quinta-feira, 28 de março de 2013

Arena do Namibe prepara zonas para jornalistas e deficientes

Mundial de hóquei


O pavilhão multifuncional do Namibe, em construção para albergar uma das séries do campeonato do mundo de hóquei em patins que Angola acolhe este ano, vai privilegiar as áreas destinadas à comunicação social e portadores de deficiência.
 
De acordo com a memória descritiva e justificativa da infra-estrutura a que a Angop teve hoje acesso, o pavilhão reserva uma unidade funcional exclusiva para a comunicação social, com cabines e salas específicas para profissionais de rádio, de televisão e de redacção.
 
Ao contrário dos demais pavilhões existentes no país com serviços limitados para a classe jornalística, o multiuso do Namibe contempla para este grupo uma recepção, sala de atendimento e acomodação, área de circulação, sala de reuniões e entrevistas e sala de conferências.
 
De igual modo reserva uma sala de imprensa e redacção, cabines de reportagem diferentes para Rádio e Televisão, tribunas de imprensa para comentadores e zona de entrevistas rápidas. Inclui ainda uma porta de acesso ao recinto e quartos de banhos próprios.
 
Enquanto isso, segundo o mesmo documento, dos três mil e 72 lugares para os espectadores, 20 destinam-se a pessoas portadoras de deficiência física, igual número para os acompanhantes, num dos extremos do pavilhão, oposto ao lado onde funcionará o marcador electrónico.
 
Além deste privilégio, estes cidadãos terão locais de acessos e de circulação específicos, assim como balneários exclusivos, quer para homens quer para mulheres. O comité organizador da prova garante que o Pavilhão de Luanda vai dispor das mesmas condições.
 
Localizado na zona do Porco Ruso, na sede provincial, comporta igualmente uma área administrativa, posto médico, sala anti-doping, posto de socorro, cafetaria, restaurante, unidade de venda, camarotes, zona de aquecimento e musculação, entre outros compartimentos.
 
Começou a ser erguido em Outubro de 2012, estando orçado em 1 bilião 373 milhões, 619 mil e 500 Kwanzas. O término está previsto para 31 de Julho, incluindo o parque de estacionamento para centenas de viaturas.

Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de hóquei no Namibe 2013

Governador destaca importância da inauguração do Standard Bank

Governador destaca importância da inauguração do Standard Bank 


O Standard Bank Angola, instituição financeira com sede em Luanda, vai contribuir para o desenvolvimento econômico e empresarial da província do Namibe, afirmou hoje, nesta cidade, o governador da provincial, Isaac dos Anjos.
 
O governante falava na cerimónia de inauguração da primeira agência do banco na província, que prevê incentivar o sector público e privado, visando contribuir no desenvolvimento económico da região sul do país.
 
Ao intervir, Isaac dos Anjos disse que, em breve, a província inicia com novos investimentos, com a concessão de espaços para construção de várias infra-estruturas, quer para indústria, quer para o comércio, e para o efeito são necessários recursos financeiros.
 
"O Namibe vai crescer muito, tanto no sector das Pescas, tanto na indústria agro-alimentar e transformadora, e para tal contamos, desde já, com o apoio do banco, para o financiamento de alguns investimentos ", disse o governador.
 
Por sua vez, o director nacional do Standard Bank, Carlos Pinheiro, afirmou que o Namibe consta das prioridades da política de expansão desta instituição financeira, por ser uma província com imensas potencialidades.
 
"É nossa intenção apoiar as grandes, médias e pequenas empresas, criar capacidades de negócio, para ajudar Angola a crescer e em particular o Namibe ", disse.
 
A referida agência funciona desde Janeiro do ano em curso e empregou sete novos funcionários.
 
