quarta-feira, 31 de julho de 2013

Governador do Namibe promete fim de burlas e nepotismo


(AP)
(AP)
O governador do Namibe, Rui Falcão,  prometeu tomar medidas contra companhias que não cumprem os contractos pagos pelo governo.Falcão disse sob a sua governação acabou a era de proteccionismo, tráfico de influências nos concursos e adjudicação de obras de construção de infra-estruturas sociais sob a égide do governo da província do Namibe.
O governante, que nos últimos dias realizou um périplo pelos do Tombwa, Virei, Bibala e Camucuio, quatro dos cinco que constituem a província do Namibe, diz ter constatado  muitas obras defeituosas.
O pior foi no Município do Virei onde alguns empreiteiros depois de terem recebido o dinheiro do erário publico para construção de infra-estruturas sociais, nunca mais deram continuidade das referidas  obras .
Falcão, recentememte nomeado para o cargo disse que companhias que não cumprem os seus contractos não poderão continuar a operar no Namibe e disse que ligações familiares com elementos do governo de nada servirão.
Rui Falcão disse públicamente que a era de  tráfico de influencias acabou no Namibe e quem não respeitar as normas estabelecidas, que regem os procedimentos legais nos concursos de empreitadas, juntamente com aqueles que enganaram  o estado de um tempo a esta parte, seguramente serão penalizados.

Namibe já de contagem regrassiva para o Mundial que vail albergar

Após vencer várias batalhas na luta para albergar duas das séries do Mundial, finalmente a capital já respira e vive a festa do Mundial de Hóquei em Patins.

Namibe
Durante um ano uma enorme mobilização vem sendo feita na cidade do Namibe para que este evento que é a primeira vez a se realizar em solo Africano, nesta fase de mobilização foram feitos de raiz o Pavilhão multiuso do Namibe, está a ser terminado um hotel de quatro estrelas na zona urbana da Praia Amélia, e esta em ampliação e modernização o aeroporto internacional Yuri Gargarine, a cidade também está sendo embelezada com reformas de estradas, passeios, colocação de material publicitário do mundial. Tanto o Governo provincial do Namibe como a população Namibense estão engajados em mostrar a para o Mundo as potencialidades da cidade e da província.

Varios jovens já se candidataram a voluntários para ajudar na organização do Mundial, os ingressos começaram a ser vendidos em Agosto a preços simbólicos para que todos possam comparecer a essa grande festa, vários espaços comerciais e de laser estão a ser construidos e reformados para uma melhor variedade de ofertas e serviços para aqueles que visitam e para os que residem na capital Namibense.

Com ajuda da imprensa regional, nacional e internacional a cidade vem ganhando destaque entre as províncias de Angola, e todos os Namibenses sabem da importância que isso representa para região e do grande leque de oportunidades que surgiram com essa exposição.

Em entrevista a Youtubetv Namibe membros da organização do Mundial informaram  que está tudo praticamente concluído e que a província vive uma febre pelo Hóquei, a partir do ano de 2014 irá decorrer anualmente o torneio internacional de Hoquei em Patins na qual a cidade do Namibe irá albergar.


A contagem decrescente já começou dentro de um mês Angola estará de Vermelho, amarelo e preto de olhos virados para o Namibe cidade da luz, praias, Welwistchia e deserto candidato a uma das sete maravilhas de Angola.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins 2013

Materia de:
-Ericsson Cabral (São Paulo, Fortaleza - Brasil)
-Ana (Dados : Benguela - Angola)
-Hélio (Reportagem Namiibe -Angola)

Associação juvenil (AJOBV) mobiliza 145 voluntários no Namibe


Hóquei em patins

Youtubetv Namibe
AJOBV mobiliza 145 voluntários para intervirem em diversos sectores no campeonato do mundo de hóquei em patins.
AJOBV mobiliza 145 voluntários para intervirem em diversos sectores no campeonato do mundo de hóquei em patins.

Namibe – Cento e quarenta e cinco voluntários estão mobilizados por uma organização juvenil local para intervirem em diversos sectores no âmbito da realização do campeonato do mundo de hóquei em patins, de 20 a 28 de Setembro, nas cidades de Luanda e do Namibe.
 
