terça-feira, 30 de abril de 2013

Youtubetv Namibe engajada na divulgação do Mundial de Hóquei em Patins 2013

Youtubetv Namibe 

O Youtubetv Namibe e seus parceiros estão em colaboração para a divulgação do Mundial de hóquei no Namibe, tanto a nível nacional como internacional. No final das postagens a Youtubetv passou a assinar no final das suas postagens o slogan:"Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins no Namibe 2013".

Acredita-se que em conjunto os sites parceiros poderão atingir durante o mundial uma meta de 520000 visualizações diariamente, somente de notícias relacionadas ao mundial no Namibe.
Sites Parceiros Da Youtubetv Namibe:

Angop
Jornal de Angola
Namibe online
O PAIS

Portal de Angola
Radio Nacional de Angola Online

A Youtubetv é um site que se destina somente a divulgar e a criar postagem relacionadas a província do Namibe e no Mundial abrirá uma exceção colocando na sua grelha de notícias, postagens relacionadas a cidade de Luanda, outra cidade anfitriã do mundial.

As postagens em "Inglês e Chinês" serão das novidades que a Youtubetv Namibe irá implantar, para dar continuidade ao crescimento de audiência em países como: EUA, China, Russia, Africa do Sul e Reino Unido. A criação do portal dos "filhos da província do Namibe" será uma realidade no Mundial, nesse portal todos poderão dar suas ideias e incentivos e ainda fazer parte da Youtubetv Namibe.

A Youtubetv Namibe passará a ter um novo linkk: www.youtubetvnamibe.com dando continuidade ao processo de crescimento que iniciou no ano de 2013.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em Patins no Namibe 2013


Representações diplomáticas chamadas a divulgar Mundial

Hóquei em Patins


 O Mundial de hóquei em patins, a decorrer de 20 a 28 de Setembro em Luanda e Namibe, será divulgado nas representações diplomáticas e consulares de Angola no exterior através de sítios na Internet, revistas e distribuição de produtos publicitários. 
 
O facto ficou decidido esta segunda-feira durante um encontro entre o Comité Organizador do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins (Cohoquei) e adidos de imprensa angolanos colocados nas missões no exterior do país, orientado pelo director Nacional de Comunicação Social, Rui Vasco.
 
Realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, em Luanda, a divulgação do evento por via das embaixadas surge em resposta a um apelo neste sentido da organização do primeiro mundial a ser disputado no continente africano.
 
Os adidos de imprensa ficaram também com a incumbência de criar mecanismos para facilitação de vistos para os jornalistas que pretenderem se deslocar ao país para a cobertura da competição e de prestarem maior número de informações sobre Angola.
 
Mostrar uma nação em paz efectiva e em reconstrução, as potencialidades turísticas e culturais, capacidade hoteleira estão entre o leque de informações a serem postas à disposição nos vários países onde Angola possui representação diplomática, independentemente de terem selecções na competição ou não.
 
No encontro foi aventada a hipótese do campeonato do mundo ser apresentado em Lisboa (Portugal) e em Barcelona (Espanha), na primeira por razões históricas e na segunda por ser actualmente o berço do hóquei mundial.
 
O 41º campeonato do mundo de hóquei em patins foi já apresentado oficialmente em Fevereiro, em conferência de imprensa, em Luanda, numa cerimónia que contou com o presidente da federação internacional da modalidade, o alemão Harros Strusberg.
 

