quarta-feira, 9 de julho de 2014

Escola Superior Pedagógica do Namibe promove jornadas científicas


Namibe - Seiscentos e oitenta estudantes dos seis cursos administrados na Escola Superior Pedagógica (ESP) da província do Namibe participam desde a manhã de hoje, quarta-feira, nas primeiras jornadas científicas sob lema "A formação das competências pedagógicas e investigativas do professor".

Nas jornadas científicas, promovidas pela ESP e com duração de um dia, os estudantes dos seis cursos, designadamente Matemática, Física, Biologia, Química, Geografia e Magistério Primário abordam matérias ligadas à formação de competência pedagógicas e investigativas dos professores, do meio ambiente e uma visão interdisciplinar.

Outros temas a serem abordados são as novas Tecnologias da Informática e das Comunicações (TIC), técnicas da investigação científica no ensino da Física, assim como a actualidade no ensino da disciplina de Matemática.
Na ocasião, a directora em exercício da ESP do Namibe, Lucrécia Prata, afirmou que as jornadas científicas contribuirão para os professores tomarem as decisões pedagógicas e didácticas em diversos contextos educacionais, onde a componente de formação para a investigação seja uma tónica importante.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Portugal: Angola quer "perceber" cidadão holandês acusado de tentar invadir avião da TAAG

Lisboa (Do correspondente) - As autoridades policiais angolanas estão a cooperar com a congénere portuguesa, para ?perceber? o que verdadeiramente estará por trás da alegada tentativa de invasão, na quinta-feira, de um avião da transportadora aérea nacional ?TAAG? por um cidadão holandês, nascido em Angola.


Com o suspeito de terrorismo detido em prisão preventiva, as autoridades policiais angolanas, segundo soube a Angop, pretendem também entender as suas reais intenções, mas não avança mais detalhes, “para, obviamente, não atrapalhar as investigações”.
A delegação da TAAG em Portugal, que poderá ser constituída assistente no processo do julgamento do suspeito, reuniu-se, na segunda-feira, com a Empresa Aeroportos e Navegação Aérea (ANA), administradora do aeroporto de Portela, em Lisboa.
Sem querer avançar mais pormenores do teor do encontro, o delegado da TAAG em Portugal, Virgílio Costa, disse à Angop esperar por um relatório “mais minucioso” das autoridades portuguesas, para melhor esclarecimento do caso.
Apesar de “preocupado com o acontecido”, Virgílio Costa afirmou ser inconveniente “dramatizar o caso”, remetendo às autoridades policiais a sua dissipação.
“Vamos esperar e acreditar na justiça”, afirmou Virgílio Costa, adiantando, relativamente à segurança aeroportuária, ter recebido garantias de que “todos os procedimentos haviam sido cumpridos”.
Virgílio Costa quer que a questão não seja vista de forma isolada, referindo-se a relatórios que apontam para o facto de Portugal ter sido considerado plataforma para a obtenção de apoio logístico a grupos islâmicos, com casos pontuais de deslocação de extremistas.
Jornais portugueses adiantam que o homem, natural de Angola, estava armado com uma faca junto a um avião da TAAG que se preparava para descolar.
Interrogado no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, ficou em prisão preventiva, por o juiz entender existir o perigo de fuga e a necessidade de dar tempo a uma investigação sobre a sua presença em Portugal.
Confessando ter estado, este ano, num campo de treino de terroristas na Síria, o suspeito, de 29 anos, foi detido quando circulava na pista do aeroporto de Lisboa, junto a um avião da TAAG, e tinha os passos acompanhados por serviços secretos estrangeiros, segundo noticia a imprensa lusa.
Entretanto, o presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo de Portugal, José Manuel Anes, sem dramatizar o caso, apelou para um reforço de segurança.
Entrevistado pela rádio TSF, Manuel Anes defende uma revisão da segurança dos aeroportos, reconhecendo a capacidade que os terroristas têm violar até os sistemas mais sofisticados de segurança.

Novo Boeing permitirá TAAG reforçar ligações


Luanda - A nova aeronave 777-300-ER vai permitir a Transportadora Aérea Angolana (TAAG) reforçar , numa primeira fase, as rotas que apresentam maior índice de procura e rentabilidade.


aeronave da TAAG
Foto: Joaquina Bento
De acordo com a nota a que Angop teve acesso, depois do reforço das rotas com maior procura e rentabilidade, a companhia vai projectar outros rumos, estando em estudo o lançamento, a partir de 2015, do serviço regular para Paris (França) e Londres (Inglaterra).
Com a chegada deste avião, baptizada com o nome de Ebo, a companhia passa a contar com uma frota de três aeronaves boeing 777-300-ER (longo curso), três boeing 777-200 (longo curso) e cinco boeings 737-700 NG (médio curso e operação doméstica).
Para os próximos anos, a empresa, com a recepção dos dois outras aparelhos boeing 777-300-ER, nomeadamente em final de 2015 e início de 2016 e a entrada em funcionamento do novo Aeroporto Internacional de Luanda, permitirão explorar um conjunto de oportunidades, tomando partido do crescimento acelerado do sector aéreo e da posição geográfica privilegiada de Angola.
 A transportadora aérea nacional opera hoje em 12 destinos domésticos e 17 internacionais,    prevendo-se que transporte 1,5 milhões de passageiros, em 2014, um crescimento de 43 por porcento, em relação ao ano de 2010.