Trata-se da Associação dos Jovens Organizados do Bairro Valódia (AJOBV), sedeada na cidade do Namibe, que integrou membros seus para assistentes de recintos desportivos (55), guias turísticos, tradutores (15) e claques organizadas (75).
 
A informação foi prestada à Youtubetv, terça-feira, pelo responsável desta associação de direito privado e sem fins lucrativos, Inácio de Azevedo Calassola Abel, no âmbito da contribuição do voluntariado no evento mundial desportivo a decorrer pela primeira vez em África.
 
O responsável juvenil acrescentou que os assistentes de recintos desportivos já concluíram a formação afim e estão já credenciados pelo Comando Provincial da Polícia Nacional e a lista para as claques organizadas das diferentes selecções que jogarão no Namibe foi já entregue ao comité organizador.
 
A sede-Namibe vai receber os grupos B (Argentina, Inglaterra, Alemanha, França) e D (Colômbia, EUA, Itália, Moçambique) na primeira fase da prova e os jogos serão realizados no pavilhão construído para o efeito com capacidade para três mil pessoas.
 
O comité organizador do campeonato do Mundo estima em 400 o número de voluntários a reunir para as diversas acções no evento Mundial e no torneio internacional José Eduardo dos Santos, a decorrer em Agosto em Malanje.
 
A Associação dos Jovens Organizados do Bairro Valódia é uma associação filantrópica, de direito privado, de carácter social, ambiental, cultural, desportivo e sem fins lucrativos, cujos objectivos principais são a promoção da defesa de bens e direitos sociais, colectivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao património cultural, aos direitos humanos e dos povos.
 
A promoção de projectos e acções que visem a preservação e a recuperação de áreas degradadas no meio ambiente urbano e rural e estimular a parceria, o diálogo e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades em actividades que visem interesses comuns, fazem igualmente parte dos seus propósitos.
 
No âmbito do campeonato do mundo realizou já actividades como o torneio de basquetebol e concursos de jogos recreativos nas escolas, sendo que prevê para Agosto um torneio quadrangular de futebol, além de palestra e festival músico-cultural.
 
 Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins 2013




 Imprimir    Indicar

segunda-feira, 29 de julho de 2013

PUBLICIDADE Mundial de Hóquei traz prestígio a Angola


Projecção, prestígio internacional e promoção do turismo e do desporto juvenil são as principais virtudes apontadas ao Mundial de Hóquei, que ocorre em Luanda e no Namibe de 20 a 28 de Setembro. A menos de dois meses do arranque, ultimam-se as obras nos pavilhões onde as provas vão decorrer. Tudo estará pronto a horas, promete o Executivo.

De acordo com um balanço feito no final da semana passada, à margem da FILDA, pelo Governo angolano, tudo indica que não haverá atrasos nas obras dos dois pavilhões multi-usos que têm estado a ser construídos em Luanda e no Namibe. O nível de execução do da capital, com uma área quase quatro vezes superior ao do Namibe estava a 86%, prevendo-se a sua conclusão para o último dia de Agosto e cerimónia de inauguração logo no início de Setembro.

Mais avançado estava o pavilhão do Namibe – 92% –, onde a meta para dar por findos os trabalhos no terreno é o dia 31 deste mês. Também o pavilhão do Malanje, que vai acolher, de 20 a 25 de Agosto, a já tradicional Taça Zé Du (e que serve de ‘antecâmara’ da prova maior), estava a avançar a bom ritmo: 93% dos trabalhos executados.


Estratégia pública, diz ministro


A escassas semanas do início de um evento desportivo mundial organizado por Angola – o último foi o CAN 2010 –, Executivo e economistas ouvidos pelo SOL parceiro da Youtubetv Namibe  são unânimes numa consideração: o campeonato vai custar muito dinheiro, mas o que conta é o retorno em termos de imagem e de potencial turístico, de prestígio lá fora e de aposta na promoção do desporto entre os jovens.

«A edificação dos pavilhões faz parte de uma estratégia para o desenvolvimento da modalidade e do desporto no país», garantiu ao SOL parceiro da Youtubetv Namibe, esta semana, o ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba. De acordo com o governante, no quadro deste esforço está previsto «construir, reestruturar e modernizar as infra-estruturas desportivas» do território.

