Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei Patins
Turistas, atletas e demais visitantes que visitarão a província do Namibe por altura do campeonato Mundial de hóquei em patins, marcado para Setembro próximo, terão contacto directo com os Povos Muimbas, habitantes da região do município do Tômbwa.
A garantia foi dada terça-feira à imprensa por João Guerra de Freitas, administrador do município do Tômbwa, 93 quilómetros a sul da sede da província. Esta será uma das formas desta região participar na festa hoquística mundial.
O administrador disse que em parceria com a direcção da cultura procuram levar um grupo de 20 elementos do povo “Muimbas” para a cidade sede e apresentar os seus hábitos culturais como a dança, cânticos e vestes.
“ O objectivo é mostrar a identidade cultural deste povo em particular e da província. Estes vão estar nos hotéis, pavilhão e outros locais a cantar, dançar e tocar instrumentos e assim as nossas selecções e outras individualidades poderão manter contacto directo com eles, com retratos, filmagens e até mesmo terem acesso a toda informação dos seus hábitos e costumes”, disse a fonte.
Os povos Muimbas são grupos étnicos que até hoje continuam a preservar a sua cultura tradicional, à semelhança de outros grupos como os Mucubais, Nguedelengo, Mumuila e Mwacahonas que residem no Namibe e na vizinha província da Huila, concretamente nos municípios do Virei e Chibia.
Os Muimbas são povos nómadas que vivem na comuna do Yona, 320 quilómetros de distância da sede capital da província e praticam a caça e criação de animais, como gado bovino e caprino, que têm sido uma das fontes de riqueza e auto-sustento das suas famílias.
Estes povos têm sido “cartão-de-visita” para os turistas que passam pelo Namibe, concretamente na localidade do Yona, tirando retratos, de tão admiradas com suas vestes, dança e cânticos.
Tal prática (fotografar) tem sido, nos últimos anos, rejeitada por certos povos, que defendem que devem ser pagos ou compensados com algum valor (monetário ou outros tipos de bens).
As suas vestes são feitas na maioria de pele de animais ou pano “samakaka” e com um brilho decorativo na parte do pescoço com missangas, nombau (produto tradicional que esfregam no corpo dando uma cor avermelhada, que os distingue dos demais povos assim como as tranças que permanecem com elas mais de um ano também pintadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!