Novo boeing da TAAG iniciou operações na rota do Dubai


Luanda - O novo boeing-777-300-ER da Transportadora Aérea Angolana (TAAG), iniciou esta semana, as suas operações regulares, efectuando a rota Luanda/Dubai/Luanda, segundo o responsável do gabinete de Comunicação e Imagem da Companhia, Carlos Vicente.

Novo Boeing 777-300-ER da TAAG

De acordo com a fonte, a aeronave que chegou ao país a 24 de Junho proveniente de Seattle, (EUA), efectuou já esta semana duas viagens para o Dubai, Emiratros Arabes Unidos, um dos destinos internacional da transpotadora muito solicitado.
 Com uma capacidade de 12 passageiros em primeira classe, 56 em executiva e 225 em económica, a aeronave difere dos dois outros adquiridos em 2011, por poder oferecer aos passageiros o acesso aos serviços de telefonia móveis e de internet.
A transportadora aérea nacional realiza voos para vários destinos internacionais, entre eles Africa do Sul, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe, Brasil, Portugal, Cuba, China, Emiratos Árabes Unidos.

Governador do Namibe defende terra para cidadãos com vontade de produzir


Namibe - O governador da província do Namibe, Rui Falcão, disse hoje, nesta cidade, que a propriedade de terra deve ser dada aos cidadãos que têm força e vontade de produzir bens alimentares para as populações.

Rui Falcão falava num fórum sobre a Mulher Rural, que decorre no Namibe, sob o lema “ A promoção e integração da mulher rural no processo de desenvolvimento”.
O governador do Namibe explicou que o fórum visa, desde logo, auscultar a Mulher Rural sobre o que são as suas principais preocupações e inquietações, para que o executivo possa, em definitivo, determinar e orientar políticas que satisfaçam as suas necessidades básicas.
 “Muito já foi feito no país desde o Programa Nacional de Apoio à Mulher Rural, projecto que não teria alcançado êxitos que alcançou se não tivesse uma líder forte e que  devo reconhecer, a doutora Ana Paula dos Santos, que permitiu melhorar significativamente a vida das nossas populações desde a construção de escolas e serviços de saúde  em todas as localidades do país e a  melhoria na produção a vários níveis com a participação das mulheres “, sublinhou.
Entretanto, o titular do Governo do Namibe salientou que o país começou a crescer agora para o desenvolvimento e ainda depara-se com muitas insuficiências e, para tal, é necessário a promoção e integração da Mulher Rural no processo de desenvolvimento.
A sua integração, prosseguiu, deve ser feita através da sua maior participação na cultura, no sistema de ensino , formação profissional e acesso ao primeiro emprego , o que lhe permitirá  mais comunicação e informação  para que possa ter cultura para o acesso ao crédito, habitação, água, saúde e a terra.
Rui Falcão precisou que o  programa de apoio directo às famílias camponesas, traçado pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, na província do Namibe, vai permitir a implantação de novos sistemas de abastecimento de água em mais de 100 localidades permitindo, assim, que a população deixe de ter o problema da água para o consumo humano, agricultura e para o abeberamento do gado".
Durante o seu discurso, no acto de abertura do fórum, Rui Falcão  destacou igualmente que o seu Governo vai, este ano, implantar 15 novas zonas de desenvolvimento agrícola, sendo três em cada município do Namibe, Virei, Bibala, Tômbwa e Camucuio, que vão permitir produzir mais e melhor tendo em conta que vão receber meios para o efeito, como tractores, motobombas mangueiras e fundamentalmente  carros para recolha  e venda de produtos.
O governador do Namibe apelou, por outro lado, às mulheres a organizarem-se nas diversas associações de  forma a fiscalizarem todo o projecto que é  executado pelo Governo desde o princípio até ao fim.
A  província do Namibe não tem nenhum problema  mas sim desafios, e estes devem ser vencidos com muito trabalho e dedicação de todos, concluiu.
Participam neste fórum mais de 500 mulheres provenientes dos cinco municípios do Namibe.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

MPLA no Namibe realiza passeata em saudação ao seu quinto congresso extraordinário


Namibe - O comité municipal do MPLA no Virei, 133 quilómetros a leste da província do Namibe, realiza sábado uma passeata em saudação ao quinto congresso extraordinário deste partido a acontecer em Dezembro do ano em curso na capital do pais.