Além do Standard Bank, na província do Namibe operam os bancos BPC, BIC, SOL, BFA e BCI, BAI, BNI, BANCO KEVE, BANCO MILLENIUM.

domingo, 24 de março de 2013

OMA doa produtos alimentares ao centro prisional do Bentiaba


Youtubetv Namibe parceiria Angop
Diversos bens de primeira necessidade doados pela OMA aos reclusos da cadeia do Bentiaba
Diversos bens de primeira necessidade doados pela OMA aos reclusos da cadeia do Bentiaba



Namibe – Um lote de diversos bens de primeira necessidade foi doado sábado por núcleos das províncias do Namibe e da Huíla da Organização da Mulher Angolana (OMA) ao astabelecimento prisional do Bentiaba, 150 quilómetros a norte do município-sede do Namibe.


Entre os bens doados destacam-se produtos alimentares (arroz, fuba e óleo vegetal) e artigos de higiene, nomeadamente sabão, lixívia e guardanapos.

Em declarações à Angop, na ocasião, a primeira secretária provincial da Organização da Mulher Angolana no Namibe, Josefa de Assunção André Miguel, afirmou que a referida doação estva inserida nos festejos do Março Mulher.


Josefa Miguel referiu que o gesto surgiu na sequência de uma visita anterior ao mesmo centro prisional e que havia levado a constatar que o estabelecimento, apesar de possuir condições aceitáveis, precisava de apoio de organizações civis e outras instituições, dado o elevado número de presos e efectivos que alberga.


Por sua vez, a primeira secretária provincial da OMA da Huila, Júlia Agostinho Celeste, defendeu a necessidade de maior solidariedade com os reclusos, com vista a ajudar a minimizar as dificuldades que estes enfrentam.


Destacou, por outro lado, a interação entre membros da organização feminina do MPLA da Huila e do Namibe, porque, em seu entender, permite a troca de experiância e, consequentemente, melhora o funcionamento das respectivas direcções provinciais.

Matéria parceria com o portal Angop

Mascote do mundial de hóquei chama-se Kaissarinha

Mascote Kaissarinha (foto D.R.)
Mascote do Mundial de Hóquei no Namibe Kaissarinha

Kaissarinha é o nome da mascote do mundial de hóquei em patins que se disputa em setembro em Angola.
O nome, em homenagem ao antigo jogador de hóquei Kaissara, conseguiu 323 votos, contra o Charra Charra (255 votos), nome de um tipo de patins usado no início da modalidade em Angola, e Cassendinha (115), em alusão ao bairro Cassenda, que tem vários praticantes da modalidade.

Entretanto, o comité organizador do mundial já lançou o website do evento (mundialhoqueiangola2013.com).
O mundial realiza-se entre 20 e 28 de setembro em Luanda e no Namibe.


Youtubetv Namibe emissora oficial do Mundial de Hóquei em patins 2013 no Namibe

sábado, 23 de março de 2013

Responsável das Finanças destaca papel do imposto predial urbano


Namibe - O chefe do Departamento Nacional para os Impostos, da Delegação Provincial das Finanças no Namibe, Carlos Sardinha, destacou hoje, sexta-feira, nesta cidade, o papel do pacote predial urbano, assim como imposto industrial.
 
Em declarações à Angop sobre a importância do imposto predial urbano, debatida junto dos gestores públicos desta cidade, Carlos Sardinha disse que o pacote predial implicou alterações substanciais no âmbito do sistema tributário.
 
O responsável frisou ainda que o pacote predial conjuga o desagravamento fiscal com um alargamento da base tributária e a implementação de mecanismos de retenção na fonte, assim como a redução de taxas de SISA de 10 para 2 por cento, revisão do imposto predial urbano com a redução das taxas do IPU sobre o rendimento e propriedade.
 
Carlos Sardinha fez saber que o projecto do executivo para a reforma tributaria (PERT), foi criado pelo decreto presidencial Nº 155/10 de 28 de Julho, coordenado pela secretária de Estado das Finanças, sob dependência directa do Presidente da República, passando a contar com uma estrutura orgânica especializada e exclusiva para resolver de modo orientado e centralizado as tarefas ligadas a concepção e implementação de medidas.
 
Enfatizou ainda que, até Abril de 2011, o sector controlou 120 mil e 482 contribuintes dos quais, 31 mil e 806 empresas inactivas ou seja sem qualquer actividade tributária. 
 