Muandumba afirmou que, se não fosse este Mundial, «os pavilhões não seriam erguidos nesta altura», mesmo estando nos planos do Executivo. Mas, tendo em conta o esforço de investimento que está a ser feito, garantiu que o Governo vai «formar mais quadros para melhorar a gestão».


Recurso à dívida ajuda a fazer investimento 


O Orçamento Geral do Estado 2013 contempla, no Ministério da Juventude e Desportos, como programa de investimento público, uma verba próxima dos 100 milhões de dólares só para a construção dos dois pavilhões que vão acolher o evento e da infra-estrutura onde se vai disputar a taça em honra do Presidente da República.

O mais caro é o de Luanda: deverá custar 67 milhões de dólares, sendo que a maior parte do investimento será financiado com linhas de crédito.

Para os pavilhões do Namibe e Malanje está contemplada uma verba idêntica: cerca de 14,2 milhões de dólares, dos quais apenas 2,71 milhões serão financiados com recursos ordinários. O resto é dívida.

Além destes custos, estão contemplados 3,50 milhões de dólares para o ‘apetrechamento dos pavilhões multi-usos’ e, nas despesas de funcionamento do Ministério, há uma verba de 18,9 milhões de dólares destinada ao evento. Além de outros investimentos a considera, como melhorias de infra-estruturas, como estradas, aeroportos, forças de segurança, hotelaria.

Mas, quando está em causa uma chance de promover o país e contribuir para a promoção de um valor como o desporto, não deve entrar-se na pura lógica financeira do custo-benefício, defendem os economistas que o SOL parceiro da Youtubetv Namibe ouviu. 

Aguinaldo Jaime, ex-presidente da ANIP, não tem dúvidas: «Se a principal consideração fosse o retorno financeiro, provavelmente não se faria nenhuma destas infra-estruturas», afirma o também antigo governador do Banco Nacional de Angola e ministro das Finanças. 


Exemplo para os jovens


Este esforço, defende, deve ser «enquadrado na política de relançamento e manutenção de modalidades desportivas, que implica a construção e relançamento de infra-estruturas». 

A promoção do desporto, sublinha, é «muito importante», em especial entre os mais jovens. «Deve passar-se a mensagem de que é importante ter um corpo são numa mente sã», afirma Aguinaldo Jaime, que vê ainda virtudes na oportunidade que o Mundial trará «na promoção da imagem do país no exterior, aumentando a sua credibilidade internacional».

Alves da Rocha, director do Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Luanda, concorda. «Não sei se houve algum estudo de viabilidade que pudesse antever o retorno económico de um investimento desta natureza, mas penso que os objectivos são mais políticos, uma vez que o evento pode promover a imagem de Angola no estrangeiro», afirma o professor.

«Se os objectivos fossem económicos, certamente estes pavilhões não seriam construídos. A questão do prestígio deve falar mais alto», sublinha, lembrando que, no futuro, os pavilhões desportivos poderão ter utilizações diversas, como os que foram feitos para o CAN 2010. 

Eugénio Clemente, director do Instituto de Fomento Turístico, enfatiza o potencial do Mundial na sua área de intervenção, considerando que terá muita importância na imagem do país no estrangeiro. «O ganho inicial é sobretudo a promoção de Angola como destino turístico», diz, considerando que esta mais-valia em termos de marketing «supera o investimento financeiro» realizado pelo Estado.

Mas há outro ponto relevante, acrescenta: «O Mundial incentiva o investimento futuro, privado, porque, correndo tudo bem, pode ajudar alguns empresários indecisos a tirarem dúvidas sobre Angola».

E quanto aos riscos de um evento deste tipo? Eugénio Clemente não os vislumbra. «Não vejo riscos nesta operação: é um desafio».


Bilhetes a preços acessíveis


Os visitantes que o Mundial poderá trazer ao país, mas serão seguramente milhares, incluindo os que vêm com as comitivas e vão encher os hotéis do Namibe e da capital. E muitos mais angolanos vão acorrer aos pavilhões.

A venda de bilhetes deverá arrancar dia 15 de Agosto. De acordo com a organização do evento, haverá preços módicos, para que o acesso aos jogos seja o mais generalizado possível. O preço dos bilhetes deverá rondar os 100 kwanzas (80 cêntimos) nas bancadas normais e 1.000 a 1.500 kwanzas (8 a 12 euros) nos camarotes.

