Duzentos e 19 contratos de trabalho foram homologados no primeiro trimestre do ano em curso pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, (INEFOP) do Namibe, mais oito em relação a igual período do ano anterior.
Em declarações nesta quarta-feira à Angop, o director da instituição, António Lufuma Dala, frisou que dos 219 contratos de trabalho aprovados, constam 121 por tempo determinado e 98 por tempo indeterminado.
Salientou que os mesmos estão distribuídos por sectores económicos, sendo primário (pescas) 63, secundário (construção civil e obras públicas) 67, terciário (sector do comércio) 29, no domínio de transportes 32, prestação de serviços 22 e hotelaria e turismo seis.
O responsável esclareceu que, no período em referência, o sector recepcionou 118 pedidos de emprego em dois centros existentes, no município sede e Tombwa, dos quais 87 homens e 31 mulheres, onde 62 pedidos, aguardam por colocação.
A nível da província existem cinco centros de formação profissional tutelados pela sua instituição, como de construção civil, em funcionamento desde 1989, do município do Tombwa e outros de artes e ofícios na Bibala, Camucuio e Virei assegurados por 31 formadores.
Informou ainda que no mesmo trimestre o INEFOP no Namibe realizou várias actividades das quais pontificam o registo e controlo do movimento do mercado do emprego e a realização de visitas técnicas às entidades empregadoras.
Deu a conhecer que durante o ano de 2012 foram formados 455 jovens em sete cursos, nomeadamente, informática (203), electricidade (96), construção civil (42), contabilidade e gestão (40), corte e costura (31), serralharia (24) e carpintaria (19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!