Em entrevista a Angop, o segundo secretário municipal do MPLA no Virei, André Cassinadala, disse que o secretariado do partido aprovou um plano de realização de actividades culturais, recreativas e desportivas em saudação ao quinto congresso.
“ Esta actividade inicia com uma marcha em várias artérias do município onde vão participar todos os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA, JMPLA e OMA e culmina com uma passeata para realizarmos condignamente esse grande evento onde o partido vai tratar de aspectos ligados a organização“, disse.
A actividade política segundo o secretário municipal termina com uma feira onde estarão expostos vários produtos produzidos naquela região agropecuária.
O municio do Virei possui uma população estimada em mais de 50 mil habitantes na sua maioria agricultores e criadores de gado.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ebola, conheça a doença que está aterrorizando a África

A febre hemorrágica ebola (FHE) é uma doença infecciosa grave muito rara, frequentemente fatal, causada pelo vírus ebola, seu contágio pode ser por via respiratória, ou contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada. Ao contrário dos relatos de ficção, é apenas moderadamente contagioso.
Ele foi identificado pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire (atual República Democrática do Congo), perto do rio Ébola, e acabou servindo de nome para o vírus.

História

O ebola foi primeiramente descoberto em 1976 por uma equipe comandada por Guido van Der Groen, chefe do laboratório de Microbiologia do Instituto de Medicina Tropical de Antuérpia, na Bélgica.

Desde a sua descoberta, diferentes estirpes do Ebola causaram epidemias com 50 a 90% de mortalidade na República Democrática do Congo, Gabão, Uganda e Sudão. A segunda epidemia ocorreu em 1979, quando 80% das vítimas morreram. Em maio de 1995, a cidade de Mesengo, a cento e cinquenta quilômetros de Kikwit, no Zaire, foi atingida pelo vírus, que matou mais de cem pessoas. Há suspeitas de casos no Congo e no Sudão. O primeiro desse tipo de vírus apareceu em 1967, foi o Marburg, a partir de células dos rins de macacos verdes de Uganda, e com um novo surto em 2014 na África Ociedental, em paises como Serra Leoa, Guiné e Guiné Equatorial, a OMS vai marcar em Gana uma reunião de emergência pra conter o surto.

O vírus

Como ler uma caixa taxonómicaVírus Ébola
Ebola virus em.png
Classificação científica
Grupo: V ((-)ssARN)
Ordem: Mononegavirales
Família: Filoviridae
Género: Ebolavirus
Distribuição geográfica
Distribuição da ébola nos mapas C e D.
Distribuição da ébola nos mapas C e D.
Espécies
  • ebolavirus-Zaire (EBO-Z)
  • ebolavirus-Sudão (EBO-S)
  • ebolavirus-Reston (EBO-R)
O ebolavirus é um filovírus (o outro membro desta família é o vírus Marburg), com forma filamentosa, com 14 micrômetros de comprimento e 80 nanômetros de diâmetro. O seu genoma é de RNA fita simples de sentido negativo (é complementar à fita codificante). O genoma é protegido por capsídeo, é envelopado e codifica sete proteínas.
Há três tipos: Ebola–Zaire (EBO–Z), Ebola–Sudão (EBO–S) com mortalidades de 83% e 54% respectivamente. A estirpe Ebola–Reston foi descoberta em 1989 em macacos Macaca fascicularis importados das Filipinas para os Estados Unidos tendo infectado alguns tratadores por via respiratória.2 O período de incubação do vírus ebola dura de 5 a 7 dias se a transmissão for parenteral e de 6 a 12 dias se a transmissão foi de pessoa a pessoa. O início dos sintomas é súbito com febre alta, calafrios, dor de cabeça, anorexia, náusea, dor abdominal, dor de garganta e prostração profunda. Em alguns casos, entre o quinto e o sétimo dia de doença, aparece exantema de tronco, anunciando manifestações hemorrágicas: conjuntivite hemorrágica, úlceras sangrentas em lábios e boca, sangramento gengival, hematemese (vômito com presença de sangue) e melena (hemorragia intestinal, em que as fezes apresentam sangue). Nas epidemias observadas, todos os casos com forma hemorrágica evoluíram para morte. Nos períodos epidêmicos e de surtos, a taxa de letalidade variou de 50 a 90%.3 Seu contágio pode ser por via respiratória, ou contato com fluidos corporais de uma pessoa infectada.

Epidemiologia

O vírus é denominado pelo nome de um rio na República Democrática do Congo (antigo Zaire), o Rio Ebola, onde tem havido vários casos. Nunca houve casos humanos fora de África, mas já houve casos em macacos importados nos Estados Unidos e Itália. Os casos identificados desde 19762 são apenas 1500, dos quais cerca de mil resultaram em morte. Não foi ainda identificado o reservatório animal do vírus.

O ébola, como os outros vírus, adere à célula do hospedeiro, onde entra ou apenas injeta seu material genético, o genoma. Este usa a estrutura da célula para se reproduzir e cada nova cópia do genoma obriga a célula a fazer o invólucro de proteína. Os novos vírus deixam a célula do hospedeiro com capacidade de infectar outras células.

Até há alguns anos o pessoal médico era aconselhado, mais por ignorância e cautela do que por ciência, a usar equipamentos especiais de proteção (como fatos e tendas de vácuo) quando lidava com doentes de ebola. No entanto, hoje se sabe que o vírus Ebola não é realmente altamente contagioso, ao contrário do que diz muita ficção em circulação no ocidente.