sábado, 27 de abril de 2013

Namibe forma operadores de turismo



Operadores do ramo da hotelaria e similares da Província do Namibe concluíram uma acção de formação sobre o “Turismo Sustentável para o Desenvolvimento Local”, organizado pela direcção da Hotelaria e Turismo com o financiamento da Agência espanhola de cooperação internacional para o desenvolvimento.
No seminário, orientado pela consultora internacional em Turismo Sustentável para o Desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Dominique Verdugo,    foram abordados o projecto “Desenvolvendo negócios sustentáveis”, “Benefício do turismo internacional”, “ Turismo sustentável”, bem como os objectivos e métodos de elaboração de projectos.
Dominique Verdugo destacou a importância do turismo sustentável para a vida das comunidades, notando que a província do Namibe saiu muito a ganhar com o seminário, pois, referiu, os agentes de hotelaria e turismo foram dotados de ferramentas indispensáveis para um atendimento adequado e mais profissionalizado. “O turismo é ainda emergente, mas tem muito espaço para desenvolver-se”, sublinhou Dominique Verdugo. O presidente da Associação de Turismo do Namibe, Manuel Lua, realçou a importância da formação que, como disse, permitiu compreender melhorar o turismo sustentável e seus benefícios directos para as populações locais.
A vice - governadora para área social do Namibe, Maria dos Anjos Mahove, recordou que o desenvolvimento do turismo no país constitui uma aposta inquestionável do Executivo devido às condições favoráveis e a natureza proporciana.
“A grandeza do país e as suas belas paisagens e não só fazem com que o sector da hotelaria e turismo exija um modelo de desenvolvimento assente numa base sólida, com infra- estruturas hoteleiras e acomodação, capazes de ombrearem com as suas congéneres de outros países”, sublinhou. Para Maria Mahove, o turismo continuará a ser um factor de desenvolvimento económico e social do país em geral e da província em particular, a julgar pela sua dinâmica crescente.
 “O desafio é grande para que esse progresso passa acontecer dentro dos parâmetros e estruturas sustentáveis, daí a razão dessas acções de formação e capacitação”, defendendo serviços de hotelaria com padrões internacionais.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Ruptura de stock de mosquiteiros impregnados no Namibe pode favorecer a malária


Apesar de todos os cuidados a doença está em progressão na provincia, segundo as estatísticas comparadas entre os anos de 2012 e 2013


Armando Chicoca
A situação está a preocupar os quadros da saúde pública e parceiros sociais ligados ao programa de luta contra a malária na província do Namibe, numa altura em que os dados estatísticos apontam para a subida dos casos e mortalidade de paludismo.

Martinho Somandjinga, oficial provincial do programa de malária no Namibe disse a Voz da América que o depósito de medicamentos local apenas dispõe de duzentos mosquiteiros, embora a província tenha sido notificada nas últimas horas a proceder ao levantamento de mil mosquiteiros em Luanda

Estatisticamente, em relação ao primeiro trimestre do ano transacto, nos primeiros três meses do ano em curso houve aumento de casos de malária.

Em Janeiro de 2012 houve 9817 casos de malária contra os 8459 no mesmo mês em 2013. Quanto a Fevereiro, foram registados no ano passado 6209 casos contra os 8470 deste ano. O mês de Março de 2012 ficou assinalado com 9107 registos em 2012 contra os 10465 do mesmo período em 2013.

Total de casos de malária, 25.133  no ano de 2012 e no primeiro trimestre do ano em curso registou-se, 27.394, portanto, houve aumento de 2.261 casos. O número de óbitos durante o primeiro trimestre já é de 42 pessoas e o oficial provincial do programa de malária considera de alarmante o desfecho do presente ano em termos da doença.

“Em relação aos óbitos, 83 registados durante os 12 meses do ano de 2012 contra 42, registo do 1º trimestre de 2013”, esclareceu.

Os técnicos de diagnóstico, oriundos dos vários pontos dos Municípios e comunas estão a ser aprimorados para melhor poderem corresponder a expectativa que se impõe.

O lançamento do programa pré-eliminação da malária, há muito proposto para a província do Namibe, arranca nos próximos dias, segundo revelou aquele responsável
.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Compra de novos meios melhora saneamento básico no Namibe




A aquisição de novos equipamentos de trabalho pela administração municipal do Namibe vai melhorar o saneamento básico do município sede, afirmou hoje, quarta-feira, o administrador local, Armando Valente.

 
Em declarações à imprensa sobre a preparação do Mundial de hóquei em patins, cuja cidade é uma das sedes em Setembro, disse que foram comprados terça-feira quatro camiões e uma máquina pá-carregadora, além dos meios já existentes como viaturas para limpeza de fossas, camiões porta-contentores para remoção do lixo, tractores, entre outros.


"Com a entrada em funcionamento destes meios e do que já se está a verificar teremos uma cidade mais limpa, que poderá atrair os visitantes, turistas, parceiros de negócios, atletas e outras individualidades", realçou.


