias do Namibe e de Luanda.
 
Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins 2013

Pavilhão do Namibe praticamente finalizado! Confira as Fotos.

A Youtubetv Namibe irá levar até você a cobertura completa do mundial de Hoquéi em patins 2013 na cidade do Namibe.

Veja as fotos do Pavilhão do Namibe na reta final das obras:


namibe_Pavilhão multiuso na província
Namibe-Pavilhão Multiuso
A prova, que decorre no pavilhão Caixa Futebol Clube, tem a publicidade da competição ao centro do terreno de jogo, bem como nas tabelas separadoras. No intervalo das partidas que envolveu o Benfica de Lisboa, Barcelona e o FC do Porto foram entregues aos presentes chapéus, t-shirts e flayers informativos do Mundial, que pela primeira vez se vai se realizar no continente africano.

namibe_pavilhão na província 01
Bancada pavilhão do Namibe

Veja Mais

http://www.angolabelazebelo.com/wp-content/uploads/2013/06/namibe_Vista-da-entrada-para-entidades-VIPs.jpg
Entrada Vip, Pavilhão do Namibe


namibe_cobertura isotérmica do pavilhão multiuso
Cobertura Isotérmica do Pavilhão

 A cidade do Namibe irá receber duas das séries do Mundial 2013

Imagens: ANGOP parceira oficial da Youtubetv Namibe

 Youtubetv Namibe Emissora oficial do mundial de Hóquei em Patins 2013

Namibe acolhe dois grupos do 41º mundial

Hóquei em patins 

O presidente do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH), Haros Strucksberg, anunciou hoje, terça-feira, que a cidade do Namibe acolherá em Setembro próximo dois grupos da 41ª edição do mundial de hóquei em patins.
 
Em conferência de imprensa realizada no final de uma visita de constatação às infraestruturas de apoio, concretamente os hotéis Chik Chik e da Infortur, Aeroporto do Namibe e ao pavilhão multiuso, o responsável afirmou que os trabalhos de preparação decorrem de forma “formidável”.
 
“Penso realizar em Angola o melhor campeonato de hóquei em patins do mundo”, disse o dirigente, que agradeceu o país pela realização da iniciativa. Haros Strucksberg não precisou os grupos que a província do Namibe acolherá, tendo, entretanto, considerado muito importante a realização do campeonato em Angola para o contínuo êxito da modalidade.
 
Relativamente à preparação das condições para o mundial, o presidente do Comité Internacional de Rink Hockey declarou: “muito obrigado, penso que a situação está facilitada”.
 
O Campeonato do Mundo será disputado de 20 a 28 de Setembro próximo e farão parte as selecções de Angola, Portugal, Moçambique, Brasil, Argentina, França, EUA, Alemanha, Austria, Chile, Itália, Inglaterra, Suiça, Espanha e Colômbia.
 
Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial Hóquei em patins 2013
 

terça-feira, 25 de junho de 2013

O poder em Angola concentrado nas mãos de uma família

FONTE:
AFP - Agence France-Presse
A nomeação de um dos filhos do presidente José Eduardo dos Santos para o comando do novo fundo soberano angolano, alimentado pelos recursos obtidos com o petróleo, mostra o controle crescente da família presidencial sobre todas as esferas do poder.
"Esta nomeação confirma a onipresença da família dos Santos em Angola, mas mostra também que a campanha para fazer do filho do presidente seu sucessor já começou", disse Marcolino Moco, ex-primeiro-ministro e uma das poucas figuras do partido no poder que fala sobre a vida política.
A imprensa angolana apenas comentou essa nomeação, que foi anunciada na sexta-feira em um comunicado do fundo soberano após várias semanas de rumores, e a Presidência se negou a fazer comentários a respeito.
O presidente angolano, que está há trinta e três anos no poder, controla totalmente o Exército, o partido majoritário (Movimento Popular para a Libertação de Angola - MPLA) e todas as instituições estatais.
Em seu círculo mais íntimo, quase todos são membros de sua família: seu vice-presidente, Manuel Vicente, considerado o número dois do regime, é o padrinho de sua filha mais velha, Isabel; e seu conselheiro econômico, Armando Manuel, se tornou em maio ministro das Finanças.
"A lógica de José Eduardo dos Santos consiste em controlar o dinheiro para manter o poder, o que explica que coloque membros de sua família ou pessoas próximas em postos importantes, onde está a riqueza", disse Justino Pinto de Andrade, economista e membro de um pequeno partido de oposição.
Sua filha Isabel, conhecida como "princesa", foi apresentada no início do ano na lista da Forbes como a africana mais rica, graças as suas participações em empresas angolanas e portuguesas.
Só em Angola, Isabel dos Santos, de 40 anos, possui 25% do capital do banco BIC, o que representa algo em torno de 160 milhões de dólares, e 25% do da Unitel, uma das duas empresas de telefonia do país, cerca de 1 bilhão de dólares, segundo a revista americana.
Com 35 anos, seu irmão José Filomeno de Sousa dos Santos, mais conhecido como "Zenu", assume agora a Presidência do fundo soberano criado em outubro de 2012 com 5 bilhões de dólares para investir no desenvolvimento do país, e receberá 3,5 bilhões adicionais por ano procedentes dos recursos obtidos com o petróleo.
A esposa do presidente, a ex-aeromoça Ana Paula Cristóvão de Lemos dos Santos, controla, segundo a imprensa local, várias empresas, principalmente de comércio de diamantes, enquanto uma ex-mulher de dos Santos, Maria Luisa Abrantes, dirige a poderosa Agência Nacional de Investimentos Privados(Anip).
-- Controle da imprensa e da cultura --
"A partir de um certo volume de negócios, é impossível para um estrangeiro se estabelecer no país sem que esteja ligado a alguém próximo ao poder. Todos os bancos, sem exceção, estão vinculados ao regime", disse Justino Pinto de Andrade.
"Membros da família presidencial estão presentes em todas as grandes empresas do país: Sonangol (petróleo), Endiama (diamantes), TAAG (companhia aérea)... Mas o poder também consegue ter influência no mundo intelectual, sobretudo, por meio da Fundação José Eduardo dos Santos e da Fundação Lwini, da primeira-dama", disse Lindo Bernardo Tito, vice-presidente do jovem partido opositor Casa.
A imprensa e a cultura também não escapam a este controle. Outra filha do presidente, Welwitschia dos Santos -conhecida como "Chizé" e casada com um empresário português- dirige uma rede de televisão pública (TPA 2) e duas revistas de celebridades.
Chizé e seu irmão José Paulino, "Coreon Du" seu nome artístico, também presidem uma das principais empresas de produção audiovisual do país, a Semba Comunicação, que elabora grande parte da publicidade e dos programas para a televisão pública.
"Quanto mais tempo seu chefe permanecer no poder, maior será a onipresença da família", disse Fernando Baxi, chefe de redação da revista satírica Folha 8.
Quando chegou ao poder em 1979, José Eduardo dos Santos era marxista, formado na então União Soviética.
MATÉRIA REVISADA REDAÇÃO YOUTUBETV NAMIBE - SÃO PAULO (BRASIL)

Namibe: MAT visualiza desafios e obstáculos às autarquias locais

  O Ministério da Administração do Território está a visualizar os desafios e obstáculos que um processo de implementação das autarquias locais pode apresentar num determinado país, por forma a ultrapassá-los e materializar este programa com êxito e de acordo a realidade geográfica angolana.

A informação foi prestada hoje, segunda-feira, na cidade do Namibe, pelo secretário de Estado da Administração Local, Cremildo José Felix Paca, quando discursava na cerimónia de abertura da “Conferência sobre a experiência autárquica Espanhola”, que agrega governantes, deputados, membros de partidos políticos e da sociedade civil das províncias do Namibe, Cunene e Huíla.   

