O plano de desenvolvimento económico e social da província do Namibe, para o período 2013-2017, prevê executar 784 projectos, avaliados em 854 biliões e 176 milhões de kwanzas.
Aprovado recentemente pelos membros do governo da província, a maior parte dos projectos está virada para o sector de infra-estruturas, com mais de 74 porcento, dos quais a energia e água, com 42 porcento.
Segundo o referido plano cedido hoje à Angop, o aumento da taxa de escolarização, criação de condições para a melhoria da qualidade de ensino, aumento das instituições do ensino superior da província e sua extensão em todas as sedes dos municípios, através de núcleos, são entre as várias acções sociais projectadas dentro do plano de desenvolvimento da província.
Constam ainda a modernização dos hospitais provinciais e municipais, construção de hospitais de especialidade e construção de pavilhões desportivos multiuso nas sedes municipais.
No sector de infra-estruturas, o plano prevê ainda a melhoria da qualidade das obras de impacto social, acondicionamento das estradas secundárias e terciárias da província, melhoria e aumento da capacidade de fornecimento de água às populações, reabilitação e modernização do aeroporto do Namibe.
Ainda da área de infra-estruturas, estão consignadas, no plano de desenvolvimento da província, a expansão das pontes cais dos portos comercial e mineiro, bem como a construção de um estaleiro naval de grande porte.
No sector económico, foram programados estudos e aproveitamento de recursos pesqueiros, mineiros, turísticos e agro-pecuários da província, criação de uma nova visão para o sector pesqueiro que perspective um amplo aproveitamento de toda extensão marítima da província, com vista ao aumento dos níveis de captura de pescado.
O aproveitamento das águas pluviais para a actividade agro-pecuária e combate ao nomadismo no seio da população e consequente cultura da oliveira são dentre outras realizações do plano de desenvolvimento a ser submetido ao conselho de ministros para a sua aprovação final.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste plano de desenvolvimento econômico e social para a província do Namibe e muito bom porque a província esta a crescer cadaves melhor só tenho que a gradecer os nossos governante a que velam para nossa futura província mas melhor,desenvolvida.
ResponderExcluirNamibe a crescer
ResponderExcluir