Associado ao desempenho do governo provincial, o administrador disse ainda que se pretende dar outra imagem à cidade. "Estamos afinar mecanismos de limpeza e higiene da cidade, fazendo retoques e reparos aos principais largos e jardins, limpeza das praias.
Em fim, pretendemos ter uma cidade com imagem de quem vai receber visitas", disse.

Para isso, Valente pediu a colaboração dos munícipes para que na altura do evento a cidade do Namibe esteja bem arrumada e organizada. "Como administração municipal, já começamos a ensaiar alguns mecanismos de limpeza, declaramos guerra total ao lixo. No centro da cidade já estamos bem. Há intervenções que estão a ser feitas nos bairros periféricos, bem como estamos a efectuar obras de reabilitação e requalificação das principais avenidas e pelo andar dos trabalhos até ao final de Julho tudo estará concluído", observou.

Para os empreiteiros, hoteleiros e outros potenciais produtores de lixo, Armando Valente solicitou a máxima colaboração para que possam depositar os resíduos em locais apropriados, criados pela administração municipal, e evitar lixeiras dentro da cidade e nos barros periféricos.

Namibe é uma província acolhedora por natureza e o administrador ressaltou que esta possui muitos recantos turísticos, como as águas termais do Ndolondolo e da Montipa nos municípios do Kamucuio e Bibala, o deserto que faz cruzamento espectacular com o mar, a caça, pesca, a bela e mais rara planta Weliwítschia Mirabilis, praias, pinturas rupestres.

"Juntando-se todos estes motivos, teremos ingredientes para que o Namibe viva uma festa completa que não só se vai resumir no campo desportivo mas também cultural, turístico, de negócio. Vamos ter motivos suficientes para que esta etapa marque o início de muitas vindas ao Namibe", acrescentou.

Garantiu estarem criadas as condições de iluminação pública da cidade do Namibe, a partir das duas centrais eléctricas: a do Xitoto e outra construída no bairro periférico Plató.


quarta-feira, 24 de abril de 2013

Mundial / Responsável aponta ganhos para região sul


 A construção de um pavilhão multi-uso e maior abertura ao turismo são os principais ganhos que a realização do campeonato do mundo de hóquei em patins, marcado para Setembro, em Luanda e Namibe, vai proporcionar à região sul.
 
Esta opinião foi expressa pelo director provincial da juventude e desportos do Cunene, António Wakanhuku José, que esteve em Luanda, para participar no conselho consultivo do Ministério de tutela realizado de 17 a 19 deste mês.
 
“Um dos primeiros ganhos para a região sul é a construção da grande infra-estrutura, no Namibe e outro é no capítulo do turismo”, disse o responsável, referindo-se ao pavilhão de três mil lugares que está a ser erigido no Namibe, cidade que vai albergar uma das séries do Mundial.
 
Acrescentou que as delegações participantes na prova poderão desfrutar dos pontos turísticos da região e constar que “Angola tem paisagens e potencialidades para serem uma referência em termos de turismo”.
 
Quanto à contribuição da província do Cunene para o Mundial, anunciou a intenção de enviar um grupo de apoiantes para o Namibe “para participar da festa que é de toda a nação”.
 
“Embora o Cunene não se faça sentir a prática da modalidade, estamos a mobilizar-nos para que por altura da competição uma caravana com um número significativo vá ao Namibe”, afirmou António Wakanhuku José.
 
O 41º campeonato do mundo de hóquei em patins disputa-se de 20 a 28 de Setembro em Luanda e Namibe.
 
Youtubetv Namibe emissora oficial do mundial de hóquei em patins 2013

Direcção do Turismo prevê sector hoteleiro mais forte após mundial de hóquei


A entrada em funcionamento de novos hotéis em construção na cidade do Namibe, no quadro do mundial de hóquei em patins que Angola acolhe em Setembro próximo, vai proporcionar maior competitividade e qualidade de serviços no sector hoteleiro.

 
Recepção de hotel no Namibe
A afirmação é da directora provincial do Comércio e Hotelaria e Turismo do Namibe, Amélia Camunheira, que augura maior competitividade e qualidade no sector hoteleiro, em particular, no quadro do mundial de hóquei em patins que o país acolhe em Setembro.
 