Ele é transmitido apenas pelo contato direto, e as populações afetadas são infectadas em alto número devido à cultura de grande parte das aldeias africanas, onde é usual a família lavar o corpo dos mortos manualmente antes do enterro. Já se tem pesquisas feitas de que o Ebola pode ser transmitido pelo ar de porco para porco ou de porco para o ser humano (uma nova variação do vírus), mas o vírus só é contagioso de humano para humano pelo contato direto com secreções e sangue. Hoje o pessoal médico é aconselhado apenas a usar luvas de látex e filtro respiratório.3

Devido a isso é praticamente impossível haver uma epidemia em larga escala de ébola nos países ocidentais, pois a higiene bloquearia qualquer expansão de casos. No entanto, o risco para o pessoal médico e laboratorial é considerável, se não forem tomadas regras de higiene.

Paciente infectado com Ebola e duas enfermeiras em Kinshasa,1976

Progressão e sintomas

A infecção pelo vírus ébola produz febre hemorrágica. A incubação pode durar de 2 a 21 dias4 . O vírus multiplica-se nas células do fígado, baço, pulmão e tecido linfático onde causa danos significativos. A lise (destruição) das células endoteliais dos vasos sanguíneos leva às tromboses e depois hemorragias.

Os primeiros sintomas são inespecíficos como febre alta, dores de cabeça, falta de apetite, e conjuntivite (inflamação da mucosa do olho). Alguns dias mais tarde surge diarreia, náuseas e vômitos (por vezes com sangue), seguidos de sintomas de insuficiência hepática, renal e distúrbios cerebrais com alterações do comportamento devido à coagulação intravascular disseminada com enfartes nos órgãos. O estágio final é devido ao esgotamento dos fatores sanguíneos da coagulação, resultando em hemorragias extensas internas, edema generalizado e morte por choque hemorrágico. As fezes são geralmente pretas devido às hemorragias gastrointestinais e poderá haver ou não sangramento do nariz, ânus, boca e olhos. Dependendo da sua estirpe, há casos de hemorragias na derme, ocasionando o sangramento pelos poros do corpo. A morte surge de 1 dia a duas semanas após o inicio dos sintomas.

A taxa de mortalidade da doença e o tempo para o falecimento de uma pessoa, depende da estirpe do vírus e do estado de saúde das populações afetadas. Em geral, o ébola mata suas vítimas em poucos dias, podendo levar até 9 dias, e a mortalidade pode variar de 50% a 90%.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico é feito pela observação direta do vírus com microscópio eletrônico em amostra sanguínea ou por detecção com imunofluorescência de antigênios.3

Não há vacina, cura, nem tratamentos eficazes. Os doentes devem ser postos em quarentena e os familiares devem ser impedidos de ter qualquer forma de contato com o doente, ou mesmo de tocar o corpo após o falecimento. Devem ser administrados cuidados básicos de suporte vital como restabelecimento de eletrólitos e fluidos perdidos, além de possíveis tratamentos paliativos.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Top 5 – Os maiores aviões do mundo

Top 5 – Os maiores aviões do mundo

A revisão de um Boeing 747 pode levar até seis semanas, como mostrou o "Futurando" desta semana. Apesar dos números superlativos desta aeronave popular entre as companhias aéreas, ela não é a maior a cortar os céus.
Confira a lista dos maiores aviões em operação no mundo, pela capacidade total de carga das aeronaves.
 
5. Lockheed C5 Galaxy
Trata-se do maior cargueiro militar em operação, capaz de transportar mais peso do que qualquer outra aeronave usada pelo exército norte-americano. Seu corpo pode comportar até cinco helicópteros. O avião foi construído em 1970 e, além de participar de operações militares, teve papel importante em missões humanitárias. O Lockheed C5 Galaxy deve ser mantido em operação até 2040. O gigante militar tem 75,54 metros de comprimento e 19,85 metros de altura. Vazio, o avião tem 169,6 toneladas, mas decola com um peso total de até 379,6 toneladas.
 
4. Antonov An 124
O An-124 decolou pela primeira vez em 1982 com o título de maior avião do mundo, até perder o posto para um novo modelo produzido pela russa Antonov anos depois. O projeto foi desenvolvido com fins militares, mas logo foi adotado pela aviação comercial para o transporte de cargas de grande volume. A aeronave mede 69,1 metros e tem 21,1 metros de altura e leva para os céus expressivas 405 toneladas, incluindo o peso do avião. A superfície disponível para cargas também tem grandes dimensões: são 43,7 metros de comprimento, por 6,4 metros de largura e 4,4 metros de altura.
 
3. Boeing 747-400ER
Trata-se do maior avião fabricado pela Boeing e, conforme a demanda das companhias aéreas, pode ter seu interior adaptado para transportar entre 416 e 524 passageiros. Também pode ser usado para o transporte de cargas. O modelo ER (Extended Range) é, da perspectiva operacional e de manutenção, similar as outras aeronaves da linha 747, mas chegou ao mercado como um modelo menos ruidoso. A aeronave tem 70,6 metros de comprimento e pode levantar vôo com uma carga máxima, incluindo o peso do avião, de 412,7 toneladas.
 
