sexta-feira, 22 de março de 2013

Plano de Desenvolvimento socioeconómico com mais de 700 projectos






Namibe - O plano de Desenvolvimento Económico e Social da província do Namibe, que prevê a execução de 788 projectos e estimado em 907 biliões, 389 milhões, 501 mil e 890 kwanzas, foi hoje, terça-feira, apresentado à sociedade civil, empresários, estudantes e convidados.
 
Zona leste da cidade do Namibe vista parcial
Falando no workshop de apresentação, o governador da província, Isaac Maria dos Anjos, disse que o Plano de Desenvolvimento Económico e Social da provincial do Namibe para 2013/2017 é o principal instrumento de planeamento para os próximos 5 anos.
 
Isaac dos Anjos disse ainda que o plano foi elaborado conforme o despacho 685 do Governo da província, tendo sido, para o efeito, nomeadas seis comissões de trabalho integrando 213 entidades do sector público, privado e da sociedade civil do Namibe.
 
" Para tal foram consultados documentos oficiais, tais como o plano de médio prazo Angola2025, o programa de médio prazo 2013/2017, o programa do governo do MPLA submetido às eleições de 2012, o plano provincial de desenvolvimento da Educação 2012/2015 e os programas de investimentos públicos de anos anteriores", reforçou.
 
Deste valor, segundo o governador 258 biliões, 886 milhões, 263 mil e 161 kwanzas são de subordinação local, enquanto 643 biliões, 503 milhões, 238 mil e 729 kwanzas são de subordinação central.
 
Realçou que no domínio das infra-estruturas é o que maior recurso absorve, com 75, 56%, enquanto nos domínios económicos, com 8,74%, social 8,35% e domínio institucional 7,45%.
 
"Estão igualmente concluídos os estudos e projectos para as infra-estruturas integradas da cidade do Namibe elaborado por uma consultora e financiado pelo Ministério da Construção, os quais foram repartidos em quatro fases executivas. Por razões financeiras a primeira fase é aquela que incorporara as principais infra-estruturas da parte velha da cidade avaliada em 35 biliões, 622 milhões, 330 mil e 800 kwanzas", informou.
 
A segunda fase de consolidação e expansão das infra-estruturas está avaliada em 26 biliões, 848 milhões, nove mil e novecentos e dez kwanzas, sendo que para a terceira fase, abrangendo as novas urbanizações, estará avaliada em 20 biliões, 960 milhões, 738 mil e 260 kwanzas. A quarta e última fase absorverá um valor de 30 biliões, 315 milhões, 494 mil e 250 kwanzas.
 
O governante referiu ainda que em consequência das cheias registadas em 2001, a cidade do Namibe iniciou um processo de expansão coordenada que facilita a incorporação das infra-estruturas de saneamento básico, fornecimento de água potável, domiciliar e de energia eléctrica.
 
" A última componente já teve início no âmbito da linha de crédito com a China, tendo sido já lançados os cabos de iluminação pública para os bairros 5 de Abril, Valodia, Torre Tombo, Kambongue, Kitoto e Praia Amélia" afirmou o governante.
 
Realçou estar em curso também projectos de requalificação da rede de abastecimento de água, com vista a mitigar os problemas decorrentes do sistema envelhecido. "Apesar de serem muito elevados os recursos requeridos, estamos confiantes de que os programas podem ser progressivamente executados com rigor e coordenação ao longo dos vários exercícios económicos", reforçou.
 
Durante dois dias os participantes ao workshop vão ainda ser informados sobre as propostas de requalificação da Marginal do Namibe e dos espaços nobres que modificaram a paisagem da cidade capital.
 
Vista parcial do centro histórico da cidade do Namibe
"Neste evento haverá debates para oportunidades de negócio sobre as zonas económicas que poderão oferecer e os espaços nobres da velha cidade que irão transformar o Namibe no destino de eleição.”O Namibe exótico, extraordinário e exemplar vai encher os vossos olhos", asseverou.
 
No plano de desenvolvimento económico e social da província consta a construção de vários projectos, como um novo aeroporto, uma barragem hidroeléctrica no rio Cunene, tanques com capacidade de armazenamento de 25 mil metros cúbicos de água, montagem de um estaleiro naval para construção de embarcações com casco de aço ou ferro, expansão da rede de transportes.
 
A construção da ponte sobre o rio Giraul de Cima, numa extensão de 600 metros, da ponte sobre o rio, no município do Virei, programa de manutenção e assistência das vias terciárias, desassoreamentos de represas em toda província, entre outros, constam igualmente das acções a executar pelo governo provincial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!