Segundo Cremildo Paca, pretende-se destacar e visualizar os desafios e obstáculos que um processo desta natureza enfrenta, assim como dimensionar as oportunidades e o que deve ser feito para se ter um municipalismo de sucesso, implementado de acordo com a realidade geográfica, institucional e grau de desenvolvimento de Angola.

O responsável disse que não se deve minimizar e nem deixar de abordar questões prévias necessárias para um processo desta envergadura, tendo em conta que, infelizmente, alguns municípios possuem dificuldades em desempenhar funções administrativas ordinárias, o que dificulta a previsão dos serviços as populações de modo eficaz.

Na sua óptica, tem de se dimensionar convenientemente a repartição, distribuição territorial e autárquica, devido a enorme extensão do território angolano.

“Queremos salientar que é preciso analisarmos o sistema de governo autárquico, delimitar a circunscrição autárquica, proceder ao censo populacional ao nível do município, o cadastramento dos residentes e potenciais eleitores a nível do município, para termos um processo eficaz”, explicou na sessão.

Para a implementação das autarquias em Angola com êxito, Cremildo Paca considera importante analisar-se objectivamente o grau de urbanização, tipo de infraestruturas técnicas e administrativas existentes e a criar, a base económica de cada município, densidade populacional, a disponibilidade estruturas jurídico-administrativas, vias de acesso e de comunicação, para se poder dimensionar que tipo de autarquias locais “queremos para o nosso país e que sirva as populações, já que a vida deve fazer-se nos respectivos municípios”.

Na sua intervenção, o secretário de Estado considerou ainda de extrema importância para a vida administrativa local e administração territorial do país o ciclo de conferências, que visa a recolha de subsídios baseada na experiência de países que tiveram êxitos na implementação das autarquias locais.

Deste modo, augurou que ao longo das actividades na cidade do Namibe abordam-se temas de relevância para a implementação das autarquias locais no país

“Queremos que se destaque para o nosso caso concreto o princípio da prudência, a delimitação da jurisdição territorial autárquica, o nível de autarquia, a categorização das autarquias, responsabilidade fiscal, limite de endividamento publico, limite de realização de despesas pelos autarcas, assim como a necessidade de prestação de contas e a garantia de equilíbrio nacional”, referiu

Apontou como fundamental o reconhecimento dos vários estágios de desenvolvimento territorial, em função das especificidades que o território angolano enfrenta em várias províncias.

O responsável, que está a representar o ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, felicitou o Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) pela realização da conferência sobre a experiência espanhola, e não só.

A conferência tem como finalidade dar a conhecer as experiências autárquicas relevantes a nível internacional para extrair lições e boas práticas, assim como realizar uma análise comparativa para contribuir ao processo de descentralização angolano.

Neste âmbito, o Instituto de Formação da Administração Local agrega representantes de três províncias, inclusive administradores municipais, numa determinada circunscrição para debaterem experiências das autarquias locais de países como Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Espanha, Moçambique e Uganda.

Assim, o IFAL já realizou debates nas províncias de Luanda, Huambo, Kwanza Sul, Moxico, Benguela, entre outras, tendo cada sessão agregado até cem entidades.
 
A Constituição da República de Angola consagra, no seu artigo 8º, o princípio da descentralização administrativa como um dos princípios fundamentais de organização do Estado angolano, o qual se materializa através da institucionalização das autarquias locais.  

Experiência espanhola em análise na província do Namibe

 Membros dos governos do Namibe, Huíla e Cunene, deputados,representantes de partidos políticos e da sociedade civil das citadas províncias analisam experiências da implementação de autarquias locais em Espanha, numa promoção do Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) afecto ao Ministério da Administração do Território (MAT).
 
