quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Escola da Mahita lança no mercado de emprego mais de cem técnicos Namibe - A Escola Técnica da Mahita, situada no município da Bibala, 188 quilómetros a norte da província do Namibe, lançou já para o mercado de emprego 125 técnicos distribuídos em diversos cursos como Alvenaria, Carpintaria, Serralharia, Agropecuária, electricidade e Corte e costura desde a sua implementação em 2005. A informação foi avançada hoje quinta-feira pelo director daquela instituição de ensino, José Nawata. O responsável disse que no presente ano lectivo, a mesma matriculou um total de cento e vinte sete estudantes espalhados nos diversos cursos como carpintaria, serralharia, electricidade, alvenaria e corte e costura, tendo garantido ainda vagas para aqueles que pretendem frequentar a sua formação profissional nesta instituição. Afirmou que no ano transacto concluíram com êxito trinta alunos nos cursos de electricidade, alvenaria, serralharia, agropecuária, caerpintaria1 e corte e costura. A mesma conta com 29 professores, dos quais sete formadores o que segundo ele não satisfaz pelo facto de ambos os cursos terem mais de cinco disciplinas curriculares cada um. Importa realçar que o município da Bibala situa-se a norte da província do Namibe e possui uma população estimada em mais de cinquenta mil habitantes na sua maioria agricultores e criadores de gado.

Bibala - A Escola Técnica da Mahita, situada no município da Bibala, 188 quilómetros a norte da província do Namibe, lançou já para o mercado de emprego 125 técnicos distribuídos em diversos cursos como Alvenaria, Carpintaria, Serralharia, Agropecuária, electricidade e Corte e costura desde a sua implementação em 2005.
A informação foi avançada hoje quinta-feira pelo director daquela instituição de ensino, José Nawata.
O responsável disse que no presente ano lectivo, a mesma matriculou um total de cento e vinte sete estudantes espalhados nos diversos cursos como carpintaria, serralharia, electricidade, alvenaria e corte e costura, tendo garantido ainda vagas para aqueles que pretendem frequentar a sua formação profissional nesta instituição.
Afirmou que no ano transacto concluíram com êxito trinta alunos nos cursos de electricidade, alvenaria, serralharia, agropecuária, caerpintaria1 e corte e costura. 
A mesma conta com 29 professores, dos quais sete formadores o que segundo ele não satisfaz pelo facto de ambos os cursos terem mais de cinco disciplinas curriculares cada um.
Importa realçar que o município da Bibala situa-se a norte da província do Namibe e possui uma população estimada em mais de cinquenta mil habitantes na sua maioria agricultores e criadores de gado.

Quatro equipas disputam torneio no Namibe


Namibe – Angoalissar de Benguela, Chela do Lubango, Académica do Namibe e Marinha de Luanda disputam desde hoje, quinta-feira, nesta cidade, um torneio de futebol salão, promovido pela associação provincial da modalidade em colaboração com o governo local, para saudar as festas do mar que arrancam sexta-feira.

 
Falando à Angop, o responsável da federação angolana de futsal, Noé Alexandre, disse que é de louvar a iniciativa da associação local em colaboração com o governo local, para a efectivação da prova interprovincial.
 
“No leque das associações provinciais aumentamos algumas equipas e isto é bom para o desenvolvimento da modalidade. Vamos realizar torneios inter-regionais em masculinos e femininos”, adiantou.
 
Por seu turno, o director provincial da Juventude e Desportos no Namibe, Narciso da Costa, frisou que a prova se enquadra nas festividades do mar.
 
"Estamos a trabalhar para começarmos a apostar naquilo que vai ser a máquina organizativa do campeonato do mundo de Hóquei em patins. Temos uma certa experiência, mas temos que afinar a máquina todos os dias", referiu.


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Fundação Lwini garante bolsa de estudo a criança órfã

Namibe - A Fundação Lwini garantiu hoje, quarta-feira, no município da Bibala, província do Namibe, uma bolsa de estudo a Sango Npheiro, adolescente de 13 anos de idade, órfã.
Em declarações à Angop, Maria Armanda, coordenadora para a área de publicidade e Marting da Fundação Lwini, a criança beneficiara de uma bolsa de estudo quando concluir o ensino médio, posteriormente será encaminhada para o ensino superior, cujos custos serão assegurados pela instituição.
A responsável salientou que a instituição vai assegurar a formação da criança o ensino primário ao ensino superior.
A fundação ofertou uma bicicleta, material didáctico diverso da 7ª classe e um computador portátil.
Sango Npheiro é órfão de pai e mãe e vive com os avos paternos.

Materia parceria youtubetv Namibe e Angop

Preparativos para as festas do mar edição 2013 decorrem a bom ritmo


Namibe - O coordenador das Festas do Mar edição 2013, Armando Valente, disse hoje, quarta-feira, que os preparativos, para o arranque, na próxima sexta-feira, estão a decorrer a bom ritmo.
 