Povoação do Maylowe ganha escola primária no kamucuio/Namibe


Uma escola de quatros salas de aulas foi construída no âmbito do programa de Investimento público do governo da província na povoação do Maylowe, município do Kamucuio, 230 quilomestros a norte da provincia.
 
A referida infraestrutura social, inaugurada pelo governador da província do Namibe, Rui Falcão, no fim-de-semana, vai permitir a inserção de mais de 200 crianças da iniciação a 4ª classe no sistema normal de ensino.
 
No presente ano lectivo estão matriculados na localidade 90 alunos, sendo o sistema assegurado apenas por um professor. Preocupado com a situação, o governador prometeu colocar mais docentes na região.
 
Ainda durante a sua estada na localidade, o governador inaugurou um posto médico com várias divisões, tais como um consultório médico, sala de parto, pós-parto, área do programa alargado de vacinação, arrecadação, duas enfermarias para ambos os sexos, sala de tratamento, farmácia , entre outras.
 
O empreendimento foi financiado pelo fundo dos cuidados primários do município, orçado em 16 milhões e 445 mil kwanzas.
 

Duas residências para quadros da educação e saúde também foram entregues pelo governador Rui Falcão, durante a sua jornada de campo ao município do Camucuio, orçadas em 48 milhões e 10 mil kwanzas.

Entrevista Exclusiva ao Productor Newton V, Leia Agora!

 A youtubetv Namibe em parceria com o site Namibe Online trazem para você a entrevista com o producer e rapper Newton  que esta a fazer um grande trabalho, espero que curtam da entrevista! #NAMIBEONLINECONECTANDOANGOLA#

Veja a entrevista completa:

Namibe Online (Youtubetv Namibe) - Quem e o Newton Osvaldo Samuel ? de onde vem e para onde vai?

Newton V - É um jovem que não se cansa de lutar pela vida sem medo de cair, Com desejo de concretizar os seus sonhos, desde da terra idade que comecei a minha luta. Nunca temos uma meta quando queremos atingir a perfeição


Namibe Online  (Youtubetv Namibe)  - Quando surge a tua paixão pela musica e quais foram as tuas influencias?


Newton V - Desde muito cedo comecei a gostar de musica, a senhora minha Mãe era dirigente coral e tudo isso influenciou no gosto pela MUSICA. A minha principal influencia foi o meu irmão mais velho q na altura já cantava e tocava violão.
  
Namibe Online  (Youtubetv Namibe) -Vindo de uma família Cristã! O que te levou a escolher o hip hop como estilo de vida?

Newton V - Sempre digo que hip hop é o meu pai adotivo! Eu canto tambem musicas que falam de DEUS! Musicas de AMOR enfim...
Mas o RAP R&B e o Ghetto zouck me levaram para seu mundo(risos)
Namibe Online  (Youtubetv Namibe) (risos) como te tornas Produtor e De onde surge a v5 music?
Newton V -  Sempre quis trabalhar em algo que tivesse haver com a musica. E não foi difícil porque o amor a musica falou mais alto... É que depois tive que fazer varias formações relacionadas a produção musical. V5 music surge para contribuir no crescimento da indústria musical Angolana... V é o meu nome, 5 também tem haver comigo, sou de 25/05... Music. atendendo ao trabalho...
Namibe Online  (Youtubetv Namibe) a quanto tempo estas nesse mundo e qual e o feedback que tens recebido do publico? 
Newton V - Como producer estou a 5 anos. Como musico comecei deste a terra idade( nasci cantando ) risos. O feedback é positivo do publico e dos músicos. Mas o que não tem preço é você ouvir o elógio dos mídias quanto a qualidade.
Namibe Online  (Youtubetv Namibe) Qual e a tua opinião com relação ao momento que o hip hop esta a viver?
Newton V - O hip hop está a passar por um momento menos bom. Isso não quer dizer que não esta a se fazer rap de verdade, mas é pouco. Pra mim isso é normal, todo estilo musical sofre influência e o hip hop não foge a regra.
Namibe Online (Youtubetv Namibe)  - Que trabalhos a V5 tem nas ruas, projectos e que artistas fazem parte desta productora?
Newton V - A V5 Music tem vários trabalho nas ruas e citar alguns estaria a ser injusto. Projectos são vários, mas atualmente estamos a trabalhar nos MAX SINGLER'S dos artistas: Chiaka, Filipe Nzinga, 2 Angel's, Edmilson laguetta, Newton V. e o Jack Guyms. Também estamos a gravar algumas musicas da MIX TAPE 4 DIMENSÕES que saira brevemente. Os artistas que fazem parte da produtora são: Chiaka, Filipe Nzinga, 2 Angel's e o Newton V.
Namibe Online  (Youtubetv Namibe) Já no finalzinho, Como o publico pode fazer para adquirir as tuas musicas, deixe uma palavra para os teus fãs e admiradores... sem esquecer o publico do Namibe online?
 Newton V - Pelo blog Namibe Online e soundclud por enquanto... Para os meus admiradores muito obrigado pelo carinho, e que continuem acreditar em mim porque sem vocês eu não sou nada. Agradeço a DEUS por tudo, ao blog Namibe Online pelo convite e ao publico do namibe. PAZ E AMOR É MADE IN NÓS
Namibe Online  (Youtubetv Namibe) - Obrigado pela oportunidade Nigga, bom trabalho e sucessos...
#Obrigado pela atenção pessoal, fiquem atentos ao blogue, por enquanto aproveitem deixem os vossos comentários e um like na nossa pagina: Namibe Online e Youtubetv Namibe

