segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Pavilhão do Namibe e Malanje já tem nome

Youtubetv Namibe Emissora oficial do Mundial de Hóquei em patins 2013

O Pavilhão da província de Malanje, que de 22 a 25 do corrente mês irá albergar a 12ª edição do torneio internacional de hóquei em patins “Zé Dú”, passou a ser designado oficialmente de ”Palanca Negra”, em referência a Palanca Negra Gigante, antílope que só existe em Angola.
 
A informação foi confirmada hoje, segunda-feira, à Imprensa pelo vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP), Pedro de Azevedo “Chipita”, tendo acrescentado que o imóvel será inaugurado domingo próximo.
 
O pavilhão Palanca Negra, construído a propósito do torneio anual, enquadrado nas festividades natalícias do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, tem capacidade para três mil espectadores. 
 
O antílope, que existe apenas na província de Malanje, possui longos cornos (chifres) e robustos, podendo atingir 1,65 metros de comprimentos, enrolados em semi-círculo sobre o dorso.
 
Duas manchas brancas na região facial isoladas, uma na região pré-ocular e outra na banda peribucal, bem como parte da região facial (dorso e flancos) negro no macho adulto (maior de cinco anos) e nas fêmeas e juvenis de cor castanha, destacam-se entre as características do antílope, símbolo nacional.
 
O também porta-voz do torneio de Malanje e do campeonato do mundo, confirmou igualmente a designação Welwitschia Mirabilis para o pavilhão multiuso da província do Namibe.
 
"Chipita" informou que o imóvel, construído para albergar o campeonato mundial, será inaugurado dia seis de Setembro próximo. 
 
A Welwitschia Mirabilis existe igualmente apenas em Angola, no deserto do Namibe. Foi descoberta a 3 de Setembro de 1859.
 
É uma planta rasteira composta por caule lenhoso que não cresce, uma gigantesca raiz e duas folhas em forma de fita larga que podem atingir mais de dois metros. A planta, símbolo nacional, pode viver entre mil a dois mil anos.
 
Sobre o pavilhão de Luanda, palco principal do 41º campeonato do mundo, afirmou existir a possibilidade de designar-se Arena de Luanda, uma questão ainda em discussão.
 
O pavilhão da capital do país, que alberga 12.720 espectadores, será inaugurado dia 17 de Setembro, três dias antes do arranque da prova inédita em África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!