Em declarações hoje à Angop sobre os ganhos do sector na localidade com a realização desta competição em Angola (Namibe acolhe uma das séries), a responsável acrescentou que o facto contribuirá para o reforço da rede hoteleira e melhoramento da qualidade dos produtos e prestação de serviço nesta vertente.
 
Adiantou que no âmbito da 41ª edição do campeonato do mundo em hóquei em patins, entrarão em funcionamento na cidade do Namibe três novas unidades hoteleiras, que se encontram em fase de conclusão, designadamente um do Instituto Nacional de Fomento Turístico – Infotur (reabilitação) e outros dois da seguradora AAA (construção de raiz).       
 
Amélia Camunheira acrescentou que, pela mesma causa, provavelmente os hotéis Kalahari (35 quartos) e o Welwicthia (24) começam também a ser reabilitados este trimestre, com previsões de ficarem prontos igualmente antes do mundial, cuja outra série realiza-se em Luanda (capital do país).
 
Salientou que apenas dois hotéis funcionam no Namibe, o Chic Chic (77 quartos) e o Moçâmedes (25) e que independentemente do mundial, além dos hotéis referenciados a província está a ganhar outras infra-estruturas turísticas e hoteleiras, com destaque para complexos turísticos, lodges e restaurantes.
 
“Não há dúvidas de que o campeonato do mundo trará muitos ganhos ao sector e à província, em geral. Certamente que vai obrigar os nossos operadores económicos a se reorganizarem e a aumentar a competitividade no mercado” – disse a responsável, avançando que nesta altura muitos empresários estão a investir na província, com maior incisão no sector hoteleiro.
 
A rede hoteleira e similares do Namibe é composta por 229 unidades, das quais 189 encontram-se em pleno funcionamento e 40 inoperantes. Deste leque constam hotéis, pensões, restaurantes, cervejarias e agências de viagens e turismo. Actualmente o sector conta com 484 quartos e 591 camas.
 
Youtubetv Namibe emissora oficial do mundial de hóquei em patins 2013

Vacinadas mais de 80 mil crianças contra poliomielite no Namibe


Pelo menos 85 mil crianças menores de cinco anos de idade foram vacinadas contra a poliomielite na província do Namibe, durante a primeira fase da campanha de vacinação decorrida de 12 a 14 de Abril.
 
Segundo dados das autoridades sanitárias locais, a que a Angop teve terça-feira acesso, a imunização ultrapassou a meta preconizada anteriormente, fruto do desempenho exercido pelos mobilizadores, técnicos de saúde, vacinadores e administrações municipais.

Inicialmente a província prévia vacinar um total de setenta e nove mil 817 mil crianças.
 
A campanha contou com um total de 273 vacinadores e 154 mobilizadores. Na campanha anterior a província avia vacinado um total de mais de 75 mil crianças.

Mundial / Namibe prepara visitas guiadas a pontos turísticos para participantes

Hóquei em patins


As delegações participantes na 41ª edição do mundial de hóquei em patins, que tiverem como sede a província do Namibe, vão beneficiar de visitas turísticas guiadas na região, numa iniciativa da comissão organizadora.
 
A informação foi avançada segunda-feira à Angop pelo director local da Juventude e Desportos do Namibe, Narciso da Costa, salientando, que o programa visa promover as potencialidades turísticas da província, e proporcionar momentos de lazer aos visitantes.
 
Falando sobre o estado actual dos preparativos do evento, o responsável disse tratar-se de uma actividade de rotina, mas que ganhará novo impulso e roupagem durante o mundial. Salientou que para tornar este programa mais atractivo, profissional e regular, após ao campeonato, estão a ser formados guias turísticos. 

Explicou que dentro do “pacote” Mundial está também o programa de visitas a locais turísticos, enfatizando a “riqueza” do Namibe neste sector, com destaque para a Welwítschia, as miragens e o arco (uma lagoa no meio do deserto).
 
Entre outros locais a serem visitados por membros do Comité Internacional de Ring Hóquei (CIRH), da confederação africana da modalidade, integrantes das oito selecções e das equipas de arbitragem constam ainda a Serra da Leba, as praias, as águas quentes da Mutipa (no município de Bibala), as pinturas rupestres de tchitundululu (Virei).
 