Armando Valente disse que todos os intervenientes ligados aos vários sectores da vida económica e social da província estão engajados nos trabalhos preparativo das festas, para que seja um instrumento de promoção das suas actividades desde o mundo de hoteleiro, gastronomia, comércio, agricultura, pecuária, pescas e outros.
 
Acrescentou o que se pretende com este evento é transformar o mesmo num instrumento de promoção turística, cuja sua implementação vai se traduzir num desenvolvimento para a própria província.
 
O evento vai contar com vários atractivos, entre exposições, desfile de embarcações, apresentação de quadros humanos, ginástica rítmica, entre outras actividades culturais e recreativas.
 
No referido recinto os técnicos da administração municipal, hotelaria e turismos, cultura, empresários dão os últimos retoques para que a população visitante possa, durante os 30 dias, se sentir melhor acomodado e satisfeitos com as condições a serem colocadas à disposição.

Mulheres continuam a ser elemento crucial na transmissão de valores e educação da família


Namibe- A secretária provincial da Organização da Mulher Angolana (OMA), Josefa de Assunção Miguel, disse hoje, quarta-feira, que a mulher angolana continua a ser um elemento crucial na transmissão de valores e educação dos membros da família, com destaque para as crianças .
Josefa de Assunção Miguel falava na abertura das jornadas comemorativas alusivas aos 51 anos da fundação da OMA.
A responsável avançou que a mulher angolana enfrenta inúmeras dificuldades e barreiras que vão desde o analfabetismo, a pobreza, o elevado número de mulheres responsáveis pelos lares, e para que estes factores sejam compreendidos é necessário a conjugação de esforços, com vista a restituição da autoridade no seio maternal das famílias e reforçar as suas competências e responsabilidades.
“Devemos continuar a realizar palestras, seminários, debates e mesas redondas sobre o papel da família no desenvolvimento da sociedade para a reconstrução e progresso social, continuar a sensibilizar as famílias para a tomada de consciência, mudança de comportamentos e assunção das suas responsabilidades com relação aos seus filhos“, disse.
Para Josefa de Assunção Miguel, a mulher deve ainda contribuir para uma melhor educação da criança e dos jovens, desencorajando os casamentos precoces, defendendo e preservando os valores éticos morais e culturais e a intensidade da família face às influências negativas da globalização, destacando a tolerância, a solidariedade e respeito e o amor ao próximo, bem como valorizar o papel dos membros da família, sobretudo a figura de tios e tias e dos idosos no contextos do resgate dos valores cívicos e morais.
“A OMA, como uma organização de massas, tem um importante papel no estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas da sociedade civil para uma acção cada vez mais interventiva no acesso aos cuidados de saúde, no combate à pobreza, analfabetismo, violência contra a mulher, entre outros obstáculos à promoção da mulher e à concretização dos objectivos de igualdade, desenvolvimento e da paz”, realçou.
Afirmou ainda que as mulheres angolanas sempre desempenharam um papel importante na sociedade, devendo estar preparadas para os novos desafios participando activamente na consolidação da democracia fase os desafios do futuro dando resposta a actual conjuntura nacional .
Apelou às mulheres para intensificarem as suas iniciativas junto das comunidades, sobretudo nas zonas rurais e nas suburbanas, dando visibilidade ao papel que estas devem desempenhar como líderes comunitárias e promotoras do bem-estar social das populações, agentes determinantes no progresso de reconstrução e reconciliação nacional.
Exortou as militantes da OMA a participarem activamente nas actividades programadas em saudação ao Março Mulher, com destaque para o acto político provincial a realizar-se no município do Kamucuio , 230 quilómetros a norte da província do Namibe.
Consta do programa das comemorações alusivas ao 51º aniversario da fundação da OMA, palestras sobre o papel socializador da família e sua valorização no reforço das competência, importância do empreendedorismo feminino no desenvolvimento da economia de Angola, bem como campanhas de sensibilização sobre a violência doméstica, plantação de árvores e actividades recreativas e culturas.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Caxito a menor das Capitais provinciais de Angola!


Caxito é a capital da província do Bengo e a sede do município do Dande, em Angola. E possui pouco mais de 66000 habitantes.
Até 1975 Bengo e Luanda faziam parte da província de Luanda.economia do Caxito e o seu ambiente gira em torno da agricultura, a principal fonte de renda da região e da província, bem como a mineração.
Sua principal atracção é o Parque Nacional da Kissama, a mais importante do país. Caxito é um óptimo lugar para desfrutar das suas férias em Angola.

Cidade de Caxito fotografia de satélite
A cidade é brindada com a passagem do Rio Bengo, Caxito esta longe de ser uma grande cidade, mais em compensação oferece aos seus visitantes uma cidade calma e naturalmente bonita, o verde sempre foi constante nessa cidade de Angola. 

