Na localidade do Baba, com uma população estimada em 344 habitantes, Isaac Maria dos Anjos viu de perto as condições de vida da população, mormente ligadas à falta da água potável, bem como de um posto médico e via de acesso com a sede da província.
Maria Rosa, uma das habitantes da localidade, aproveitou a estadia do governador para desabafar que há mais de 11 anos que a população carece de água potável. "A água sai no município sede da província ou na província da Huíla, através de cisternas", disse.
Em jeito de resposta, o governante frisou que a única solução é colocar no local uma estação de tratamento de água, embora a sua implementação pode levar tempo, devido as exíguas verbas e os seus custos.
Isaac Maria dos Anjos prometeu a construção de um posto médico, uma escola, residência para professores e enfermeiros, bem como melhorar a via de acesso com a sede provincial.
Adiantou que o governo vai apoiar o sector das pescas, da povoação do Baba, instalando algumas câmaras frigoríficas, para apoiar a pesca artesanal, numa acção que visa a reduzir o preço do pescado e aumentar a sua oferta.
O governador passou ainda no bairro onde se encontra a população sinistrada pelas cheias de 2011, nos arredores da cidade do Namibe. No local estão a ser edificados uma captação e tratamento de água, com capacidade de mais de 10 mil litros cúbicos, para uma população estimada em cinco mil habitantes.
A jornada do governador tem a duração de três dias, para diagnosticar a situação socioeconómica e infra-estruturais do município do Namibe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!