“Nesse sentido, foi aprovado o regime simplificado de execuções fiscais (RSEF), que pretende doptar a administração de meios eficazes de cobrança de dívidas através da instauração de processos de execução fiscal aos contribuintes que não cumpram as suas 
obrigações e que serão proibidos ao acesso a concursos públicos e concessão de serviços públicos”, disse.
 
Por último, acrescentou que está em agenda para o ano em curso, a constituição de um movimento reformador, visando o profissionalismo, a eficiência, a desburocratização e a equidade na aplicação da política tributária, de modo a incentivar um melhor relacionamento entre fisco e contribuinte.
 
A constituição desse movimento irá facilitar o cumprimento das respectivas obrigações, garantindo o incremento das receitas fiscais e consequentemente a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.

Namibe: palco de jogos paralímpicos




A cidade do Namibe acolhe, este sábado,23/03/13, os jogos paralímpicos angolanos, apurou a Rádio 5.

Segundo o coordenador do núcleo paralímpico local, Edgar Gabriel, todas as condições estão criadas para o arranque da competição.

“Temos todo o apoio da Direcção da Juventude e Desportos, do Comité Paralímpico angolano, acredito que temos às condições para realizar este campeonato nacional”, disse.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Novas urbanizações nascem no Namibe



Dessas áreas vão surgir novos e modernos bairros dotados de todos os equipamentos técnicos para conferir à província uma melhor imagem

A cidade do Namibe está a preparar lotes de terrenos para construção, nos bairros Valódia, Nação Praia, 5 de Abril, Saco Mar e as zonas de Giraúl de Baixo, Aeroporto e Praia Amélia.
Na Praia Amélia estão a ser construídos 4.000 fogos habitacionais e na estrada para o Aeroporto 2000 fogos, num projecto financiado pela Sonangol. Na zona da Nação Praia estão a ser loteados 300 hectares para uma nova urbanização. 
Da Marginal da cidade até à foz do rio Bero vão ser construídos edifícios e habitações, informou o governador provincial do Namibe, Isaac dos Anjos. 
Nos bairros do Valódia, 5 de Abril e Saidy Mingas foram distribuídos 6.880 lotes para projectos de auto-construção. A mesma operação foi repetida na localidade do  Giraúl de Baixo onde estão a ser construídas 50 casas, uma igreja, escola e o sistema de abastecimento de água potável.
 O bairro 5 de Abril, o mais populoso da cidade do Namibe, vai receber novas habitações, em terrenos distribuídos aos munícipes que vivem em zonas de risco, com destaque para 40 famílias da zona da Tinguita. Este bairro surgiu depois das cheias de 2001 e a sua expansão tem um efeito positivo para o Namibe, já que permite travar o avanço do deserto, que estava cada vez mais perto da cidade.
O governador defendeu a necessidade de facilitar o processo de concessão de lotes de terreno à população, pois em todas as áreas é possível fazer mais loteamentos: “temos reservas fundiárias que vinham sendo administradas directamente pelo Governo Provincial, mas demos instruções ao administrador municipal para fazer a aquisição de terrenos a fim de incorporar projectos de expansão da cidade e passar a ter sobre eles direitos directos”, disse Isaac dos Anjos. 
Prometeu ajudar a administração municipal a identificar as áreas, lotear, construir as infra-estruturas e preparar os terrenos para entregar à população.