2. Airbus A380 
O maior avião de passageiros do mundo pode transportar 555 pessoas em dois andares que acomodam três classes – primeira, executiva e econômica – ou mais de 840 passageiros se formatado exclusivamente nos parâmetros de economia de espaço. O avião foi lançado em 2005, mas só passou a operar comercialmente depois de quinze meses de testes. São 73 metros de comprimento e 24 de altura, que se erguem sob a propulsão de quatro turbinas de três metros de diâmetro cada. A capacidade de suspensão é de 560 toneladas.
 
1. An-225 Mriya
O maior avião do mundo é o Antonov An-225 Mriya, que cortou os céus pela primeira vez no início de 1988 e entrou em operação em 1989. Trata-se de uma versão ampliada do An-124. O cargueiro é tão grande que foi capaz de transportar uma nave espacial russa Buran em seu interior. Ele tem 84 metros de comprimento, medida próxima a um campo de futebol. A aeronave pode sustentar impressionantes 600 toneladas, incluindo o seu próprio peso. O espaço para cargas é de 43,32 metros de comprimento por 6,4 metros de largura e 4,39 de altura.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Top 10 países mais corruptos do mundo


Veja essa materia imperdivel

10°

Haiti – Nota 19

Haiti um dos países mais corruptos do mundo
O Haiti lida com problemas de corrupção, basta lembrar o ex-presidente Jean-Claude Duvalier, popular como Baby Doc, em relação ao julgamento, por peculato e corrupção.
Este substituiu François Duvalier, seu pai, conhecido como Papa Doc, no ano 1971. Já Papa Doc foi responsabilizado em denúncias pela morte de milhares de pessoas e pelas torturas. São estimadas em torno de 20 a 30 mil pessoas assassinadas em governos do pai e de Baby Doc.

Venezuela – Nota 19

caracas venezuela um dos países mais corruptos
Para imaginar uma parcela da corrupção na Venezuela, o ex-prefeito chavista foi preso em suspeita de corrupção no país, Numa Rojas, cargo que ocupou de Maturín.
As acusações pesam sobre corrupção, na gestão dele entre 2005 e 2009. O então prefeito chavista de Valencia, Edgardo Parra, em suspeita de corrupção no governo recebeu detenção, processo da cruzada anticorrupção de Maduro. Este que prometeu reforçar, no ano 2014, a luta contra corrupção.

Iraque – Nota 18

iraque um dos paises corruptos
Mesmo depois de uma década da captura de Saddam Hussein, o país agüenta o peso da herança do ditador que foi executado, em sanções, burocracia, corrupção, conflitos, e repressão, dificultando a reconstrução do Iraque.
A corrupção e nepotismo dominam a sociedade iraquiana, mesmo com peso crescente pela diplomacia regional e economia internacional. O Iraque sofre pelos conflitos entre regiões, e internos, que surgiram com Saddam Hussein.

Sudão do Sul – Nota 17

suadoa do sul afundando em corrupcao
Apesar do Sudão do Sul ocupar a sétima posição nesta seleção, existe luta contra corrupção para êxito no país, já que corrupção e desvio de recursos públicos já marcaram a nação; de acordo com James Igga, há comissão anticorrupção desde 2006.

Turcomenistão – Nota 17

turcomenistao
Em sexta posição entre os 10 países mais corruptos do mundo está o Turcomenistão que é república presidencialista, na qual o Turkanbashi, presidente é chefe de estado e de governo com o controle quase absoluto do país. O país foi por 69 anos parte da União Soviética, com declaração de independência em 1991.

Myanmar – Nota 15

Myanmar um dos paise mais corruptos do mundoMyanmar um dos paise mais corruptos do mundo
O destaque é para regime de ditadura militar há 4 décadas no país. E repressão, prisão arbitrária, e perseguição de opositores são situações comuns em Myanmar.
A população carece de leis e constituição, com judiciário não independente, atrelado ao poder executivo. A repressão política e abusos contra direitos humanos incluíram o país na agenda de trabalho do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Sudão – Nota 13

sudao corrupcao
Este país é república autoritária com poder centralizado do presidente Omar Hasan Ahmad al-Bashir, que está no poder a partir do golpe militar do ano 1989, juntamente com seu partido. A situação é crítica do Conflito de Darfur, em que desde 2003 a região de Darfur presencia extermínio da população dali, pelos janjaweed.

Afeganistão – Nota 8

afeganistao corrupcao
A pesquisa da agência da ONU revelou que a corrupção é mais comum pelas áreas rurais em comparação com as urbanas, pelo norte e sul do Afeganistão. Ainda que quase 40% da população acreditam que o pagamento da propina é corriqueiro.