Rio Bengo no entorno da cidade de Caxito
Caxito é a menor capital provincial de Angola e também a com menor população  porem o governo provincial vem fazendo obras na cidade, além da construção de espaços sociais, a cidade de Caxito actualmente já possui lugares para recepção de turistas. Caxito ainda é uma cidade subdesenvolvida, sem shoppings centers, cinemas, teatros, Cybers (lan House), estádios, pavilhões, como muitas cidades de Angola. Mas a previsão é de que com a maior divulgação da cidade, haja uma atracão de investidores.

Os turistas Angolanos normalmente preferem Luanda a cidade de Caxito ou mesmo outras capitais provínciais como: Cabinda, Malanje  Huambo, Benguela, Lubango e Namibe, os principais destinos turísticos em Angola.


Vaumara Rebelo Miss Angola 2013, Saiba tudo!



Vaumara Rebelo Miss Angola 2013
Nascida na província de Luanda aos 23 de Agosto de 1991, Vaumara Patrícia Carriço Rebelo é uma jovem estudante que com garra, dedicação, e disciplina, experimentou a recompensa do trabalho árduo com o privilégio de desfilar em grandes eventos internacionais de moda. Galardoada recentemente Miss Angola USA 2012, Vaumara Rebelo foi a favorita pelos júris e pela votação pública. Enquanto se prepara para a próxima fase que é participar no concurso Miss Angola 2013, a jovem prossegue a sua jornada profissional com dinamismo, com enorme foco na intercomunicação e integração juvenil rumo à uma sociedade sã, produtiva e bem sucedida.


Vaumara Rebelo Eleita Miss Angola EUA

Vaumara Rebelo disse que durante o seu mandato vai trabalhar com a juventude no país, frisando que o seu objectivo é criar um grupo de activistas voltados para a defesa das mulheres, sobretudo mães solteiras. 


Dia da Eleiçao de Vaumara Rebelo a Miss Angola 2013
Vaumara Rebelo esta a preparar-se para o Miss Universo 2013, ao longo do seu mandato participara de varios projectos sociais. Agora veja algumas fotos da Miss Angola 2013.


Miss Angola 2013 



Miss Angola 2013 


Miss Angola 2013 



Miss Angola 2013 



Miss Angola 2013 

Vaumara Rebelo foi muito elogiada pela critica e acredita-se que possa ter bons frutos no Miss Universo 2013, espera-se que Vaumara fique entre as 16 finalistas.

Aqui no site da Youtubetv você ira acompanhar a trajectória de Vaumara Rebelo e podera acompanhar os outros concursos de beleza, nao deixe de dar a sua opniao sobre a Miss Angola 2013, seu comentário é importante.


Youtubetv Namibe lado a lado com o comité Miss Angola

Projectos sociais da cidade do Namibe estão avaliados em mais de um bilhão de dólares americano

Namibe - O projecto de drenagem da cidade do Namibe está avaliado em um bilhão e 800 milhões de dólares norte-americanos (um dólar equivale a 96,195 kwanzas a venda) , disse hoje, sexta-feira, o governador da província do Namibe, Isaac dos Anjos, na reunião de balanço da sua jornada de campo ao município do Namibe.
Cidade do Namibe

De acordo com o governante, a disponibilização de tais valores vai ser feita em quatro anos, o que significa que serão distribuídos 300 milhões de dólares anualmente, de acordo com a orientação do executivo central.
 
 Garantiu que já foram concluídos os estudos do levantamento das infra-estruturas integradas, tais como saneamento básico, captação de água e produção de energia eléctrica, numa perspectiva de médio e longo prazo, para o casco velho e para as zonas de expansão, onde já existem moradores.
Disse que a actual capacidade de tratamento de água não suporta o número actual da população (estimada em mais de 500 mil), uma vez que foi concebido apenas para 70 mil habitantes.
Apelou os membros do seu pelouro para se empenharem mais ainda no melhoramento da cidade e seus arredores.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Plano de desenvolvimento económico e social da Provincia do Namibe prevê executar mais de 700 projectos


