terça-feira, 1 de julho de 2014

Produção nacional de carne suficiente para abastecer o país - afirma governador


O governador da província de Malange, Norberto dos Santos” kwata Kanawa” disse sábado nesta cidade, que a produção nacional de carne é suficiente para abastecer o país a julgar pelo numero de criadores de gado e de animais existentes em toda extensão do território.


O governante que participou no leilão do gado da quarta edição da feira agropecuária, na província do Namibe disse ainda que o mais importante é que a classe de empresários ligados ao ramo da pecuária estarem unidos e juntos traçar políticas que visam assim diminuir o número de importações de carne.
“ Temos que nos organizar, saber dos empresários e da população criadora de gado o número de cabeças existentes, a vacinação e  este é mais um  momento para que possamos conseguir  este grande objectivo, a troca de ideias”.
Aquele governante mostrou-se ainda satisfeito pela maneira como decorreu o leilão do gado de forma transparente e com os parâmetros traçados pela comissão organizadora e de criadores de gado, com algumas inovações mas que segundo ele, é uma forma dos governos provinciais traçarem políticas que visam o crescimento da economia nacional.
Norberto dos Santos acredita que até 2015 o país poderá deixar de importar carne e comercializar o produto nacional, “ há um envolvimento enorme no ministério da agricultura que esta a delinear algumas acções e esperamos que nesta altura possamos estar em condições de consumirmos aquilo que é nosso”.
O governador da província do Huambo, kundy Payama que também participa da feira, apelou aos naturais do Namibe a abraçarem a iniciativa do governo da província e na próxima edição estarem presente com mais criadores e que a mesma seja permanente.
Afirmou ainda que Angola tem todas as premissas e recursos para ultrapassar a importação e consumir o produto local e para efeito é necessário que os criadores de gado estejam reestruturados e melhor organizados.
A feira que encerra hoje conta com a participação das províncias da Huila, Cunene, Bié, Lunda-Norte, Malange, Benguela e Huambo.
No leilão do gado mais de cinquenta cabeças de gado bovino foram vendidos bem como cavalos, porcos, cabritos, ovelhas e aves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!