A reunião foi aberta hoje, segunda-feira, na cidade do Namibe, província de mesmo nome, sob orientação do secretário de Estado para Administração Local, Cremildo José Felix Paca, tendo como oradores os especialistas espanhóis Juan Carlos Gonzales e José Luis Pablos, em Angola com esta finalidade.
 
O certame inscreve seis painéis, designadamente a "Dinâmica Descentralizadora", "Pacote Legislativo", "Recursos Humanos e Formação", "Sistema Fiscal e de Financiamento", "Desenvolvimento Económico Local", "Multiculturalismo e Territorialidade".
 
As dissertações vão aflorar aspectos relativos a descrição do sistema autárquico, seufuncionamento administrativo e a delimitação territorial; vantagens e desvantagens do sistema, processo de recrutamento dos funcionários públicos para as autarquias locais.
 
Igualmente discorrerão sobre estratégias de formação (tipos de acções formativas, conteúdos, integração de formação para quadros das autarquias e o resto de funcionários da administração pública); centros desconcentrados/descentralizados de formação e o processo preparatório de implementação das autarquias.
 
As estratégias e experiência para a promoção do desenvolvimento económico local, destacando iniciativas público-privadas e inclusivas para as mulheres e jovens; como a descentralização promove e respeita a identidade cultural local; gerência da convivência 
de diferentes grupos etno-linguísticos num mesmo território; relacionamento com asautoridades tradicionais e como convivem o direito costumeiro e o direito positivo, constam também das questões a debater, até cerca das 15 horas.
 
A conferência tem como finalidade transmitir experiências autárquicas relevantes, a nível internacional, para extrair lições e boas práticas, assim como estabelecer uma análise comparativa visando contribuir para o processo de descentralização angolano.
 
O Instituto de Formação da Administração Local tem agregado representantes de trêsprovíncias específicas, inclusive administradores municipais, para debater experiências de autarquias locais de países como Cabo Verde, Brasil, África do Sul, Espanha, 
Moçambique e Uganda.
 
Assim, realizaram-se já debates nas províncias de Luanda, Huambo, Kwanza Sul, Moxico e Benguela, tendo cada sessão juntado até cem entidades.
 
A Constituição da República de Angola consagra, no seu artigo 8º, o princípio da descentralização administrativa, como um dos princípios fundamentais de organização do Estado angolano, o qual se materializa através da institucionalização de autarquias locais.

Namibe é inspeccionada hoje por membros do CIRH

Angola vai acolher o campeonato do mundo em hóquei em patins no mês de setembro.

Namibe é inspeccionada hoje por membros do CIRH
Depois da nota bom atribuída ao pavilhão de Luanda, palco principal da Copa do Mundo em hóquei em patins, em Setembro, pelo presidente do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH), Haros Strucksberg, hoje é dia de inspeção do recinto do Namibe.

A delegação do CIRH e do Comité organizador do mundial seguem às 7 horas para a província do litoral de Angola onde vai verificar os avanços das obras quer do pavilhão como dos hotéis, desde a última visita realizada em Janeiro deste ano com o mesmo objectivo.

Dado certo é que segunda-feira em declarações à imprensa, após minuciosa visita guiada ao Arena de Luanda, o alemão mostrou-se satisfeito nestes termos «Para mim o trabalho está com um grande avanço e penso que este é um dos maiores e modernos pavilhões que já vi a ser construído desde que estou a frente do CIRH».

Quanto ao Namibe, o comité organizador do mundial (COHOQUEI) não tem dúvidas de que a infraestrutura será entregue em Julho próximo como previsto, não havendo a mesma certeza quanto ao cumprimento dos prazos relativamente aos hotéis.

Os hotéis selecionadas para albergar atletas, dirigentes e oficiais do CIRH, designadamente Chik-Chik, Infortur e AAA estão em fase finais das obras, além de outras unidades que poderão servir de alternativa.
 Está em construção no Namibe um hotel de quatro estrelas cuja conclusão prevê-se para 15 de Agosto, que juntando-se ao Chik-Chik responde à exigência da organização hoquística mundial de 200 quartos mínimo para a cidade albergar duas das quatro séries do campeonato.

