quinta-feira, 19 de junho de 2014

Especialista condena abate ilegal de árvores no Tômbua

 O abate ilegal de árvores da cintura verde do município do Tômbua, província do Namibe, pelos populares, foi condenado, quarta-feira, pelo responsável projecto anti-desertificação da região, Romão José Cambuandy.


Em declaração no Tômbua, a a propósito do combate à desertificação no município, o especialista em fixação de dunas marítimas e continentais reprovou o derrube ilegal das árvores da cintura verde do município pela população, porque a ausência de vegetação contribui para o surgimento de ventos fortes na região.
Esses ventos fortes, acentuou, provocam dunas continentais que estão a invadir certas zonas do município como os cemitérios e outras construções de importância socioeconómica do Tômbua.
Para ultrapassar essa situação, anunciou o Instituto de Desenvolvimento Florestal, afecto ao Ministério da Agricultura, e a administração do município, vão realizar nos próximos dias uma campanha de plantação de árvores resistentes aos ventos fortes, a seca e a salineira, com objectivo de impedir o avanço da desertificação na circunscrição.
Considerou um desafio a implementação dos programas contra desertificação no Tômbua devido as dunas movediças que surgem a partir da margem direita da foz do Rio Cunene e terminam na margem esquerda do vale do Rio Curoca.
Essas dunas, explicou, provocam a degradação física, química e biológica dos solos, tornado a terra infértil e a morte da vegetação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!