Novo aeroporto internacional de Luanda
O terminal terá capacidade anual para o transporte de 15 milhões de passageiros.aeroporto internacional de Luanda, em construçãoo desde 2007, na localidade do Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, poderá ser inaugurado dentro de dois anos, informou nesta Quarta-feira, 19, o ministro da Construção, Waldemar Pires.
Na semana passada, conforme noticiado no Rede Angola, o presidente do conselho de administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea (ENANA), Manuel Ceita, afirmou que as obras de construção do novo aeroporto prosseguiam, mas que não havia prazo para a sua conclusão.
Nesta Quarta-feira, 19, o presidente José Eduardo dos Santos, visitou – pela segunda vez desde Novembro de 2012 – a infra-estrutura, de forma a acompanhar o desenvolvimento das obras. Durante a visita, o representante geral da empresa Fundo Internacional da China Limitada em Angola (CIFL), Ju LizHao, responsável pela construção do aeroporto, informou que as infra-estruturas da torre de controlo e o edifício de administração aérea já estão concluídas.
Segundo informações da Angop, LizHao afirmou que a estação de radar meteorológico e para navegação e controlo aéreos também estão concluídas na estrutura de base. Em relação às obras do terminal principal, explicou que as estruturas metálicas já foram montadas, bem como a cobertura metálica.
O representante afirmou ainda que o terminal VIP estava practicamente concluído, faltando apenas o seu apetrechamento. De igual modo, o centro de bombeiros, faltando apenas o mobiliário e equipamentos especiais. A central de climatização, a subestação central, estação de abastecimento de água, armazém de carga postos de bombeiros e edifício de fiscalização também foram acabadas – disse o responsável.
Adiantou também que o arruamento do aeroporto ocupa 400 mil metros quadrados, dos quais 85 por cento estão concluídos, enquanto que 15 por cento dos 1.600.000 metros quadrados de paisagismo verde foram trabalhados. Até ao momento, foram instalados 64 mil e 500 quilómetros de tubos e cabos ao lado do arruamento, ocupando 68.5 por cento do volume de trabalho.
As obras dividem-se em quatro áreas, nomeadamente zonas de voo, terminais, área de controlo de tráfico e instalações de apoio. O novo aeroporto internacional possui duas pistas, a do norte, que tem três mil e 800 metros de comprimento e 60 de largura, enquanto que a pista do ponto sul estende-se por quatro mil metros de comprimento e 75 metros de largura.
Em relação às operações no aeroporto, o ministro dos Transportes, Augusto Tomás, disse que pelo menos quinze milhões de pessoas poderão passar anualmente pelo local, das quais dez milhões de passageiros em carreira internacional e os outros cinco milhões em tráfego doméstico.
A ligação rodoviária e ferroviária deste local com a cidade de Luanda ainda não foi esclarecida publicamente.
O novo aeroporto
Com capacidade para 50 mil toneladas de carga por ano, a infra-estrutura do novo aeroporto internacional de Luanda comportará 31 mangas, sendo 21 para voos internacionais e dez para voos domésticos, num projecto que prevê ser o maior da África central e Ocidental, está também a ser projectada uma plataforma logística e aeroportuária na região. O novo aeroporto internacional está a ser erguido a 40 quilómetros do centro de Luanda, numa área de 1.324 hectares e terá duas pistas duplas, das quais, a da zona sul, tem capacidade para aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380.
Angola tem actualmente dois aeroportos internacionais, o “4 de Fevereiro de Luanda”, na capital do país, e o da Huíla. Os do Namibe e Catumbela aguardam as correspondentes certificações.
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