Em meio a tudo isso, o único dado certo, de acordo com o COHOQUEI, é que Namibe será mesmo um dos palcos do primeiro mundial em África, restando por definir com os membros do CIRH se com uma ou duas séries.

O Campeonato do Mundo será disputado de 20 a 28 de Setembro. 
Yotubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hoquei em patins 2013

sábado, 22 de junho de 2013

Saibas qual das capitais provinciais Angolanas tem a melhor qualidade de Vida!

Uma pesquisa realizada pela Youtubetv Namibe nas 18 capitais provinciais de Angola chegou a conclusão que a cidade do Huambo Capital da Província com o mesmo nome apresentou as melhores condições de vida.


Huambo
Na pesquisa teve-se em conta os seguintes requisitos: tempo de trabalho, transito, acessibilidade a instituições de saúde, educação e transportes, lazer, poluição e ainda o nível de stress da população;

Cidade do Huambo




A cidade do Huambo é considerada como uma das mais limpas de Angola, após o fim da guerra civil  a cidade ganhou jardins, e mais espaços de laser, a cidade também oferece ótimas condições de emprego, o trânsito na cidade é fluido e as principais vias da cidade se encontram em ótimo estado de conservação. Outro fator importante foi o acesso aos estabelecimentos públicos como tempo de atendimento nos hospitais, acessibilidades as escolas e Universidades, e o transporte público, ou seja na avaliação a cidade se destacou e obteve uma das melhores qualificações entre as capitais provinciais de Angola.
O baixo custo de vida na cidade também tiveram grande influência na decisão,  devido a sua localização central a cidade pelo número de habitantes que tem é a que possui o menor custo de vida e melhor renda entre os habitantes.

festejos na cidade do Huambo
O laser na cidade vem crescendo e os habitantes da cidade já têm mais opções de saida como, jardins, restaurantes, bares, casinos, discotecas, fazendo com que a população em geral sinta menos o stress do dia a dia.

Por ser uma cidade calma, com transito fluido, com horários de trabalho conforme as regras, e com facilidade nos atendimentos públicos e privados,  com espaços de laser adequados a cidade do Huambo se destacou e é a capital onde os seus habitantes possuem uma melhor condição de vida em Angola.


Deputados entregam donativos aos sinistrados em Virei




Namibe – Sete toneladas de produtos diversos foram entregues hoje, sexta-feira, no município do Virei, a 133 quilómetros a leste da província do Namibe, pelos deputados do circulo provincial, à população afectada pela seca que se faz sentir naquela região agropecuária.
 
Constam do referido donativo produtos alimentares como arroz, fuba de milho, feijão, óleo, sal e açúcar, entre outros bens de primeira necessidade.
 
Na cerimónia de entrega dos referidos produtos, feita pela deputada Carolina Cristina Elias, esta referiu que os bens doados irão minimizar a carência alimentar dos cerca de 876 populares das localidades do Khande, Munda, Kuitikuit, Kavelocamwe e Kapolopopo, áreas consideradas de difícil acesso e que na sua maioria dedicam-se à criação de gado.
 
Para ela, o problema da seca não passa somente pela distribuição de alimentos, mas sim pela concretização de alguns programas especiais, nomeadamente a abertura de mais furos de água, construção de chimpacas, aproveitamento racional dos vales “um conjunto de programas que devem ser desenvolvidos em beneficio das nossas populações, para que de facto se possa estancar este flagelo”.
 
Afirmou ainda que o Executivo angolano continua a trabalhar no sentido de materializar um conjunto de projectos que venha a beneficiar as comunidades.
 
O mesmo gesto será extensivo para os municípios da Bibala e Kamucuio com ajuda da classe empresarial, segundo a deputada.
 
Importa realçar que o município do Virei possui mais de cinquenta mil habitantes na sua maioria criadores de gado.