Namibe - O Plano Nacional de Geologia (Planageo)) vai proporcionar conhecimentos para a determinação do potencial mineiro e definir a presença de água no subsolo da província do Namibe, informou (sexta-feira), o Ministro de Geologia e Minas, Francisco Queiroz.
O governante que falava, nesta província, na cerimónia do voo inaugural do Planageo que aconteceu no aeroporto Weliwítschia Mirabilis, afirmou que politicamente trata-se de um plano que tem a ver com a própria soberania do pais, sublinhado ser uma força quando um país conhece os seus recursos e sobretudo os naturais.
Do ponto de vista político o conhecimento destes recursos vai permitir ao Executivo Angolano programar num horizonte de longo prazo, que pode ir até aos 100 anos, segundo o ministro, a exploração racional e sustentável destes recursos.
Em termos económicos, esclareceu, haverá aumento da riqueza, com a atracção de mais investidores privados nacionais e estrangeiros.
“ Com mais investimento vamos ter um aumento das receitas fiscais e desta forma fazer a distribuição do rendimento por toda a população”.
Na dimensão social, Francisco Queiroz afirmou que o Planageo vai produzir bens e serviços que estarão a disposição da população , com abertura de mais empregos que passará necessariamente na qualidade de vida e felicidade dos angolanos.
" A partir daqui será feito o levantamento aéreo geofísico de mais de 470.000 quilómetros quadrados do nosso território. Este é mais um aspecto que faz com que o Namibe entre para a história do Planageo”.
A base de dados do Planageo foi inaugurada a 12 de Maio deste ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!