Edição e Reportagem:
Jacinto Bonga (Namibe Online)
Ericsson Cabral - Youtubetv

Grupo de rapp Block Business surpreende e se destaca no Namibe, Confira!



O grupo de cantores de rapp Black Business vem se destacando entre os grupos de rapp da capital da província do Namibe. O grupo é constituido por jovens e foi criado a três anos e é constituído por Maninho Américo, Robilson Kappa,  Kobs Fly, Mig Savimbi, Paff Diamont, Mg Gzas, Pity Cristiano, B. Mula Weed, Wilson, West, e Young Bravo.

Desde a sua fundação no Bairro Valódia uma dos maiores da capital Namibense o grupo vem procurando ganhar o público com suas musicas, o grupo já fez participações em vários shows e eventos entre eles a destacar-se o "Grande Show de Rapp Namibe" que reuniu os maior artistas de rapp da província do Namibe e de Angola na quaa a Youtubetv Namibe fez a transmissão para mais de 180 países.
Block Business novo sucesso "Nunca Vi"
 
Apresentação Block Business no Diva Imagin 2013












Além de musicas inovadoras o grupo vem gravando seus videos e recentemente fez a gravação do vídeo da musica "Nunca Vi" que além de conquistar o publico de Rapp Angolano, também deu uma nova cara ao grupo. O vídeo conta com uma produção de grande qualidade, Cenário, figurantes, dançarinas e a própia produção. 

O vídeo pode ser encontrado no linkk http://www.youtube.com/watch?v=ckzULp7myLA

A Youtubetv Namibe entrará em contato com o produtor do Grupo para agendar uma entrevista exclusiva, e quem vai sair ganhando é você leitor das matérias da Youtubetv Namibe, iremos saber de tudo: projetos, vida pessoal dos artistas, carreira, shows e muito mais.

É só ficar ligadinho na Youtubetv Namibe e ficar por dentro de tudo que acontece no Namibe.

Matéria Exclusiva Youtubetv Namibe
Ericsson Cabral (Redação Fortaleza, Brasil)
Hélio Hengombe (Redação Namibe, Angola)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Enana garante aeroportos do Namibe e Luanda operacionais para mundial de hóquei



Os aeroportos de Luanda e do Namibe registam melhorias diariamente, para acolher condignamente os atletas e visitantes durante o campeonato do mundo de hóquei em patins que o país vai acolher de 20 a 28 de Setembro nas cidades de Luanda e do Namibe, garantiu hoje, quinta-feira, em Luanda, fonte da Enana.
 
Em declarações à Imprensa, o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação (Enana), Manuel Ceitas, assegurou que o aeroporto do Namibe continua em obras e que estará em condições de receber toda a “avalanche” de pessoas no evento mundial.
 
“Se eventualmente não for possível concluí-lo, com toda a certeza terá as condições de operacionalidade para receber os visitantes com dignidade”, advogou.
 