De igual modo, as águas quentes da Quediva (Tômbwa), as artes mbales, o parque nacional do Iona (ambos no Tômbwa), entre outros locais que despertam atenção internacionalmente e decerto vão propiciar um ambiente salutar aos turistas, segundo o director provincial da Juventude e Desporto do Namibe.
 
Youtubetv Namibe emissora oficial do mundial de hóquei em patins 2013


Mundial vai gerar 500 empregos directos a cidadãos nacionais no Namibe

Hóquei em patins


Pelo menos 500 postos de trabalho directos serão criados para os habitantes do Namibe, por ocasião da 41ª edição do campeonato do mundo de hóquei em patins, que o país acolhe em Setembro nesta cidade e em Luanda.
 
Estes empregos serão gerados durante a prova, nas áreas de serviços de apoio. Neste momento, algumas pessoas beneficiaram de emprego na construção civil, nas empresas engajadas na edificação das infra-estruturas.
 
A informação foi hoje avançada à Angop pelo director provincial da Juventude e Desportos do Namibe, Narciso da Costa, referindo que só o pavilhão proporcionou a criação de 200 postos de trabalho a cidadãos nacionais envolvidos na construção.
 
O responsável, que se pronunciava sobre os preparativos do evento, acrescentou que outros 60 jovens participam da construção de hotéis que vão apoiar o campeonato.
 
Entre os serviços de apoio, com probabilidades de gerarem empregos durante a competição, Narciso da Costa citou os de segurança, os médicos, de protocolo, bilheteira e outros sociais, incluindo uma exposição sobre artefactos da modalidade.
 
“Pensamos que o mundial vai providenciar emprego a muita gente, até porque vai envolver um conjunto de actividades paralelas, além das vagas que deverão ser preenchidas nos novos hotéis em construção e outros empreendimentos, que entrarão em funcionamento no mesmo quadro”, concluiu.

Youtubetv Namibe emissora oficial do mundial de hóquei em patins 2013

INEFOP homologa mais de 200 contratos


 Duzentos e 19 contratos de trabalho foram homologados no primeiro trimestre do ano em curso pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional, (INEFOP) do Namibe, mais oito em relação a igual período do ano anterior.

Em declarações nesta quarta-feira à Angop, o director da instituição, António Lufuma Dala, frisou que dos 219 contratos de trabalho aprovados, constam 121 por tempo determinado e 98 por tempo indeterminado.

Salientou que os mesmos estão distribuídos por sectores económicos, sendo primário (pescas) 63,  secundário (construção civil e obras públicas) 67,  terciário (sector do comércio) 29, no domínio de transportes 32,  prestação de serviços 22 e hotelaria e turismo seis.

O responsável esclareceu que, no período em referência, o sector recepcionou 118 pedidos de emprego em dois centros existentes, no município sede e Tombwa, dos quais 87 homens e 31 mulheres, onde 62 pedidos, aguardam por colocação.

A nível da província existem cinco centros de formação profissional tutelados pela sua instituição, como de construção civil, em funcionamento desde 1989, do município do Tombwa e outros de artes e ofícios na Bibala, Camucuio e Virei assegurados por 31 formadores.

Informou ainda que no mesmo trimestre o INEFOP no Namibe realizou várias actividades das quais pontificam o registo  e controlo do movimento do mercado do emprego e a realização de visitas técnicas às entidades empregadoras.

Deu a conhecer que durante o ano de 2012 foram formados 455 jovens em sete cursos, nomeadamente, informática (203), electricidade (96), construção civil (42), contabilidade e gestão (40), corte e costura (31), serralharia (24) e carpintaria (19).  

Pavilhão do Namibe com sistema de água montado

Hóquei em patins

Youtubetv Namibe parceria com Angop
Pavilhão multi-uso em construção no Namibe
Pavilhão multi-uso em construção no Namibe

 O arena multiuso da província do Namibe, uma das sedes da 41ª edição do mundial de hóquei em patins, marcada para Setembro deste ano, encontra-se já montado com o sistema de água potável, estando nesta altura a receber as últimas ligações de canalização para os balneários, apurou hoje a Youtubetv Namibe.
 