Coréia do Norte – Nota 8

coreia do norte
A história problemática da Coréia do Norte não é novidade para o mundo, e não há espanto com a segunda posição deste país nesta seleção, dos 10 países mais corruptos do mundo. A Coréia do Norte é descrita como auto-suficiente, porém alguns analistas a descrevem como monarquia absolutista, ou ditadura hereditária.

Somália – Nota 8

somalia o pais mais corrupto do mundo

A situação na Somália é de dizimados pela guerra civil, a partir de 1991, e a população necessita seguir regras rígidas para sobrevivência. A guerra com Etiópia criou milhares de refugiados e crise grave na economia, com sobrevivência pela ajuda do exterior ao país.
Os golpes de Estados foram seqüentes, de 1978 em diante, com regime de ditadura implantado depois. No ano 2000 foi criado governo nacional de transição, porém as facções diversas dividindo o país continuavam distantes.

Empresa portuguesa fornece cais flutuante para atracação de embarcações em praia de Angola


A empresa portuguesa Lindley concluiu recentemente o fornecimento de um cais flutuante para a praia do Baba, na província do Namibe, em Angola, informou a empresa em comunicado.
A obra, cuja montagem ficou concluída em Maio de 2014, englobou o projecto, fabrico e montagem de uma infra-estrutura destinada a um cais para atracação de oito embarcações de recreio.
O cais de atracação, dotado de serviços de fornecimento de água e energia elétrica às embarcações, bem como armários de emergência e escadas quebra-costas, é composto por 36 metros de passadiço flutuante com estrutura em aço reforçado galvanizado, sendo o acesso efectuado através de uma ponte em aço metalizado.
Os trabalhos de construção do dique de protecção, de construção civil em terra, a logística e os meios de movimentação foram assegurados pelas empresas angolanas Omatapalo e Andaimes Carvalho, com sede na cidade de Lubango, com quem a Lindley desenvolveu todo o projecto.
A Lindley é uma empresa especializada no fornecimento, instalação e manutenção de equipamento flutuante para marinas, docas de recreio e portos comerciais, fazendo parte do grupo com o mesmo nome.

Conheça os 10 países mais ricos do mundo

Confira mais uma matéria de entretenimento da Youtubetv Namibe:


10°

Índia

10.-India- Top 10 países mais ricos do mundo 2012  Seu rápido crescimento atual do PIB é de USD $ 2.012.760 trilhão conforme previsto para o ano de 2011. De fato, com base nos relatórios, há um crescimento 8,2 por cento ante a 2010. Alguns dos fatores que contribuíram para o seu progresso são os investimentos empresariais, os consumos privado, produtos agrícolas, e seus setores de serviços essenciais.

Rússia

9.-Russia- Top 10 países mais ricos do mundo 2012  A Russia ganhou o nono lugar com USD $ 2,117.245 trilhões. Um crescimento previsto em 2007, quando foi estabelecidos planos de desenvolvimento econômico que duraria até o ano de 2020.  Assim, o plano é aperfeiçoar-se por causa da média de crescimento anual que atinge 6,7% ao ano em seu produto interno bruto. O alvo inclui desenvolvimentos industriais e outros fatores distribuíveis em setores econômicos.

Itália

8.-Italy- Top 10 países mais ricos do mundo 2012  Possui um PIB de USD $ 2,287.704 trilhões e, segundo o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, tornou-se a quarta maior economia da Europa, quando se trata de PIB nominal, uma vez que se diversificaram economias industriais e sua infra-estrutura. É um dos oito membros das nações industrializadas do grupo G8.

Reino Unido

7.-Reino Unido Top 10 países mais ricos do mundo 2012  Com USD $ 2,603.880 trilhões ganho no final do ano de 2011, o Reino Unido tem uma média de crescimento trimestral do PIB de 0,58%, o que o torna um dos gigantes quando se trata de economia estável, apesar da recessão que atingiu os principais países em últimos anos. Na verdade, ele acelerou no 3 º trimestre de 2011, o que vem principalmente nos setores de serviço, enquanto que detém a terceira maior economia da Europa.

Brasil

6.-Brazil- Top 10 países mais ricos do mundo 2012  O nosso Brasil acumulou um PIB de USD $ 2,616.986 trilhões antes de 2012 começar e embora houvesse pouco crescimento em 2011, ele ainda conseguiu chegar ao 0,80% de crescimento do PIB, que vem principalmente de seus setores de serviços, fabricação de produtos de mineração, e agricultura. Na verdade, é a maior economia dos países sul-americanos. 

França

5.-France- Top 10 países mais ricos do mundo 2012  Com USD $ 2,888.907 trilhões registrados no fim do ano de 2011, atingindo um crescimento de PIB de 0,30% antes de terminar 2011. É considerado a segunda maior força econômica na Europa por causa de sua moderna concentração industrial diversificada. Apesar da recessão de 2008 para 2009, teve seu retorno em 2010.

Alemanha

4.-Germany- Top 10 países mais ricos do mundo 2012A Alemanha ganhou um total de USD $ 3,707.790 trilhões, com um crescimento médio de 0,31 por cento e é o país número um quando se trata de o crescimento econômico na Europa. Centra-se na exportação, que compreende da saída de 1 / 3 sobre o crescimento total nacional ou contribuição da economia do país.