Quanto ao aeroporto de Luanda, o responsável afirmou que vai conhecendo melhorias diariamente, quer em termos de segurança como de prestação de serviços aos passageiros e visitantes.
 
Relativamente ao aeroporto de Malanje, província que alberga o torneio internacional José Eduardo dos Santos, de 22 a 25 de Agosto, Manuel Ceitas argumentou que o mesmo há muito está preparado para receber as delegações e turistas, com a sua reabilitação e aprimoramento dos aspectos e serviços que concorrem para a actividade aeroportuária.
 
Disse acreditar numa boa participação do “cinco” nacional durante o campeonato do mundo, mas manifestou a sua inquietação pelo facto da selecção ter dado um interregno nos jogos de preparação.
 
“Mas como angolano acredito que o que se aprendeu está aí consolidado e a população deve estar preparada para as surpresas que o seleccionado nacional está a preparar”, sublinhou.
 

O PCA da Enana é de opinião que o grupo de Angola é acessível, prognosticando que a selecção angolana pode vir a estar no pódio, pela preparação que vem efectuando.

Urgente:Mais de duzentas mil pessoas necessitam de ajuda alimentar devido à seca no Namibe

Pelo menos duzentas e uma mil pessoas precisam de ajuda alimentar de emergência devido à seca que assola o interior da província do Namibe, segundo o responsável da Agricultura, engenheiro Agrónomo Mateus Delgado.

O responsável do ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural receia que este número poderá vir a aumentar nos próximos tempos, dada a gravidade da situação em que se encontra a população do interior da província do Namibe, com falta de água, o pasto para os animais e a fraca cultura.


Mateus Delegado descreveu a situação de crítica porquanto a presente campanha agrícola esta comprometida e a população do interior por si só não tem fonte alternativa para sua sobrevivência.

“De um tempo atrás a situação tem estado a agudizar-se porque a situação da estiagem, seca tem estado assolar essas populações principalmente no interior da província nomeadamente nos municípios do Virei, Bibala, Kamucuio", acrescentou.

Questionado sobre o número da taxa de vulnerabilidade disse que o município do Namibe conta com 27 mil pessoas atingidas pelos efeitos da estiagem, Tômbwa 28 mil, Bibala 52 mil, Virei 46 mil e Kamucuio 46 mil, totalizando duzentos e uma mil pessoas vulneráveis em toda a província.

“Deste número temos 23 mil 907 pessoas consideradas de alta vulnerabilidade, quer dizer, que precisam de ajuda alimentar imediata que estão em estado critico e que devem receber apoio imediato do governo “, frisou o engenheiro.

Na zona litoral Mateus Delgado disse que a situação é diferente, onde os índices de alta produção de hortofrutícolas aumentaram consideravelmente, fruto do desempenho dos agricultores e camponeses que dia apos dia vão melhorando as suas técnicas de produção fazendo uso de motobomba e do sistema de rega gota a gota que tem sido útil e produtivo para as fazendas.

“No litoral as culturas baseiam-se no cultivo de tomate, cebola, beringela, repolho, pimenta, batata-rena, já no interior a produção consubstancia-se no cultivo de massango, massambala, milho que faz parte da sua dieta alimentar no dia a dia”, afirmou.

Para acudir a situação, o governo da província tem contado com o apoio do Ministério da Assistência e Reinserção Social, igrejas, empresários e outras organizações filantrópicas que tem dado ajudado com ajuda em bens alimentares, roupa usada e material para a prática da agricultura.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Sul de Angola com potencial para abastecer carne ao mercado nacional e países vizinhos

