terça-feira, 9 de abril de 2013

Reclusos do Bentiaba participam na reconstrução de estradas


Namibe – Pelo menos três dezenas de reclusos do Bentiaba, cadeia localizada a 180 quilómetros da sede provincial do Namibe, estão engajados no processo de reconstrução nacional, participando na reabilitação de estradas e construção de residências a nível dessa província.
 
 
A informação foi avançada segunda-feira, à Angop, pelo director-geral do referido estabelecimento prisional, Chihama Samuel Jamba, acrescentando que um número considerável de presos é regularmente solicitado por distintas empresas do ramo para serviços remunerados.
 
Em entrevista, a propósito das actividades sociais realizadas pelos presidiários, o assessor prisional de segunda classe salientou que grande parte das infra-estruturas construídas nos arredores da cadeia, nos últimos tempos, contou com a participação dos presos.
 
O responsável explicou que, apesar de se tratar de mão-de-obra reclusa, o serviço prestado (em distintas tarefas da construção civil) por estes é remunerado e que 20 porcento do salário de cada contratado vai para o estabelecimento prisional, como contrapartida.
 
“Todas as empresas que contratam a mão-de-obra reclusa celebram connosco o respectivo contrato, que prevê remuneração. E deste dinheiro, como os depósitos são feitos a partir da contabilidade da cadeia, é descontado vinte porcento para o cofre do estabelecimento”, informou.
 
Os vinte porcento, prosseguiu o director-geral do Bentiaba, vão para a direcção da cadeia e são usados na compra de equipamentos, material de higiene e escolar para outros presos que não estão enquadrados em actividades externas remuneradas.
 
Por outro lado, o responsável salientou que muitos reclusos licenciados trabalham como professores em regime de colaboração, na formação de outros presos de níveis inferiores e de alguns moradores das redondezas, desde a alfabetização ao ensino médio.
 
Além disso, 600 estão ocupados na actividade agrícola, outros trabalham nas oficinas de mecânica, bate-chapa e de electricidade em benefício da cadeia e da comunidade do Bentiaba.

Um comentário:

  1. se assim for, é de louvar a deus. pós deus disse: amai-vos uns aos outros. de facto sempre que irmos a caminho certo as coisas ficarão no seu trameto. há um ditado que diz ; ninguém é melhor que ninguém, pós um dia as coisas ficarão no seu lugar, peço um grande favor em memória de aqueles que já não existem, não faça a outro o que você não gosta que te façam, analisem; um preso sem processo está a mais de 10 na cadeia sem ser ouvido, eu pergunto este é preso, detido de alguém ou morto de alguém ?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!