Japão

3.-Japan- Top 10 países mais ricos do mundo 2012  Chegou ao terceiro lugar levando US $ 6,125.842 trilhões, com 0,52% de crescimento médio do PIB antes de fechar 2011. É conhecida por sua competitividade no livre comércio internacional. Na verdade, ele tem mantido sua classificação na lista dos cinco países mais ricos desde os anos 1960, apesar da recente experiência dos tsunamis que destruíram as vidas de muitas pessoas e a maioria das propriedades e outros ativos.

China

2.-China- Top 10 países mais ricos do mundo 2012  Fechou 2011 com USD $ 7,744.133 trilhões com crescimento médio do PIB de 2,15 por cento. É a segunda maior economia do mundo, atras apenas dos Estados Unidos. É focada em comércio internacional, o seu povo são orientadas para o mercado, e o principal contribuinte para o seu crescimento é encontrado na exportação, que o fez, o maior exportador, e segundo maior importador de mercadorias no mundo.

Estados Unidos

1.-United-States Top 10 países mais ricos do mundo 2012Ele ainda detém o título de maior economia e o seu lucro com base no PIB é de US $ 15,495.389 trilhões. Seu crescimento médio do PIB é de 3,28 por cento. Assim como a China, os EUA também é orientada para o mercado e se concentra em empresas particulares, cresceram, apesar das questões taxa de desemprego devido a recessão que houve nos últimos anos.

Governo do Namibe responde - não há hipocrisia na solução dos problemas



Vice-governador do Namibe, Alcides Gomes Cabral

"O partido que neste momento governa o país tem um fio condutor que lhe permite dirigir os destinos de Angola pelo menos até 2050 ou 2100".






 
 
O vice-governador do Namibe para a área económica, Alcides Gomes Cabral, declarou à Voz da América que a governação que integra "não está preocupada com o que se diz fora do circuito da média pública"
Alcides Gomes Cabral, disse que o partido que neste momento governa o país "tem um fio condutor que lhe permite dirigir os destinos de Angola pelo menos até 2050 ou 2100".
“Nós não estamos preocupados com aquilo que os outros falam”, o governo da província do Namibe, diz o governante, "está empenhado na solução premente dos problemas das comunidades locais".
A reacção do governante surge em função das recentes declarações do Secretário Provincial do partido do galo negro no Namibe, Ricardo de Noé Tuyula, que dá conta da existência de comunidades a consumir água partilhada com o gado em situação desumana, provocando no seio das comunidades, surto de diarreias e óbitos, alguns dos casos confirmados pela reportagem da Voz de América no Namibe na localidade da nascente, Comuna do Kapangombe, Município da Bibala.
Em defesa da dama, o vice-governador Alcides Gomes Cabral fez saber que o programa de luta contra a fome e pobreza está mais alargado nos dias de hoje, além do Papagro, um dos projectos que têm que ver com a absorção da produção dos camponeses, diz que o pacote integra outros projectos como sendo o agro-mercantil, cozinhas comunitárias para o reforço da dieta alimentar de crianças desfavorecidas e idosos nas zonas rurais, bem como a construção de cerca de 200 furos de água e potenciação aos camponeses associados em meios.
Alcides Gomes Cabral reagiu ontem, 29, à margem do encerramento da feira agro-pecuária, que decorreu entre 19 e 29 de Junho, nas imediações do bairro Cambongue e Lixeira.

Veja as 10 pessoas mais gordas do Mundo!

Confira a matéria inédita de entretenimento da Youtubetv Namibe


Top 10 pessoas mais pesadas de todos os tempos

10°

Dzhambik Khatokhov – 146,96 kg

Dzhambik Khatokhov Esse é o Dzhambik com apenas 11 anos de idade. Talvez ele não seja a décima pessoa mais pesada do mundo, mas sem duvida é a criança mais pesada do mundo. Seu crescimento ganhou registro no Guinness Book como a criança mais gorda do mundo. Ao nascer, ele pesava 2,99 kg, quando completou um ano já pesava 12,7 kg, e aos 4 anos, 36,74 kg.

Paul Mason – 152,41 kg

Paul Mason é um dos mais pesados do mundo Paul possui 50 anos e mora com a família na Inglaterra. Após a cirurgia, ele perdeu 254 kg, deixando o posto do homem mais gordo mundo. Ele já chegou a pesar 444 kg, e atualmente pesa 152 kg.

Manuel Uribe – 181,44 kg

Manuel Uribe é uma das pessoas mais gordas do mundo Com 47 anos, o mexicano Manuel Uribe comoveu o mundo após ser destaque do documentário “O homem mais pesado do mundo” pela Discovery Channel em 2006. Nele é contado o sofrimento de não poder sair de sua cama por mais de uma década. Ele é recordista de obesidade ao atingir 597 kg.
Ele recebeu diversas doações em forma ajuda do mundo todo, mas não tem coragem de fazer a arriscada cirurgia na Itália. Até os dias atuais ele faz uma dieta acompanhada por especialistas e sua esposa. Um exemplo de perseverança.