No referido pavilhão foram construídos dois tanques de água com capacidade para 50 mil litros cada, que serão distribuídos para os diversos serviços como balneários para atletas, árbitros, treinadores, públicos (para homens, mulheres e deficientes).
 

Segundo o empreiteiro, André Costa, “ o pavilhão tem todo o sistema de água montado, estado nesta altura a faltar apenas 40 metros de ligações da canalização de alguns edifício que até ao final desta semana fica tudo pronto”.
 

Prometeu para o fim de Abril a conclusão de aplicação das bancadas gerais. Estão já concluídos 90 porcento dos trabalhos de betão e os de alvenarias interior e exterior, estando em curso a estucagem dos compartimentos e a instalação das redes de águas residuais, fluviais e potável, assim como a eléctrica, que caminha a bom ritmo.
 

O pavilhão está orçado em um bilião 373 milhões, 619 mil e 500 Kwanzas, começou a ser construída a 5 de Outubro de 2012 na zona do Porco Russo (na sede provincial), terá capacidade para três mil e 72 espectadores sentados, sendo dois mil 892 nas bancadas gerais e os restantes 180 em zonas e lugares específicos.
 

Tem uma área administrativa, posto médico, sala anti-doping, salas de reuniões, de conferência e de imprensa, posto de socorro, cafetaria, restaurante e unidade de venda, que já estão concluídos faltando o trabalho de revestimento, segundo André Costa.
 

O mesmo ocupa 1137 metros quadrados e terá ainda três balneários – vestiários para atletas, árbitros e treinadores, outros três públicos (para homens, mulheres e deficientes), zona de aquecimento e musculação e dois camarotes distintos (um VIP e outro para entidades oficiais de honra).
 

Estão envolvidos nesta empreitada mais de 50 trabalhadores angolanos e portugueses. 

Youtubetv Namibe emissora oficial do mundial de hóquei em patins 2013
 

Hotelaria e Turismo promete condições no Namibe

Hóquei em patins


 A directora provincial do Namibe da Hotelaria e Turismo, Amélia Camunheira, disse esta terça-feira que estão a ser criadas condições para acomodar os visitantes antes, durante e depois do Mundial de hóquei em patins, a disputar-se em Setembro nas cidades de Luanda e do Namibe.
 
Falando à Angop, referiu que neste momento conta com dois hotéis (Chik-Chik e Hotel Moçâmedes).
 
Disse que o Hotel Chik-Chik, com capacidade de 70 quartos, poderá albergar três a quatro equipas, enquanto vai trabalhar com o Hotel Moçâmedes para que receba duas ou mais delegações.
 
Amélia Camunheira apontou que o governo local está a negociar com as estruturas centrais para o acabamento do hotel a cargo do Ministério da Hotelaria e Turismo, de modo a alojar mais integrantes deste evento internacional.
 
Essa unidade foi edificada em 2008 e localiza-se Praia Amélia, a 7 kms da sede. Trata-se de uma imponente obra completa, faltando apenas os últimos retoques.
 
“Queremos que esse hotel esteja concluído antes da realização do campeonato mundial de hóquei”, disse, acrescentando que conta também outros serviços de hospedarias, pensões e similares.
 
A responsável pediu a solidariedade dos hoteleiros, para defender e exaltar o bom nome da província e os serviços que serão prestados. 
 
Segundo a fonte, além do interesse do Estado, existe o dos operadores económicos e hoteleiros na promoção dos negócios.
 
“Este é um compromisso que o país tem com o mundo e particularmente com a província. Vamos fazer esforços no sentido de reunir todas as condições possíveis, exigidas pela federação internacional de hóquei”, enfatizou.
 
Actualmente a rede da província do Namibe conta com 188 unidades em funcionamento, entre hotéis, pensões, aparthotel, pensões-residenciais, hospedarias, restaurantes, snack-bares, cafés, cervejarias, botequins, lanchonetes, salas de danças, agências de viagem e turismo e aldeias turísticas.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de hóquei em patins 2013 no Namibe

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comuna da Lucira vai contar com uma unidade de congelação de pescado


A comuna da Lucira, 210 quilómetros a norte da cidade do Namibe, vai contar, dentro de dois meses, com uma unidade de congelação de pescado, segundo informou hoje à Angop, o responsável da empresa “ Lucimar “ na localidade, Carlos Simões.
 