Equipamento integrados 

Uma nova central de energia eléctrica vai entrar em funcionamento brevemente para abastecer todas as urbanizações que vão nascer desde o Aeroporto à Praia Amélia, passando pelo bairro do Valódia. O tráfego automóvel vai ser descongestionado com a projecção de três avenidas que devem ser construídas com as características de auto-estrada, o que vai permitir uma melhor circulação rodoviária.
Isaac dos Anjos informou uma via estruturante vai partir do antigo aeroporto do Namibe, atravessa a estrada que liga ao município do Tômbwa e desemboca na Praia Amélia, o que vai diminuir consideravelmente o trânsito de veículos pesados no centro da cidade. As outras circulares vão permitir ligar o Sul da Praia Amélia ao Aeroporto Internacional Yuri Gagarine com passagem pelo bairro 5 de Abril, cruzando com a estrada que liga ao município do Virei, rio Bero e atinge a Estrada Nacional 280 para a cidade do Lubango e Saco Mar.
O governador defendeu um novo conceito de arruamentos para as novas urbanizações que estão a nascer: as ruas devem ser largas com um mínimo de 14 metros para facilitar a circulação e estacionamento de viaturas.“Os passeios devem ter pelo menos seis metros de largura e devem ser projectados a pensar nos direitos das pessoas portadoras de deficiências físicas, com rampas de acesso e facilidade de circulação”, disse Isaac dos Anjos. As áreas destinadas ao comércio e serviços devem ser distintas das zonas habitacionais, projectadas em espaços próprios, com restaurantes, bares e similares, parques de recreio, largos e jardins. O governador do Namibe referiu que foram concluídos os estudos f para a construção de novas infra-estruturas do saneamento básico, distribuição de água potável e energia eléctrica na província.
“Com estes estudos, estamos em condições de apresentar às entidades financiadoras como o Banco Mundial, Banco Banco Africano de Desenvolvimento e outros parceiros uma proposta para conseguirmos uma aceleração na construção destas infra-estruturas que são fundamentais”, disse Isaac dos Anjos.
A projecção de todas as linhas de drenagem e saneamento básico do Namibe e das três vias circulares que permitem a expansão da cidade de modo harmonioso e estruturado é também um eixo fundamental para o desenvolvimento da cidade, concluiu .

Matéria parceria com Jornal de Angola

Plano de Desenvolvimento socioeconómico com mais de 700 projectos






Namibe - O plano de Desenvolvimento Económico e Social da província do Namibe, que prevê a execução de 788 projectos e estimado em 907 biliões, 389 milhões, 501 mil e 890 kwanzas, foi hoje, terça-feira, apresentado à sociedade civil, empresários, estudantes e convidados.
 
Zona leste da cidade do Namibe vista parcial
Falando no workshop de apresentação, o governador da província, Isaac Maria dos Anjos, disse que o Plano de Desenvolvimento Económico e Social da provincial do Namibe para 2013/2017 é o principal instrumento de planeamento para os próximos 5 anos.
 
Isaac dos Anjos disse ainda que o plano foi elaborado conforme o despacho 685 do Governo da província, tendo sido, para o efeito, nomeadas seis comissões de trabalho integrando 213 entidades do sector público, privado e da sociedade civil do Namibe.
 
" Para tal foram consultados documentos oficiais, tais como o plano de médio prazo Angola2025, o programa de médio prazo 2013/2017, o programa do governo do MPLA submetido às eleições de 2012, o plano provincial de desenvolvimento da Educação 2012/2015 e os programas de investimentos públicos de anos anteriores", reforçou.
 
Deste valor, segundo o governador 258 biliões, 886 milhões, 263 mil e 161 kwanzas são de subordinação local, enquanto 643 biliões, 503 milhões, 238 mil e 729 kwanzas são de subordinação central.
 
Realçou que no domínio das infra-estruturas é o que maior recurso absorve, com 75, 56%, enquanto nos domínios económicos, com 8,74%, social 8,35% e domínio institucional 7,45%.
 
"Estão igualmente concluídos os estudos e projectos para as infra-estruturas integradas da cidade do Namibe elaborado por uma consultora e financiado pelo Ministério da Construção, os quais foram repartidos em quatro fases executivas. Por razões financeiras a primeira fase é aquela que incorporara as principais infra-estruturas da parte velha da cidade avaliada em 35 biliões, 622 milhões, 330 mil e 800 kwanzas", informou.
 
