O lazer na província do Namibe esta a sofrer uma super transformação e hoje já se encontra praticamente transformado, existem pensões, Lodjes, e Hoteis de todo tipo de estrelas, existem Lodjes no parque nacional do Yona, e nos Flamingos aonde podemos andar de moto4 nas dunas e apreciar os flamingos que ali habitam, o Namibe apresenta um conjunto de praias e muitas delas com alojamento para turistas; Já a gastronomia da província é repleta de maríscos, o peixe a massa com ameijoas e camarões, e os bifes que são dos melhores de Angola devido a carne que é fresca e estes pratos encontramos em vários restaurantes.
No fim do ano praias como a Baia das pipas, Mucuio e Baba são os principais destinos dos turistas para passar o Natal e o Revion ficam super cheias as poucas unidades hoteleiras ficam lotadas por isso é aconselhavél fazer reserva com um mês de antecedência, mas caso não haja lugar você pode acampar em tendas como fazem a maioria dos turistas que lá vão.
|
TURISMO DE LAZER NO NAMIBE |
Turismo de negócios
A economia Namibense vem sofrendo um crescimento ligeiro, diferente de outras províncias o Namibe possui um vasto campo de investimento e muito deles ainda não explorados, além da pesca, do porto, e camiho de ferro, será em breve feita a exploração de petrólio na província, mas para quem quer e pensa em grandes negócios a criação de cinemas, companhias aérias, agências de viagens, lojas de produtos baratos como a de 1 euro na Europa são negócios lucrativos e milionários que necessitam de um bom capital inicial, a agricultura e a pecuária, também vem crescendo na província, é um dos setores do futiro na província você pode fazer investimentos com segurança, a província também é rica em minérios o que atrai ainda mais o mercado de investidores, na área do turismo a criação de um áquario para provìncia e de parques de diversão aquáticos, seriam negócios unicos em Angola e que elevariam a posição da província ou seja o principal destino de férias em Angola seria o Namibe ao nível dos nacionais e internacional perdendo apenas para Luanda são negócios que requerem investimentos milhonários e geram lucros milhonários, a região também é muito boa para a plantação de videiras o que pode ser um dos principais pontos de produção de vinho em Angola. Hoje em dia grandes investimentos estão a ser feitos, como a area económica da província esta em reconstrução a melhor altura para se fazer investimentos é essa. O estado normalmente faz parcerias com os privados e os bancos também, por isso faça as malas e venham criar a sua fonte de dinheiro.
|
TURISMO DE NEGÓCIOS NO NAMIBE |
Ecoturismo
O ecoturismo do Namibe é um dos mais ricos de Angola, a província possui particularidades únicas a província possui o melhor clima de Angola. E para quem pessa que faz muito calor na província engana-se meses como, Junho, Julho, Agosto, Setembro, Outubro á temperatura média é de 18ºC. Nos restantes meses o calor se faz sentir mas não de forma intensa como em outras regiões de Angola o mês de Abril é o unico mês que não se encaixa nos dois grupo neste mês as chuvas são constantes e os rios antes secos inundam tudo que tem pela frente é conhecido como o mês das cheias. A província possui um Oasis no meio do deserto a cerca de 27 km da capital da província conhecido como arco as rochas em volta da lagoa formam um arco muito lindo. O Namibe possui quatro regiões a regia desértica, a das savanas, estepe e a montanhosa, junto a fronteira com a província da Huila aonde podemos encontrar a Serra da Leba. No mar podemos ver inúmeras espécies de peixes a destacarem-se os tubarões martelo, tigre, e o limão; as baleias podem ser vistas apartir mesmo da capital da província nos meses de Junho e Julho, golfinhos e as focas são os prediletos dos turistas. Para que gosta de aventuras para ver muitas espécies de tubarões o melhor lugar é a ilha da baia dos tigres, não é aconselhavél tomar banho nas praias da ilha.
O parque nacional do Yona é o maior do país e da província, aonde encontramos varias espécies de animais como Orix, gazelas, avestruzes, olongos, leões, zebras, rinocerontes, cobras entre outros. A o rio Cunene faz parte da beleza desse parque e tem a sua foz no sul do parque junto a fronteira com a Namibia, a região é muito boa para pesca desportiva, mas é proibido pescar junto a foz por ser lugar de reprodução, que desobedece fica sujeito a multas de até 1500 USD. O Não podiamos falar de desrto sem falar das dunas existem zonas em que existem verdadeiras piscinas no meio do deserto e das dunas a maior duna de areia no mundo encontra-se no deserto do Namibe com cerca de 383 metros de altura, ainda no deserto do Namibe podemos encontrar uma espécie de planta única no mundo a Welwistchia Mirabilis.
As águas quentes e medicinais da Montipa a 7 km da Bibala fecham o pacote do ecoturismo na região.
|
ECOTURISMO |
Turismo esportivo
O turismo esportivo no Namibe tem vindo a crescer ano após ano a província possui um clube no campeonato de futebol mais famoso de Angola o Girabola, possui um estádio que é o 12 melhor do país. A capoeira o volei de praia , o basket são os desportos que pode-se práticar em qualquer canto da província, destacando o basket por ser febre nas cidades qualquer um dos bairros da cidade do Namibe possui uma quadra ou tabelas de rua. Pode-se dizer que o basket é o desporto mais praticado na província passando o futebol.
O Namibe também é palco de competições de atletismo, por possui o melhor tapete no país para esse tipo de competições. As corridas de estafetas, 50, 100, 200 metros são destaques e ocorrem normalmente uma vez ao ano.
O Namibe possui ainda praias para natação e para o Surf com ondas de até 10 metros.
Anualmente nos fins de Março principio de Abril ocorrem as corridas de carro e o Moto GP Namibe que atrai milhares de turistas, nessa mesma época que é a das festas do mar ocorrem varias competições contrução na areia, natação, exposições, com prémios que variam entre viagens e dinheiro.
Recentemente o Namibe passou a contar com mais um evento desportivo o Rally Namibe que atravessa grande parte da província.
No meio do ano acontecem as corridas de Moto4 e de Cartings em praias e em uma pista criada no meio da cidade.
|
TURISMO ESPORTIVO NO NAMIBE |
Turismo religioso
Na província do Namibe cerca de 80% da população é católica, influência da colonização portuguesa.
A província detem das mais belas igrejas de Angola, desde as suas formas arquitectónicas ao seu interior, possui ruinas belissimas de capelas e capelas lindissimas construidas a mais de 100 anos, a igreja mais antiga é a do Santo Adrião com 162 anos.
Apesar da população ser maioritariamente católica encontramos muitas igrejas de outras religiões.
A procura vem aumentado na Igreja universal do reino de Deus que exibe um interior belissimo.
Durante o ano vários acontecimentos cristãos acontecem, como a Pascoa, e os Batizados, a cidade fica em festa.
No final do ano acontecem os ficos que é feito pelo povo, é uma tradição quando a mulher inicia o ciclo mestrual segnifica que já esta pronta durante três dias ficam confinadas em igrejas cada mofico tem direito a um boi no dia do fico as familias vão buscar as moficos que são lhes feito penteados caracteristicos, usam panos e tapam-lhes os rostos, chegando as casas são recebidas ao som dos batuques com muita bebida e comida. É um evento religioso lindo de se ver.
|
TURISMO RELIGIOSO NAMIBE |