Namibe-Praça-Radich-300x200

O plano de desenvolvimento económico e social da província do Namibe, para o período 2013-2017, prevê executar 784 projectos, avaliados em 854 biliões e 176 milhões de kwanzas.
Aprovado recentemente pelos membros do governo da província, a maior parte dos projectos está virada para o sector de infra-estruturas, com mais de 74 porcento, dos quais a energia e água, com 42 porcento.
Segundo o referido plano cedido hoje à Angop, o aumento da taxa de escolarização, criação de condições para a melhoria da qualidade de ensino, aumento das instituições do ensino superior da província e sua extensão em todas as sedes dos municípios, através de núcleos, são entre as várias acções sociais projectadas dentro do plano de desenvolvimento da província.
Constam ainda a modernização dos hospitais provinciais e municipais, construção de hospitais de especialidade e construção de pavilhões desportivos multiuso nas sedes municipais.
No sector de infra-estruturas, o plano prevê ainda a melhoria da qualidade das obras de impacto social, acondicionamento das estradas secundárias e terciárias da província, melhoria e aumento da capacidade de fornecimento de água às populações, reabilitação e modernização do aeroporto do Namibe.
Ainda da área de infra-estruturas, estão consignadas, no plano de desenvolvimento da província, a expansão das pontes cais dos portos comercial e mineiro, bem como a construção de um estaleiro naval de grande porte.
No sector económico, foram programados estudos e aproveitamento de recursos pesqueiros, mineiros, turísticos e agro-pecuários da província, criação de uma nova visão para o sector pesqueiro que perspective um amplo aproveitamento de toda extensão marítima da província, com vista ao aumento dos níveis de captura de pescado.
O aproveitamento das águas pluviais para a actividade agro-pecuária e combate ao nomadismo no seio da população e consequente cultura da oliveira são dentre outras realizações do plano de desenvolvimento a ser submetido ao conselho de ministros para a sua aprovação final.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Inaugurada agência seguradora Nossa Seguros no Namibe


Namibe – A companhia seguradora “Nossa Seguros” inaugurou hoje quinta-feira, na cidade do Namibe, a sua representação, dentro da política de expansão da empresa.
Falando durante a cerimónia de inauguração, o administrador não executivo, Manuel Inglês Pinto, afirmou que o seguro assume um papel importante na vida económica e social, sobretudo, no que diz respeito à responsabilidade civil.
“Depois desses anos de conflito e instabilidade social, os seguros serão um instrumento fundamental para consolidação desta estabilidade, no campo económico e social”, disse.
Salientou que com o crescimento da população e estabilidade da economia no país, vai haver espaço para actividade seguradora em todo país, desde que haja uma concorrência leal.
 
Esta, é a segunda agência seguradora de capital privado a ser inaugurada no país, depois do Huambo e de acordo com o director de comunicação e marketing, Paulo de Abreu, até ao final do ano corrente, serão implantados 11 agências por todo país. Tem a cabeça, o Banco Africano de Investimento (BAI), como sócio maioritário, ao lado de outras sociedades e pessoas singulares.
 
A responsabilidade civil automóvel, acidentes de trabalho, bem como seguros multi-riscos e saúde, são dentre vários pacotes que a Nossa Seguros se compromete executar junto dos seus clientes.

População localizada nas baias do Mucuio, Baba e Pipas beneficia de posto de saúde


Namibe - A população do Mucuio conta desde hoje, quarta-feira, com um posto médico, inaugurado pelo governador da província do Namibe, Isaac dos Anjos, no âmbito da sua jornada de campo ao município do Namibe.
O posto de saúde é composto por um consultório, uma farmácia, casa de banho e sala de observação. Foi construído pelo Fundo de Apoio Social (FAS), através de um financiamento estimado em oito milhões e 500 mil kwanzas.
Para além do Mucuio, o posto médico vai também atender a população das localidades do Baba e Baia das Pipas, ambas distam a 35 quilómetros da sede da província.

Para completar os serviços de saúde, o governador entregou uma ambulância.


Governador em jornada de campo nas localidades do município do Namibe

 O governador provincial do Namibe, Isaac Maria dos Anjos, trabalhou hoje, quarta-feira, nas povoações do Baba, Mucuio e Baía das Pipas, no quadro da sua jornada de campo ao município do Namibe.
Na localidade do Baba, com uma população estimada em 344 habitantes, Isaac Maria dos Anjos viu de perto as condições de vida da população, mormente ligadas à falta da água potável, bem como de um posto médico e via de acesso com a sede da província.

Maria Rosa, uma das habitantes da localidade, aproveitou a estadia do governador para desabafar que há mais de 11 anos que a população carece de água potável. "A água sai no município sede da província ou na província da Huíla, através de cisternas", disse.
Em jeito de resposta, o governante frisou que a única solução é colocar no local uma estação de tratamento de água, embora a sua implementação pode levar tempo, devido as exíguas verbas e os seus custos.
Isaac Maria dos Anjos prometeu a construção de um posto médico, uma escola, residência para professores e enfermeiros, bem como melhorar a via de acesso com a sede provincial.
Adiantou que o governo vai apoiar o sector das pescas, da povoação do Baba, instalando algumas câmaras frigoríficas, para apoiar a pesca artesanal, numa acção que visa a reduzir o preço do pescado e aumentar a sua oferta.

O governador passou ainda no bairro onde se encontra a população sinistrada pelas cheias de 2011, nos arredores da cidade do Namibe. No local estão a ser edificados uma captação e tratamento de água, com capacidade de mais de 10 mil litros cúbicos, para uma população estimada em cinco mil habitantes. 