A segunda fase de consolidação e expansão das infra-estruturas está avaliada em 26 biliões, 848 milhões, nove mil e novecentos e dez kwanzas, sendo que para a terceira fase, abrangendo as novas urbanizações, estará avaliada em 20 biliões, 960 milhões, 738 mil e 260 kwanzas. A quarta e última fase absorverá um valor de 30 biliões, 315 milhões, 494 mil e 250 kwanzas.
 
O governante referiu ainda que em consequência das cheias registadas em 2001, a cidade do Namibe iniciou um processo de expansão coordenada que facilita a incorporação das infra-estruturas de saneamento básico, fornecimento de água potável, domiciliar e de energia eléctrica.
 
" A última componente já teve início no âmbito da linha de crédito com a China, tendo sido já lançados os cabos de iluminação pública para os bairros 5 de Abril, Valodia, Torre Tombo, Kambongue, Kitoto e Praia Amélia" afirmou o governante.
 
Realçou estar em curso também projectos de requalificação da rede de abastecimento de água, com vista a mitigar os problemas decorrentes do sistema envelhecido. "Apesar de serem muito elevados os recursos requeridos, estamos confiantes de que os programas podem ser progressivamente executados com rigor e coordenação ao longo dos vários exercícios económicos", reforçou.
 
Durante dois dias os participantes ao workshop vão ainda ser informados sobre as propostas de requalificação da Marginal do Namibe e dos espaços nobres que modificaram a paisagem da cidade capital.
 
Vista parcial do centro histórico da cidade do Namibe
"Neste evento haverá debates para oportunidades de negócio sobre as zonas económicas que poderão oferecer e os espaços nobres da velha cidade que irão transformar o Namibe no destino de eleição.”O Namibe exótico, extraordinário e exemplar vai encher os vossos olhos", asseverou.
 
No plano de desenvolvimento económico e social da província consta a construção de vários projectos, como um novo aeroporto, uma barragem hidroeléctrica no rio Cunene, tanques com capacidade de armazenamento de 25 mil metros cúbicos de água, montagem de um estaleiro naval para construção de embarcações com casco de aço ou ferro, expansão da rede de transportes.
 
A construção da ponte sobre o rio Giraul de Cima, numa extensão de 600 metros, da ponte sobre o rio, no município do Virei, programa de manutenção e assistência das vias terciárias, desassoreamentos de represas em toda província, entre outros, constam igualmente das acções a executar pelo governo provincial.

terça-feira, 19 de março de 2013

Namibe entra na rota de navios cruzeiros



Namibe poderá receber navios cruzeiros que escalarem Angola futuramente, anunciou nesta cidade o director nacional do Ministério da Hotelaria e Turismo, Januário Marra, durante o segundo Fórum do Turismo, realizado no âmbito das Festas do Mar, que assinalam o dia da cidade.
Estão a ser criadas todas as condições na cidade.
Januário Marra referiu que o Ministério vai apostar na formação de guias de turismo para a província do Namibe, como já aconteceu em Luanda, seguindo-se depois o Lobito, que será escalado por navios cruzeiros entre Outubro deste ano e Abril do 2014.
O director nacional destacou a importância da formação de guias turísticos em línguas estrangeiras e nacionais, dotados de cultura geral para receber e orientar os turistas de outros países. Segundo Januário Marra, o Plano Director do Turismo de Angola, aprovado em finais de 2011, engloba a construção de três escolas regionais de turismo, nas províncias de Cabinda, Benguela e Huíla, cujas obras já iniciaram. O governo do Namibe prevê a construção até 2017 de uma escola de formação de hotelaria e turismo.
Numa dissertação sobre a “Importância das agências de viagens e turismo e dos guias para a promoção de Angola como destino turístico” e a “Relação entre as agências de viagens e turismo, companhias aéreas e as unidades hoteleiras”, o responsável do Ministério da Hotelaria e Turismo sugeriu que as Festas do Mar devem ser incluídas no roteiro turístico nacional, como as Festas da Nossa Senhora do Monte e a peregrinação da Muxima.
“As Festas do Mar no Namibe são um evento bastante conhecido e, mais uma vez, as agências de viagens, as unidades hoteleiras e companhias aéreas devem fazer com que faça parte do roteiro turístico nacional”, disse Januário Marra, lamentando, contudo, o facto de a província do Namibe possuir apenas uma agência de viagens e turismo.
As agências de viagens têm uma função importante, porque devem vender pacotes credíveis e aceites no mercado, promovendo o destino turístico, com variadas referências, acrescentou.
Januário Marra disse que o Ministério da Hotelaria e Turismo está a estudar um sistema de controlo dos preços praticados pelas unidades hoteleiras para deixarem de ser livres, como acontece actualmente.
Youtubetv Namibe, parceria com Jornal de Angola.
.

