quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Mulheres continuam a ser elemento crucial na transmissão de valores e educação da família


Namibe- A secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), Josefa de Assunção Miguel, disse hoje, quarta-feira, que a mulher angolana continua a ser um elemento crucial na transmissão de valores e educação dos membros da família, com destaque para as crianças .
Josefa de Assunção Miguel falava na abertura das jornadas comemorativas alusivas aos 51 anos da fundação da OMA.
A responsável avançou que a mulher angolana enfrenta inúmeras dificuldades e barreiras que vão desde o analfabetismo, a pobreza, o elevado número de mulheres responsáveis pelos lares, e para que estes factores sejam compreendidos é necessário a conjugação de esforços, com vista a restituição da autoridade no seio maternal das famílias e reforçar as suas competências e responsabilidades.
“Devemos continuar a realizar palestras, seminários, debates e mesas redondas sobre o papel da família no desenvolvimento da sociedade para a reconstrução e progresso social, continuar a sensibilizar as famílias para a tomada de consciência, mudança de comportamentos e assunção das suas responsabilidades com relação aos seus filhos“, disse.
Para Josefa de Assunção Miguel, a mulher deve ainda contribuir para uma melhor educação da criança e dos jovens, desencorajando os casamentos precoces, defendendo e preservando os valores éticos morais e culturais e a intensidade da família face às influências negativas da globalização, destacando a tolerância, a solidariedade e respeito e o amor ao próximo, bem como valorizar o papel dos membros da família, sobretudo a figura de tios e tias e dos idosos no contextos do resgate dos valores cívicos e morais.
“A OMA, como uma organização de massas, tem um importante papel no estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas da sociedade civil para uma acção cada vez mais interventiva no acesso aos cuidados de saúde, no combate à pobreza, analfabetismo, violência contra a mulher, entre outros obstáculos à promoção da mulher e à concretização dos objectivos de igualdade, desenvolvimento e da paz”, realçou.
Afirmou ainda que as mulheres angolanas sempre desempenharam um papel importante na sociedade, devendo estar preparadas para os novos desafios participando activamente na consolidação da democracia fase os desafios do futuro dando resposta a actual conjuntura nacional .
Apelou às mulheres para intensificarem as suas iniciativas junto das comunidades, sobretudo nas zonas rurais e nas suburbanas, dando visibilidade ao papel que estas devem desempenhar como líderes comunitárias e promotoras do bem-estar social das populações, agentes determinantes no progresso de reconstrução e reconciliação nacional.
Exortou as militantes da OMA a participarem activamente nas actividades programadas em saudação ao Março Mulher, com destaque para o acto político provincial a realizar-se no município do Kamucuio , 230 quilómetros a norte da província do Namibe.
Consta do programa das comemorações alusivas ao 51º aniversario da fundação da OMA, palestras sobre o papel socializador da família e sua valorização no reforço das competência, importância do empreendedorismo feminino no desenvolvimento da economia de Angola, bem como campanhas de sensibilização sobre a violência doméstica, plantação de árvores e actividades recreativas e culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!