A jornada do governador tem a duração de três dias, para diagnosticar a situação socioeconómica e infra-estruturais do município do Namibe.

Província do Namibe será homenageada durante campeonato do mundo


O Comité Organizador do 41º Campeonato do Mundo de hóquei em patins, a disputar-se de 20 a 28 de Setembro em Angola, irá homenagear a província do Namibe, uma das sedes do evento, pelo trabalho de massificação e por ter produzido ao longo dos anos atletas de referência nacional e internacional.
A informação foi avançada pelo coordenador da Comissão Executiva da competição mundial, Carlos Alberto Jaime “Calabeto” à Rádio 5 no programa quinzenal Grande Entrevista, tendo acrescentado que antigos praticantes locais actualmente na diáspora serão convidados para ministrarem palestras de incentivo aos jovens à prática da modalidade.                                          
O também presidente da Federação Angolana de Patinagem sublinhou que o objectivo é envolver antigos hoquistas na festa que se pretende mundial, à semelhança do que será feito com todos que desde 1982 têm contribuído para o engrandecimento da modalidade dentro e fora do país.

O responsável desportivo, que em 2012 foi reconduzido para o terceiro mandato na direcção da federação, disse esperar que em termos organizativos a província do litoral de Angola tenha condições óptimas para a prova até 25 de Julho, altura da derradeira visita de inspecção dos membros do Comité Internacional de Rink Hockey (CIRH).
Carlos Alberto Jaime referiu que, para efeito, o Comité Organizador conta com o engajamento do governo local e do executivo central, numa altura em que o alojamento está resolvido na ordem dos 50 por cento.
Namibe, campeã nacional em juvenis em 2010 e 2011, vai albergar uma série das duas constituídas (Luanda a outra), num total de oito selecções, além da fase de consolação do 9º ao 16º posto.
Será a primeira vez que o campeonato do mundo de hóquei em patins se disputará no continente africano. Angola ganhou o concurso para o efeito, depois de em 1974 estar próxima disso, numa organização que motivou a construção do pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de hóquei em patins Namibe 2013

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mixtape O visionario de Always‏






#A Good Fellaz record desponiblizou hoje a mixtape de Alwayz O Visionario para Download free... baixem e compartilhem.. http://namibeon.blogspot.com.br/2013/02/mixtape-o-visionario-alwayzdownload-free.html

Matéria Parceria Youtubetv Namibe e Namibe Online

EUA Lidera audiência semanal da Youtubetv Namibe

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
Paises que mais acessaram  a Youtubetv Namibe na ante-penúltima semana de Fevereiro  

EntradaVisualizações de página
Estados Unidos
1708
Angola
718
Portugal
673
Brasil
639
Alemanha
616
França
416
Áustria
22
Malásia
22
Polônia
12
Suécia
2

Após um forte crescimento em Audiência na Ásia a Youtubetv Namibe ficou mais forte nas Américas e na Europa, o crescimento deu-se nos Estados Unidos da América que pela primeira vez lideram o top da tabela de audiência semanal da Youtubetv Namibe. A Youtubetv Namibe pode ser acessada em todo mundo excepto em países como: Iraque, Afeganistão e Iran. A Líbia e o Sudão do Sul correm o risco de perderem os serviços da Youtubetv, devido as instabilidades que se vivem nos dois países.

Pela primeira vez em seis meses a audiência no Brasil caiu. O Brasil que era líder ou vice líder no Rank, caiu para quarta posição sendo superado pelo primeira vez por Portugal. A audiência em países Europeus vem crescendo, o que acrescenta um crescimento de audiência na ordem dos 18% na região Europeia.

Mundial de Hóquei: Construção dos pavilhões a 70%



O presidente da Federação Angolana de Patinagem, Carlos Alberto Jaime, afirmou, esta terça-feira, que os dois pavilhões que estão a ser construídos para o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, entre 20 e 28 de setembro, estão dentro dos prazos estipulados.

«O grau de execução dos pavilhões está a 60/70%», afirmou o responsável em entrevista àRádio-5.

Tanto o pavilhão do Namibe, que terá três mil lugares, como o de Luanda (12 mil lugares), estarão prontos até ao final de julho, assegurou Carlos Jaime.

Quanto às condições hoteleiras, o presidente admitiu haver algum atraso no Namibe, que poderá ser colmatado se houver apoio do governo provincial.

«Temos um deadline até ao dia 25 de Julho para apresentar as condições de alojamento e há garantias de chegarmos lá se houver engajamento de todos», sublinhou.
16:44 - 19-02-2013

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hoquei em patins Namibe 2013

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Hóquei em patins: “Ficar entre os seis primeiros no Mundial é o objectivo”


19-02-2013




O Presidente da Federação Angolana Patinagem, Carlos Alberto “Calabeto”, revelou que o objectivo de Angola, no mundial de hóquei em patins é ficar entre os seis primeiros lugares, apurou a Rádio 5.
“O que nós pedimos do ponto vista de objectivo é tentar ganhar os dois primeiros jogos da série e passar para os oitavos. Passando para os oitavos, cada jogo são dois degraus, se passarmos pelos oitavos podemos disputar o sexto e se ganharmos dois jogos podemos disputar o quarto”, disse.