A região sul de Angola reúne condições para abastecer carne bovina de qualidade ao país e às vizinhas África do Sul, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe e reduzir a importação deste produto e seus derivados, revelou o diretor-geral da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), Álvaro Fernandes.
Segundo ele, 95 porcento do efetivo bovino existente em Angola está na região sul e que a sua cooperativa tem em carteira a construção de um matadouro que pode produzir e fornecer carne de qualidade ao mercado nacional e ao daqueles quatro países vizinhos da África Austral.
Destacou as províncias do Cunene, do Namibe e do Kuando-Kubango como as dotadas de condições propícias para Angola deixar de importar carne bovina e seus derivados, uma vez que as suas potencialidades podem ser aproveitadas para fomentar a produção de carne, leite, queijo e outros produtos para consumo humano.
Uma das apostas da CCGSA, explicou, é reproduzir cada vez mais a raça adaptada, já que existe um efetivo ganadeiro considerável de espécies já cruzadas através da inseminação artificial.
"O país realmente importa muita carne. A luta que travamos consiste na criação de animais que produzem boa carne. Aqui, na nossa região, há condições muito boas para produzirmos e até exportarmos este produto", realçou o fazendeiro em declarações no fim de semana à Youtubev Namibe, na cidade do Lubango, capital provincial da Huila.
Álvaro Fernandes defendeu, por isso, a exploração das melhores oportunidades que existem no país, e instou as instituições bancárias, o Governo e os próprios empresários a "apostar neste segmento, que é importante para a redução da importação de carnes".
Acrescentou que os criadores de gado do sul de Angola estão empenhados no programa governamental que visa combater a fome e a pobreza no seio das comunidades, "mas precisam de mais incentivos e apoios de ordem institucional".
A CCGSA foi fundada em 2004, e congrega no seu seio 25 associados das províncias meridionais de Benguela, Cunene, Huíla, Kwanza-Sul e Kuando-Kubango e Namibe.
Estimativas apontam para a existência de um efetivo pecuário de mais de dois milhões de cabeças de gado bovino, em relação ao qual prevalecem todavia dificuldades várias, mas principalmente ligadas à pastagem em períodos de seca.
A produção de carne deve ainda passar pela edificação de matadouros modernos em quantidade que corresponda às necessidades Panapress

Desporto em análise no Namibe

Rádio 5



23-07-2013


O Namibe acolhe esta terça-feira, 23/07, o segundo encontro provincial dos desportos..

No encontro que terá dois painéis, vai debater o associativismo e dirigismo desportivo, o financiamento Ao desporto, estruturas desportivas, educação física e o desporto escolar, bem como a legislação desportiva.

O director dos desportos do Namibe, Narciso da Costa, garantiu que todas as condições estão criadas para a realização do encontro.

“Temos tudo preparado e agendado para que no dia 23, realizemos o encontro provincial dos desportos. Esperamos apenas por uma questão técnica se realizamos ou não o encontro”, disse.

Angolanos crentes no sucesso do mundial de hóquei em patins no Namibe e Luanda

23-07-2013


A medida que se aproxima a realização do campeonato do mundo de hóquei em patins em Angola, a crença dos angolanos no sucesso é cada vez maior, noticiou a Rádio 5.

O administrador municipal do Lubango, Silvano Leví prevê a participação da selecção nacional em grande estilo.

“É uma maravilha Angola estar nesse nível, é uma gratidão, que Angola saia melhor, vamos pensar já no primeiro lugar, o nosso optimismo vai ajudar a vitória a estar nas nossas mãos”, disse.

Angola vai acolher o mundial de hóquei em patins de 20 a 28 de Setembro, nas províncias de Luanda e Namibe.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Desportistas limpam Namibe

Hóquei em patins
Uma campanha de limpeza a artérias da cidade do Namibe, inserida no programa de preparação do Mundial de hóquei em Patins e que se estenderá ao mês de Agosto, foi aberta sábado nesta cidade sede da prova, com a participação de desportistas.
 
A actividade, que se prolongará até ao mês de Agosto, decorre sob o lema “Namibe, Cidade limpa, Cidade Mosaico, Cidade com Saúde. Estamos Juntos”, teve início no bairro Cambongue e estendeu-se às mediações do vale do rio Bero.
 
A campanha, iniciativa do Comité de Especialidade do Desportistas do MPLA, contou com o apoio da administração local com meios, como tractores, enxadas, catanas, pás, vassouras e outros meios de limpeza.
 
Em declarações , a primeira secretaria provincial do referido comité, Marília João Inácio, disse que pretendem com este acto associar-se ao desempenho do governo provincial e da administração municipal.
 
“Nós como desportistas pensamos dar o nosso contributo nesta grande tarefa, mantendo assim a nossa cidade mais limpa e acolhedora”, realçou a secretária.
 
Marília Inácio disse que o órgão de especialidade dos jornalistas do MPLA está encarregue da divulgação da campanha e sensibilização da população por forma a participar “activamente”, mantendo o seu bairro, local de residência e outros sítios mais limpos e saudáveis.