O docente universitário Calombe Filipe apelou hoje, quarta-feira, em Luanda, a uma maior consciencialização das pessoas em relação à educação ambiental, a fim de reduzir-se os efeitos da desertificação no país.
DESERTO DO NAMIBE
FOTO: AIB KOSTADIN
Em declarações, o docente acrescentou que deve ser abrangente através de debates e workshops sobre ambiente nas escolas, comunidades e igrejas, com o objectivo de se apontar soluções para a seca que aflige as populações, principalmente da zona sul do país, bem como travar a desertificação.
Calombe Filipe salientou ser necessário que se inclua também a educação ambiental nas comunidades, sobretudo naquelas que se dedicam à agricultura e pastorícia, por formas a se reduzir o impacto da seca.
"É hora de mudar as estratégias e prioridades de acção para se gerir a questão da seca e da desertificação, racionalizando a água disponível e aproveitando os solos aráveis", sustentou.
O Dia Mundial de Combate à Seca e Desertificação é comemorado a 17 de Junho desde que foi proclamado pela Assembleia-Geral da ONU em 1994. Neste mesmo dia e ano foi também aprovada a Convenção sobre o Combate à Desertificação.
Por ocasião da data, o secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação, Monique Barbut, referiu que a mudança do clima está a mudar a dinâmica entre a água e a terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!