O responsável máximo da patinagem no país reconheceu por outro lado que, Angola se encontra num grupo complicado, sendo possível no entanto, passar para a fase seguinte.

“Nós estamos numa série bastante complicada, vamos jogar contra Portugal, Chile e África do Sul. Aparentemente, podemos dizer que a África do Sul está ao nosso alcance, o Chile é aquela selecção irrequieta e que nos tem criado muitas dificuldades, mas é uma selecção que está ao nosso alcance”, explicou.
O Mundial de Hóquei em Patins, que será o primeiro em África, será disputado de 20 à 28 de Setembro, nas cidades de Luanda e Namibe.

Youtubetv Namibe Emissora oficial do Mundial de Hoquéi em Patins no Namibe

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Grupo Espírito Santo é vencedor da edição carnavalesca 2013 no Namibe


O grupo carnavalesco do bairro Espírito Santo, na classe de adultos, sagrou-se vencedor, pela primeira vez, do Carnaval, edição 2013, com 451 pontos.

Em segundo ficou o grupo União Saidy-Mingas, com 388, o terceiro colocado é o Weliwítschia Bairro 5 de Abril, com 352, União Mar Azul, com 290, União Agro-pecuária Bibala, 280 pontos, União Terra do Carneiro Virei, 258, União Kianda, 233, Estrela do Mar Facada, 202, União Mundo dos Pescadores.
 
O grupo foi fundado em 2008 e actualmente conta com 400 elementos.


Na classe infantil, o grupo carnavalesco da Escola Pioneiro Zeca foi o digno vencedor pela segunda vez consecutiva, ao somar 390 pontos, em segundo lugar posicionou-se o grupo Cussy-II, com 349 pontos, e em terceiro lugar a Escola Maria de Lordes Van-dunem, com 272.

O quarto lugar foi ocupado pelo grupo Mirrins do Torro do Tombo, com 238 pontos, em quinto a Escolinha do Saco-Mar, com 230.

Seguiram-se a Escola 31 de Janeiro, com 220, Mosaico Infantil do Tômbwa, 201, oitavo Escola Rainha Ginga Mbandy.


Youtubetv Namibe emissora oficial do Carnaval do Namibe 2013

Hóquei em patins: Hino e nome da mascote do mundial serão conhecidos até final de Março


13-02-2013


A mascote do mundial de hóquei em patins, que Angola vai acolher no próximo Setembro, foi apresentada na passada segunda-feira, 11/02, na cerimónia de apresentação oficial da prova, que teve lugar em Luanda.
De acordo com o porta-voz da Comissão Organizadora do torneio, que será o primeiro a ser disputado em África, a mascote já foi apresentada, mas carece ainda de aprovação da comissão.

“O criador foi um jovem da empresa Rimagos, por isso a comissão organizadora optou por esta logomarca e esta mascote”, disse.

Segundo ainda o responsável, o nome a ser atribuído à mascote, assim como o hino do mundial, serão conhecidos até ao final do mês de Março.

A quadragésima primeira edição do campeonato do mundo de hóquei em patins será realizada de 20 à 28 de Setembro, nas cidades de Luanda e Namibe.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hoquei no Namibe 2013

Governador mostra-se satisfeito com apresentação dos grupos carnavalescos



Namibe - O governador provincial do Namibe, Isaac dos Anjos, acredita que o corpo de jurado vai ter tarefa difícil para apurar o vencedor da edição 2013 do Carnaval, pelo facto dos grupos carnavalescos terem-se apresentado bem durante o desfile central a nível da província, realizado nesta terça-feira.
Fez referência aos grupos que vieram dos municípios, no caso particular do Tombwa e Bibala, que ao longo do seu desfile deram o seu melhor para convencer o jurado.
Falando à comunicação social no final do desfile, Isaac dos Anjos disse que o Carnaval não deixa de ser uma festa do país, onde a unidade nacional é tónica principal.
Disse ainda que o governo tem maior responsabilidade de fazer passar a mensagem do Carnaval como um produto cultural e turístico, porque arrasta consigo a multidão dos vários estratos sociais.
Disse ainda que o facto do Namibe ter sido incluído na homenagem de um dos grandes grupos carnavalescos (Torre do Tombo) a nível do Ministério da Cultura, os grupos ganharam mais ânimo nas suas apresentações.