Lucira
O responsável disse que a empresa Lucimar, vocacionada para a pesca semi-industrial, recebeu, em 2007, um barco para a referida actividade, a partir da África do Sul, e dentro das suas possibilidades financeiras está a desenvolver um projecto de implantação de uma rede de frio, o que permitirá instalar uma unidade de congelação para cerca de oito toneladas dia de pescado.
 
“Neste momento já temos os túneis de congelação aqui na Lucira e um gerador. Há necessidade de mais equipamento, pois, um gerador não é suficiente. Estamos a negociar com algumas empresas a aquisição de mais materiais para o seu suporte, e temos a previsão que, dentro de dois meses, este sistema venha a funcionar” garantiu Carlos Simões.
 
A empresa dedicou-se, geralmente, em actividade da salga e seca de peixe mas, devido a alguns constrangimentos registados ao longo destes anos, concretamente na sua comercialização, houve a necessidade de se alterar os seus objectivos agora para a captura, transformação e congelação do pescado, disse o empresário.
 
O funcionamento da unidade de congelação de pescado, referiu Carlos Simões vai permitir aumentar o número de emprego, dos mais de cinquenta já existentes.
 
Falando dos níveis de captura de pescado, realçou que no ano passado estes foram muito baixos e os dois primeiros meses deste ano, Janeiro e Fevereiro, foram relativamente "bastante bons", acima da média. 
 
Porém, durante o mês de Março os níveis voltaram a cair para as médias do ano passado e, de acordo com o responsável, o segundo trimestre e o princípio do terceiro é um período de baixas capturas, o que geralmente acontece em todos anos, e espera o quarto trimestre aumentar a capturar.
 
“Apesar de termos alguns problemas da falta de peixe no mar, mas também há outros como deficiente funcionalidade dos nossos tripulantes, que tem provocado a baixa captura do pescado. Contudo, achamos que, paulatinamente, vamos resolver isto com alguma formação dos nossos marinheiros” acrescentou Carlos Simões.
 
Ainda sobre a problemática da pesca no país, o empresário disse que tal situação tem sido abordada nos encontros mantidos com o Ministério das Pescas, “ pois, com os mesmos barcos e as mesmas pessoas intervenientes no mar, os níveis estão a baixar. Então não é só o peixe que nos falta, em causa está também o factor homem particularmente a nossa tripulação que não está a melhorar a sua efectividade.
 
Para tal, é necessário a formação dos homens do mar, para terem maior técnica na captura do pescado e fazer assim compensar todo um esforço feito por eles, enquanto marinheiros”.
 
Apontou ainda algumas dificuldades na comercialização do peixe seco o que não se verifica com o congelado sendo o maior mercado as províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Huila e Huambo.
 
A comuna da Lucira possui mais de 12 mil habitantes na sua maioria pescadores e agricultores. 

Localidade de Carujamba vai ter fábrica de processamento de tomate


Namibe - A localidade de Carujamba, comuna da Lucira, 210 quilómetros a norte da cidade do Namibe, tem registado níveis satisfatórios em termos de produção agrícola, com uma colheita, em grande escala, de tomate.
 
No Plano de Desenvolvimento Económico e Social da província, para o quinquénio 2013/2017, consta a construção de uma unidade de processamento de tomate orçada em seis milhões de Kwanzas.
 
À margem da visita do governador provincial, Isaac dos Anjos, à localidade, a Angop constatou que os pequenos agricultores, associados em cooperativas agrícolas, cultivam em toda época do ano o tomate e, segundo afirmaram, têm tido problemas de transportes para o escoamento dos seus produtos para comercialização nos mercados de consumo.
 
Dentro das preocupações apresentadas pelos pequenos agricultores ao governador da província, em visita de trabalho nesta localidade, os homens do campo pediram ao governante materiais agrícolas de apoio, como tractores, fertilizantes e insecticidas para aumentar os níveis de produção naquela região, pedido este que foi aceite pelo governante.
 