Aeroporto Mukanka alternativa ao aeroporto Yuri Gagarine do Namibe enquanto estiver em obras

Futuro aeroporto Regional do Namibe
A TAAG criou condições para transportar via terrestre os seus passageiros a partir do Namibe até ao aeroporto internacional da Mukanka, no Lubango, devido ao encerramento das instalações aeroportuárias na cidade. 
O chefe de escala da TAAG no Namibe, Paulo Mateus, disse que os passageiros vão ser levados em autocarros até ao Lubango, a partir da próxima segunda-feira, depois de encerrado o aeroporto internacional Yuri Gagarine para obras de ampliação e modernização.
O mesmo processo é feito em relação aos passageiros que de Luanda viajem para o Namibe. São transportados de avião até ao Lubango e a partir daí apanham os autocarros até ao Namibe.
Os trabalhos de reabilitação no aeroporto no Namibe, que deviam ter início sexta-feira passada, arrancam apenas no próximo domingo, depois de um acordo de entendimento entre a ENANA (Empresa Nacional de Navegação Aérea) e a TAAG, visando a criação de condições para o transporte dos passageiros por terra. “O encaminhamento dos nossos passageiros para o Lubango é feito por terra a custo zero”, garantiu o chefe de escala da TAAG, referindo que os autocarros são alugados a empresas que já prestam serviços na província e que oferecem todas as condições de comodidade e segurança. Em média, estão disponíveis quatro autocarros. 
Os trabalhadores da TAAG no Namibe acompanham os passageiros, inclusive para fazer o check-in no aeroporto do Lubango. O transporte por via terrestre está marcado para quatro horas antes do voo. A TAAG serve um lanche aos passageiros durante a viagem de carro.
Avião da Taag estacionado no aeroporto Yuri Gargarine
Aeroporto Da Mukanka na cidade do Lubango



A carga e demais bagagens que não poderem acompanhar os passageiros nos autocarros serão transportadas por outros meios rodoviários preparados para o efeito. O chefe de escala da TAAG garantiu todas as condições de segurança no transporte dos seus passageiros e de cargas via terrestre, referindo que a viagem por terra até ao Lubango deve ter a duração de duas horas e meia. A TAAG também se responsabiliza pelo alojamento dos seus passageiros na cidade do Lubango nos casos em que o voo venha a ser cancelado e nos dias em que não haja condições climatéricas para viajar de carro.  A direcção da TAAG está a estudar a hipótese de alterar o horário do voo para os passageiros do Namibe, para que aconteça mais cedo do habitual.
Paulo Mateus explicou que a escolha do Lubango como alternativa para os passageiros do Namibe não prevê alterações no preço do bilhete. A TAAG voa para o Namibe todos os dias, excepto às terças e quintas-feiras, com um voo por dia. 
Paulo Mateus referiu que as obras no aeroporto do Namibe vão dar melhores condições de trabalho aos funcionários e de atendimento aos clientes da TAAG. “As condições em que trabalhamos até agora são precárias, as instalações já não ajudam muito, mas com esta reabilitação ficamos melhor servidos e também podemos servir melhor os nossos clientes”, disse, referindo que os cinco meses de sacrifício vão ser seguramente compensados.

A mascote do mundial de hóquei em patins foi apresentada oficialmente no Namibe



A mascote do mundial de hóquei em patins foi apresentada oficialmente, nesta terça-feira, 19/03/13, na província do Namibe, uma das sedes da competição que Angola vai acolher, reportou a Rádio 5 parceira da Youtubetv Namibe.

