terça-feira, 9 de julho de 2013

Povoação do Chapéu Armado terá sistema de abastecimento de água

Angop parceira    Youtubetv Namibe
Governador Rui Falcão
Governador Rui Falcão
Namibe - A população da localidade de Chapéu Armado, comuna de Bentiaba, província do Namibe, estimada em mais de 300 famílias, vai ter acesso, ainda este ano, à água potável, com a construção de um sistema de abastecimento deste precioso líquido.
 
A garantia foi dada esta quinta-feira pelo governador do Namibe, Rui Falcão, durante uma visita que efectuou àquela circunscrição, no quadro da auscultação das principais preocupações com que se debatem as populações e as vias conducentes à sua resolução.
 
Para além deste constrangimento, o governador do Namibe constatou também que os habitantes locais carecem de um posto médico mais amplo, fornecimento de energia eléctrica, mais salas de aulas, e equipamento para a pesca artesanal.
 
Em resposta a estas preocupações, o governante disse serem de fácil resolução, porquanto se enquadram no âmbito das atribuições e prioridades do executivo da comuna de Bentiaba, município do Namibe.
 
"Vamos ampliar o posto médico e admitir mais pessoal, como enfermeiros, para dar solução aos problemas ligados ao sector da saúde e assim melhorar o atendimento às populações que necessitam destes serviços", garantiu Rui Falcão.
 
Com relação a problemática do fornecimento de água afirmou que a solução passa não só em criar novos poços mas, essencialmente, tratar a água, uma vez que "esta é uma área desértica e montanhosa".
 
Quanto ao sector da Educação, o chefe do Executivo do Namibe disse ser necessário primeiro efectuar um estudo demográfico da localidade, e em seguida, saber quantas crianças estão por inserir no sistema normal de ensino, para não ter de se construir mais salas de aulas e depois não usá-las.
 
Neste sector, a localidade conta com duas salas de aulas, que albergam cinquenta alunos da 1ª a 4ª classes, número considerado insuficiente, segundo as preocupações apresentadas pela comunidade.
 
Para eles, há necessidade de mais três salas de aula, ao mesmo tempo que solicitam a reabilitação da residência dos professores, projectos que, como apurou a Angop parceira da Youtubetv Namibe, poderão estar concluídos até ao final do ano em curso.
 
O governador depois de ouvir atentamente as preocupações apresentadas pelos pescadores artesanais, num total de 20, que se resumem a falta de chatas e outro equipamento afim, prometeu encaminhá-las a titular da pasta das Pescas, que tem prevista uma visita de trabalho àquela província, nos próximos dias.
 
A população do Chapéu Armado, que dista a 140 quilómetros da cidade do Namibe, clama ainda pelo sinal da Televisão Pública de Angola, para puder estar informada sobre a actualidade nacional e internacional.
 
Os habitantes desta localidade têm na pesca, a sua principal actividade.
 
A localidade já teve, em anos idos, o epíteto de pólo de desenvolvimento de pesca semi-industrial. Nos dias que correm, tende a transformar-se numa importante zona turística a julgar pelas suas características e potencialidades neste domínio.




 Imprimir    Indicar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!