“ Por dia nós colhemos mais de quarenta caixas de tomate, e por falta de transporte e mercado para a sua comercialização, há semanas que temos grandes perdas do nosso produto porque acaba por se estragar por falta de uma unidade para a sua conservação “ afirmaram os agricultores. 
 
Carujamba é uma localidade potencialmente agrícola com grandes hectares de terras aráveis, onde se produz, em grande escala, o tomate, banana kizaca e mandioca, produtos que são comercializados na província de Benguela, Huíla e na sede da província.
 
 
A localidade da Carujamba possui mil e duzentos habitantes na sua maioria agricultores e criadores de gado.

População da Carujamba ganha sistema de abastecimento de água potável


Namibe - A população da localidade de Carujamba, comuna da Lucira, município do Namibe, situada a 210 quilómetros da sede da província, conta desde hoje, sexta-feira, com um sistema de abastecimento de água potável, projecto executado no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) 2012.
 
O referido sistema foi inaugurado pelo governador da província do Namibe, Isaac Maria dos Anjos, que se encontra em visita de trabalho nesta localidade e foi orçado em cerca de 16 milhões de kwanzas.
 
O mesmo foi executado durante um mês por uma construtora e vai beneficiar mil e 200 habitantes.
 
Na mesma localidade, o governante procedeu igualmente a inauguração de um sistema de abeberamento do gado, permitindo assim que as mais de duzentas cabeças de gado bovino que a localidade possui não se desloquem para outras áreas a procura de sustento.
 
A mesma localidade actualmente possui quatro bombas volantes de água que tem permitido a população beneficiar do precioso líquido.
 
Possui uma população estimada em mil e duzentos habitantes, na sua maioria agricultores e criadores de gado.
 
Pelas suas terras consideráveis aráveis para a prática da agricultura a região tem produzido em grande escala tomate, mandioca, banana e kizaca.

Namibe preparado para o Mundial


HÓQUEI EM PATINS

A província do Namibe, uma das sedes do Mundial de Hóquei em Patins que Angola acolhe de 20 a 28 de Setembro próximo, tem condições desportivas e hoteleiras para materializar o evento.
As obras do Pavilhão com capacidade para três mil pessoas estão avançadas. As bancadas e a cobertua estão a ser montadas.
O pavilhão tem os requisitos exigidos pela Federação Internacional de Rinhk Hóquei, orgão que rege a modalidade.
Dentro de noventa dias, a obra vai ser entregue ao Comité organizador do Mundial de Hóquei em Patins (COHÓQUEI) e alguns ensaios vão ser feitos para aferir a qualidade técnica.
No que concerne a hotelaria, o número de quartos está a crescer. A razão deste aumento prende-se com o desenvolvimento que a cidade vai tendo nos últimos tempos.
Até finais de Julho, três hotéis abrem as portas para o público. Chic Chic, Infortur e AAA garantem empregos directos e indirectos aos jovens.
O porta-voz do COHÓQUEI, Pedro Azevedo, garante a O PAÍS que a província do Namibe está mobilizada e preparada para receber a 41ª edição do Mundial.
“Estamos a trabalhar e a criar condições para que o Mundial corra sem sobressaltos em termos de organização”, afirma o responsável.
Pedro Azevedo afirma que a conclusão das obras do pavilhão estão previstas para o mês de julho, de modo a evitar atrasos.
Segundo o porta-voz, o número de hotéis está a aumentar na província, no entanto as delegações e amantes da modalidade não terão dificuldades para se alojar.
Pedro Azevedo afirma que as reticências que se colocavam em relação a província do Namibe são cada vez mais remotas, porque as condições estão a ser criadas.
“A comissão interministerial constatou o nível de organização na província e acha que tudo vai dar certo”, assegura o responsável.
MALANGE ORGANIZA TORNEIO
Membros do COHÓQUEI reuniram-se, sexta-feira passada, na província de Malange para abordar questões ligadas a organização do Torneio Internacional Ze Du.
Os responsáveis do Governo Provincial de Malange estão engajados no processo. O Torneio acontece em Agosto próximo e visa saudar o 71º aniversário do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.
Para o certame, a província da Palanca Negra conta também com um pavilhão de raiz com capacidade para albergar três mil espectadores.

YOUTUBETV NAMIBE emissora oficial do mundial de 2013