quinta-feira, 19 de junho de 2014

Informatização de serviços portuários facilita comércio marítimo em Angola

Luanda - Os serviços portuários e das capitanias dos portos angolanos estão quase todos informatizados, para permitir o desembaraço rápido das mercadorias que o país recebe do exterior, revelou hoje, em Luanda, o responsável do departamento de marinha mercante, Tiago Neto.




Ao intervir na abertura do primeiro seminário internacional sobre Facilitação do Comércio Marítimo, Tiago Neto disse que a informatização dos serviços tem permitido uma interacção mais profícua entre as entidades intervenientes na cadeia de transportes.
Apesar disso, referiu, Angola pode fazer a sua optimização, passando pela uniformização da documentação, nos termos das convenções internacionais, o que necessariamente pressupõe a criação do guiché único, para que todos se revejam neste procedimento.
“Em termos de facilitação do comércio marítimo, Angola está no bom caminho, se entendermos que a facilitação é a simplificação das formalidades, a uniformização da documentação, a criação de condições para que se minimize a burocracia, se diminuam os custos e se maximizem os benefícios do comércio marítimo internacional. Nós não estamos mal”, sublinhou.
Por sua vez, o director geral do Instituto Marítimo Portuário de Angola, Victor de Carvalho, referiu que a organização marítima internacional tem vindo a exortar os estados membros para a necessidade de simplificação e harmonização dos documentos mínimos para o transporte de passageiros, através da via marítima.
Por seu turno, o director do Comité da Organização Marítima Internacional, Julian Abril, sublinhou que o encontro constitui oportunidade para os angolanos discutirem a situação actual do país, em termos de facilitação do comércio relativamente  aos procedimentos que devem ser seguidos para o transporte de passageiros e mercadorias, por barcos e navios.
Durante dois dias, representantes dos portos, serviços de saúde, alfândegas, agricultura, transitários e despachantes vão discutir meios de sensibilizar os intervenientes no processo do comércio marítimo para a sua facilitação.

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