Youtubetv Namibe emissora oficial do carnaval do Namibe em 2013

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Polícia garante asseguramento do Carnaval 2013

Namibe – O Comando Provincial da Polícia Nacional do Namibe mobilizou 300 efectivos para assegurar o desfile provincial a ter lugar esta tarde defronte ao Estádio “Joaquim Morais", nesta cidade.
Em declarações hoje (terça-feira) à Angop, o superintendente-chefe, José Esteves, sublinhou que o efectivo envolvido, provém de vários órgãos afectos ao Ministério do Interior, nomeadamente da Polícia de Ordem Pública, Serviços de Protecção Civil e Bombeiro, Polícia de Guarda Fronteira, Viação e Trânsito, Polícia Económica, Investigação Criminal, entre outros.
  
O porta-voz frisou que o principal objectivo é garantir ordem e tranquilidade públicas, assegurar as pessoas e seus bens, para que a maior festa do povo decorra sem sobressaltos.
O superintendente-chefe disse que comparativamente ao período anterior (2012), a presente edição conta com mais efectivos, sem contudo precisar números.

Youtubetv News emissora oficial do carnaval do Namibe 2013

A merecida homenagem ao Carnaval do Namibe Grupo "Torre do Tombo"


Cor, emoção e muita alegria caracterizaram na quinta-feira a homenagem feita pelo Ministério da Cultura a um dos mais emblemáticos grupos carnavalescos do Namibe.
O Torre do Tombo, tal como o grupo União Jovens do Mukuaxi, em Luanda, foi distinguido, nesta edição da maior manifestação popular, o Carnaval 2013, com todo o mérito, como realçou o secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, que entregou um diploma e um cheque no valor de dois milhões de kwanzas ao responsável do grupo.
Numa cerimónia que decorreu no recinto da Estufa Municipal, os foliões do Torre do Tombo não deixaram os seus créditos em mãos alheias e brindaram os presentes, durante dez minutos, com as suas passadas e batucadas que, como diz a música que entoavam, “até fazem dançar os mucubais”. Mais de 80 elementos, entre bailarinos, cantores e instrumentistas, devidamente ornamentados, demonstraram não ficar a dever nada aos grandes da capital do país.
Bessa nganas, pescadores, mucubais, todos representados numa perfeita simbiose, dançaram o semba, a varina e a rebita, e evocaram os benefícios que o mar, os campos, e até mesmo o deserto, dão aos homens e mulheres desta terra. É assim o Carnaval do Namibe, que muitas vezes tem à frente o grupo Torre do Tombo, criado na década de 40 do século passado e que desde então conta com 15 títulos de vencedor, sete dos quais consecutivos, entre 1995 e 2003, e outros três entre 2010 e 2012.
Por força da distinção, o grupo não pode concorrer ao Carnaval deste ano, mas vai desfilar os seus mais de 500 foliões no dia do Entrudo provincial, a 12 de Fevereiro, no estádio Joaquim Morais.
No entanto, ficou o alerta do seu presidente do grupo, Hélder Albuquerque: “Em 2014 vamos estar de volta com a mesma força, inovação e criatividade, porque o Carnaval é a nossa paixão e vencer a nossa missão.” Cornélio Caley recordou que as homenagens a grupos carnavalescos são um projecto do Ministério da Cultura e acontecem desde 2003. Todos os anos são distinguidos dois grupos, um de Luanda e outro de uma província, pela sua participação assídua nos festejos do Carnaval.
“Angola precisa de desenvolver um Carnaval que contribua para o turismo, uma grande fonte de riqueza que nos dias de hoje põe alguns países em desenvolvimento”, disse o secretário de Estado da Cultura, referindo que o Entrudo deve envolver toda a sociedade.
Desfile Grupo Carnavalesco Torre Do Tombo
Além disso, considerou que cidades tão bonitas como o Namibe precisam de criar mais grupos carnavalescos, para que a competitividade seja maior e “para que um dia um grupo desta cidade seja convidado para desfilar na nova marginal de Luanda”.
A cerimónia de homenagem contou com a participação do governador do Namibe, Isaac dos Anjos.
Festa popular
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, disse na quinta-feira, em Luanda, estar convencida que a edição deste ano do Carnaval vai decorrer com êxito, uma vez que tem constatado uma maior entrega a nível da comissão organizadora e das organizações culturais.
A ministra Rosa Cruz e Silva fez estas declarações à imprensa durante a gala de homenagem ao Grupo Carnavalesco Jovem do Mukuaxi.
“Todos os anos, a nível organizativo, procuramos ser cada vez melhores e, nesta edição, não vai ser diferente, para que possamos dignificar ainda mais a nossa cultura”, disse.
“Esta homenagem que foi feita ao Grupo Carnavalesco Jovem do Mukuaxi serve de primeiro ensaio para que o desfile central tenha um resultado positivo de ponto de vista organizativo”, disse a governante.
Na mesma perspectiva, a governante solicitou maior empenho a todos os grupos nacionais participantes no Entrudo, para que a mesma seja vibrante, colorida, apelativa e atractiva, mantendo a forma peculiar da sua organização.
Os dois grupos carnavalescos foram homenageados na noite de quinta-feira, pelo Ministério da Cultura (Mincult), devido ao contributo que têm dado ao engrandecimento do Carnaval no país.
A cerimónia de Luanda contou com a presença do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, em representação do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente.
Diálogo tradicional
O espectáculo em homenagem ao grupo carnavalesco União Jovens do Mukuaxi ficou marcado pelo diálogo rico entre o folclore e as letras cantadas em língua nacional quimbundo.
A tónica da festa começou com um trecho do grupo Kituxi e acompanhantes, num espectáculo executado ao som de instrumentos de precursão: batuque, reco-reco ou raspador. Seguiu-se em palco a exibição dos grupos de dança os Diamantes e Bloco Sol. Os conjuntos exibiram-se coerentemente sob a performance musical da Banda Maravilha, que tocou os temas “Kianda São Paulo” e “Minga”, duas canções que reflectem a vivência do dia-a-dia dos luandenses e o amor de mãe pelos seus filhos. Foi evidente a sintonia sonora dos instrumentos executados pela banda, a ginga dos bailarinos e o ecoar do apito do “pivô” do grupo Diamante.
Por sua vez, a cantora Armanda Cunha, uma das vozes femininas mais prestigiadas, apresentou-se com a mesma tónica do espectáculo, cantando também temas em língua nacional quimbundo. Em poucas palavras, a artista elogiou, ainda, a oportunidade dada pelo Ministério da Cultura às mulheres pela participação nessa homenagem.
O mesmo aconteceu na apresentação da cantora Malú, ao interpretar canções de grandes nomes da música tradicional angolana, como Nike, exímio instrumentista, e Bonga.
A imensa surpresa aconteceu com a entrada inusitada do músico Dom Caetano, que estava vestido de Rei. O momento foi também preenchido com muito ritmo, através da apresentação de alguns temas do grupo homenageado, que espelham a importância dos citadinos luandenses auxiliarem o Governo Provincial nas suas tarefas.
Cada música soava a Carnaval. Soou também com a proeza de Calabeto que dançou freneticamente diante do público, correspondendo este com grandes aplausos.
Calabeto interpretou um tema da autoria dos Mukuaxis e encerrou o espectáculo acompanhado dos 38 elementos do grupo.
Youtubetv Namibe emissora oficial do Carnaval do Namibe 2013 e do Mundial de Hoquei em patins 2013
Parcerias:
(jornaldeangola.com)