A mascote da competição foi apresentada, oficialmente, pelo vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem, para as relações internacionais, Damásio Júnior “Kaissara”, ao governador provincial do Namibe, Isaac dos Anjos.

No final da audiência, Damásio Júnior, revelou que a mascote retrata a imagem cultural de uma máscara de origem Cokwe.
O quadragésimo primeiro mundial, primeiro em África, será disputado entre os dias 20 e 28 de Setembro, nas cidades de Luanda e do Namibe.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Veja os 6 candidatos favoritos ao titulo de Mister Angola 2013!

Angola vem se destacando em concursos de Beleza femenino, não poderia deixar de ser diferente nos masculinos, veja e comente sobre os candidatos favoritos ao titulo de mester Angola 2013. O homem que for eleito o mais belo de Angola irá representar o pais nos principais concursos de Beleza masculino internacionais como o "Mister Universo".

1º Carlos Nascimento - Luanda
Carlos Nascimento


2º Anderson Cruz

Anderson Cruz

 3º Celmo Manjolo - Huila

Celmo Manjolo






4º Antonio Baião Pessoa - Malange

Antonio Baião Pessoa

5º Marcio Quaresma Smith - Luanda

Marcio Quaresma Smith

6° Steve Manuel - Namibe

Steve Manuel

Esses são os seis candidatos favoritos ao titulo de Homem mais belo de Angola! Lembrando que esses ainda não são os resultados finais, são apenas suposições feitas na base de votação de modelos, mídia e Youtubetv Namibe. Dê a sua opnião, comente e torça para que o candidato da sua província seja o vencedor.

Youtubetv Namibe parceira oficial dos comités miss e mister Angola.

Para se fazer os comentários não a necessidade de ter perfil ou conta, você pode comentar como anônimo, seus comentários são importantes para nós.







quinta-feira, 14 de março de 2013

Hóquei em patins: Namibe faz disputar torneio inter-provincial no arranque da campanha de publicidade



Começa neste final de semana na província do Namibe, o torneio inter-provincial de hóquei em patins, em juniores, no arranque oficial da campanha de publicidade do Mundial 2013, que Angola vai acolher, noticiou a Rádio 5.
Farão parte desta competição, as equipas do Hóquei Clube do Lobito de Benguela, a selecção provincial da Huíla e Ferroviário e Atlético do Namibe.

A prova que, também faz parte do programa desportivo das Festas do Mar, será disputada no recinto de jogos do Sporting de Moçâmedes.

Real Rap - Mas Uma Noite La Se Vai[prod. by Kinas]


link: http://www.mediafire.com/?47okxrhw3lcuyl3

quarta-feira, 13 de março de 2013

Sector da identificação emite mais de três mil Bilhetes de Identidade

posto de emissão de BI


Namibe – O Departamento Provincial dos Serviços de Identificação Civil do Namibe emitiu, de Janeiro a Fevereiro do ano em curso, três mil 54 Bilhetes de Identidade aos cidadãos nacionais residentes nesta cidade, segundo o responsável desta instituição, Custódio Singue.
O responsável disse ainda que no mesmo período, o sector de identificação na província emitiu o pedido de dois mil e 80 registos criminais.

“Desta cifra de emissão de bilhetes de identidades e registos criminais, o sector conseguiu arrecadar um total de 876 mil 224 kwanzas, 657 mil e 168 kwanzas, para o cofre geral justiça”, referiu Custódio Singue.

Comparativamente ao igual período do ano anterior, o responsável afirmou que o Departamento de Identificação havia registado 24 mil e 279 bilhetes de identidade e 20 mil e 884 registo criminal.

Sublinhou que destes pedidos resultaram na arrecadação de 16 milhões e 843 mil e 541 kwanzas..

Namibe acolhe campeonato nacional em estafeta


Namibe - O campeonato nacional de atletismo, na especialidade de estafeta, será realizado este final de semana, na cidade do Namibe, com a participação de nove equipas em representação de quatro províncias.

