terça-feira, 9 de julho de 2013

Efeitos da seca preocupam autoridades tradicionais da Bibala


Namibe – Os efeitos nefastos da seca que há três anos assola o município agropecuário da Bibala, a 188 quilómetros da cidade do Namibe, está a preocupar sobremaneira as autoridades tradicionais daquela municipalidade.

O soba grande da Bibala, Júlio Miguel comentou, a propósito, em declarações hoje à Youtubetv, que por conta desta situação, aos criadores de gado não tem restado outra alternativa senão a de vender o seu gado (também em estado debilitado) a preços muito baixos para, com os seus proventos, poderem adquirir alimentos em outras paragens.

“Temos vendido muitos dos nossos animais para aquisição de alimentos, mas uma boa parte destas cabeças de gado morreram devido à fome. Muitas pessoas começaram já a deslocar-se para áreas muito distantes a procura de melhores condições de pastagem por forma a manter vivos os poucos animais que restam desta calamidade natural", lamentou aquela autoridade tradicional.

O soba Júlio Manuel disse também que se regista um êxodo da população do município, com destaque para os jovens, para outras cidades, nomeadamente Benguela e Huíla, para fugir dos efeitos que a seca está a provocar naquela parte do território da província do Namibe. 

As áreas mais afectadas pela seca no município são Mahumpamena, Kawe-Combugo, Tchicate, Tho-Hingui, Wambwe e Nguedelengo.

O município da Bibala com três comunas, Lola, Caitou e Munhino, possui uma população estimada em mais de 50 mil habitantes, na sua maioria criadores de gado e agricultores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!