Simplicidade luz, cor e rigor marcam lançamento do Campeonato de Hóquei

Mundial2013
 

 

Fortaleza, Brasil - Simplicidade, luz, cor e rigor são as referências que marcaram hoje (segunda-feira) a cerimónia de lançamento do primeiro Campeonato do Mundo de Hóquei em patins que África vai albergar, a realizar-se nas cidades angolanas de Luanda e Namibe de 20 a 28 de Setembro do corrente ano.

Em 49 minutos, depois do Hino Nacional, foram apresentados vídeos que mostraram algumas das grandes potencialidades de Angola quer do ponto de vista desportivo, cultural, infra-estrutural e económico e as maquetas dos dois pavilhões que estão a ser construídos nas cidades do Namibe e Luanda com a capacidade para três mi e 12 mil espectadores respectivamente.

Os minutos seguintes serviram para apresentar os membros que compõem da comissão executiva, bem como as bandeiras dos dezasseis países que vão competir, com destaque para a de Angola que foi bastante ovacionada pelos presentes que lotaram a sala.

A logo Marca da competição, cujo o criador inspirou-se em dois instrumentos fundamentais da modalidade, o Stick e a bola a máscara da cultural Tchokwé dauma outra visibilidade a logo marca com traços da cultura nacional bem visíveis.

Contrariamente as cerimónias do género apenas três discurso sendo o primeiro efectuado pelo Presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP) Carlos Alberto Jaime, secundado pelo presidente do Comité Internacional de Rink Hockey(CIRH)Harros Strucksberg e do Ministro dos Desportos e coordenador da Comissão Inter-Ministerial Gonçalves Muandumba.

Sob o olhar atento de alguns ministros do Executivo, secretários de Estado, deputados, diplomatas, jornalistas, dirigentes desportivos e amantes da modalidade a cerimónia oficial foi dada como encerrada, momento que foi bastante aplaudido dado o rigor no tempo de apresentação de cada uma das etapas que a organização preparou.

Vão participar do campeonato do mundo as selecções da Espanha(campeã do mundo) Argentina (vice-campeã), Áustria, Brasil, Colômbia  Inglaterra, Itália, Alemanha, Moçambique, Portugal, África do Sul, Suíça, Estados Unidos da América, França e Angola.

 Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial do Namibe 2013

Ericsson Cabral
Matéria parceria Angop





 Imprimir    Indicar