A decorrer em estrada, a prova acolhe os escalões juniores e seniores em ambos os sexos, de acordo com o secretário-geral da associação local da modalidade, Evaristo Muteka.

Explicou que os juniores vão percorrer faseadamente um total de 21 quilómetros e os seniores 42, estando as equipas divididas em quatro jogadores, para o primeiro escalão, e seis para o segundo.

Eis as equipas e respectivas províncias:

Atlético, Colégio ABC e Sporting de Moçâmedes (Namibe);  Interclube, Petro e 1º de Agosto (Luanda); Naval de Porto Amboim (Kwanza Sul); Benfica e desportivo da Huíla.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Ericsson Cabral esta a preparar Bibliografia!

Ericsson Cabral ex apresentador da Youtubetv Namibe, natural do Namibe,  que se encontra a residir no Brasil, esta a preparar a sua Bibliografia com previsões de conclusão para Junho e o lançamento ainda para o ano de 2013.
Ericsson Cabral com 2 anos
Ericsson Cabral Inicio Carreira

Ericsson Cabral Apresentador
Ericsson Cabral viagens






















Espera-se muitas surpresas na Bibliografia, Ericsson Cabral informou que começou a escrever a Bibliografia no ano de 2012 e espera que seja apenas o primeiro volume, mas não adiantou muito mas sobre o conteúdo, informou apenas ser uma pessoa polémica e por ser polémico acaba que sua historia também seja polémica, informou ainda que o livro vai ter um extra.

Quando a publicação espera-se que o livro seja publicado primeiramente em São Paulo, e posteriormente na cidade de Fortaleza Brasil, já no norte do Brasil Belém seria primeira cidade a receber o livro e uma sessão  no centro Brasília e no Sul Porto Alegre, cidades como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianopolis, Campinas, Recife e Salvador também seria das primeiras cidades a receberem o livro.

Ericsson Cabral espera que seu livro seja traduzido para o Espanhol e espera publica-lo em cidades como Lima ( Peru) pais que tem ligação direta com a sua historia e Buenos Aires na Argentina. Posteriormente outras cidades da América Latina.

Em Angola Ericsson talvez não fosse para la, mas espera que o seu livro também seja publicado la, Nas cidades de Luanda, Namibe, Benguela, e Lubango.

Cidades como Londres e Lisboa seriam cidades onde também o Livro poderá ser publicado, devido a trechos da bibliografia ocorridos nesses dois países.

Agora é só aguardar e esperar, Ericsson afirmou que ainda não escolheu o titulo e pretende fazer uma campanha dando opções para escolha do titulo do seu livro.


terça-feira, 5 de março de 2013

Direcção da Energia e Águas coloca contadores em residências



Namibe- A direcção municipal das Águas no Tômbwa, província do Namibe, leva a cabo desde Janeiro do corrente ano um projecto de colocação de contadores, por forma a melhor controlar o abastecimento do produto aos clientes.
 
Segundo um dos responsável da instituição, Florêncio Silva e Silva, se prevê colocar mil e 500 contadores. Até a presente data já foram montados mil e 200 contadores em instituições públicas e residências situadas nos bairros periféricos.
 
Adiantou que o município conhece melhorias substanciais no abastecimento e distribuição de água potável em todas as localidades. “ O abastecimento e distribuição de água no município é feito regularmente 24/24 horas.
 
 
Temos uma capacidade instalada de produção de 320 metros cúbicos por hora, quantidade suficiente para fazer a distribuição regular na cidade do Tômbwa“, referiu.
 
A administração leva a cabo a substituição da conduta velha, trabalho este que teve o seu início em 2012, com a colocação de uma nova com 400 a 250 milímetros, numa primeira fase.
 
Actualmente a empresa de água controla mais de mil e quinhentos consumidores.

Com uma superfície de 18.019 quilómetros quadrados, o município piscatório do Tômbwa tem uma população estimada em 190 mil habitantes.