Michael Hebranko – 249,48 kg

Michael Hebranko é um dos homens mais obeso do mundoMichael foi um exemplo de perseverança por muito tempo. Após ficar internado no Hospital São Lucas em Nova Iorque, ele reduziu seu peso de 412 a 90 kg. Conseguiu viajar o mundo inteiro testemunhando sua vitória através de dieta e exercícios.
Porém, nos últimos anos, voltou a engordar e se encontra com 249 kg. Só restou suas fotos de comparações, como muitas na internet, no estilo “antes e depois”.

Patrick Deuel – 258,55 kg

Patrick DeuelPatrick é um tipico americano de 51 anos que gosta de fast-food. O mesmo foi até gerente de um desses restaurantes. Mas quando atingiu o peso de 510 kg, não conseguia nem sair de casa. Para fazer a cirurgia deu muito trabalho, pois para retira-lo de sua casa, precisaram destruir as paredes para poder passar na porta. Foi montada um estrutura de rampa e guincho para coloca-lo na ambulância especial. Sua pesagem tinha que ser feita em balança de gado.
Após doze meses de tratamento, ele perdeu 260 kg.

Donna Simpson – 273,06 kg

Donna SimpsonDonna é recordista do Guinness Book como a mulher mais gorda a dar a luz no mundo. Por um certo tempo, ela pretendia bater o recorde de mulher mais gorda do mundo, onde ela teria que chegar aos 470 kg. Mas devido a complicações de saúde, seu médico orientou que ela emagreça antes que morra.
Seu ex-marido era um “Feeder”, tinha fetiche por mulheres muito gordas e a motivava a comer mais do que devia. Hoje, ela mudou sua rotina para poder cuidar dos filhos.

Terri Smith – 317,51 kg

Terri SmithTerri é mais uma caso americano de extrema obesidade. Ela é casada e depende de seu marido Myron (44) e sua filha Najah (30) para ajudar a se alimentar, se lavar e vestir, sem sair da cama. Ela sente fortes dores de cabeça e precisa emagrecer urgentemente para caber em um scanner de ressonância magnética para verificar se há um tumor cerebral, e posteriormente, realizar a cirurgia gástrica.

Kenneth Brumley – 469,47 kg

Kenneth BrumleyKenneth é a pessoa mais pesada do sexo masculino (ainda viva). Ele possui 45 anos e agora vive em um hospital após passar mais de 4 anos sobre uma cama reforçada em sua residencia. No hospital, recebe uma dieta restrita a 1.200 calorias por dia.

Mayra Rosales – 470 kg

Mayra RosalesMayra, de 33 anos, é atualmente a pessoa mais pesada do mundo. Em 2010, recebeu atenção por parte da mídia, por confessar o assassinato de seu sobrinho. Ela disse que acidentalmente, esmagou-o com a mão direita. Porém, na reconstituição da cena, ela foi incapaz de fazer tal feito, e chorou.
Na verdade, ela tentou encobertar a irmã que espancou o menino. Sua irmã foi presa com penalidade de 15 anos de prisão. Em 2012, o canal de Tv americano TLC exibiu o documentário sobre a vida de Mayra, intitulado “Assassina de meia tonelada?“.

Jon Brower Minnoch – 634 kg

Jon Brower MinnochJon Brower foi o ser humano mais pesado da história, com um peso de aproximadamente 634 kg. Este valor é apenas uma estimativa, já que devido ao seu tamanho, falta de saúde, e não podendo se locomover, não foi possível documentar com precisão. As pesquisas médicas dizem ter mais de meia tonelada ou 1.400 libras (634kg) em seu pior estado.
Após ser hospitalizado, fez uma dieta rigorosa por dois anos e registrou a maior perda de peso humana já registrada: Perdeu 419 kg (ficando com 215). Porém, voltou a ganhar peso. Um ano depois, já estava com 432 kg. Dois anos mais tarde (1983 – 41 anos), morreu com um edema generalizado, ocasionado pelo excesso de gordura.

Luanda acolhe cimeira económica dos PALOP

Luanda - Uma Cimeira Económica dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) realiza-se dia 17 deste mês, em Luanda, no âmbito da celebração do 10º aniversário da Confederação empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Francisco Viana - Presidente da Comissão Organizadora
Foto: Alberto
O anunciou foi feito hoje, terça-feira, em Luanda, pelo presidente da comissão organizadora do evento, Francisco Viana, durante uma conferência de imprensa, que reuniu representantes de associações empresariais, empresários e gestores de empresas.
Com a duração de um dia, o fórum económico pretende promover o fortalecimento da classe empresarial africana, das economias e um desenvolvimento equilibrado e profícuo da cooperação entre os agentes económicos, públicos e privados de África e de outros mercados mundiais, como a União Europeia e os BRIC.
No encontro serão analisados temas relativos à Independência política, capacitação das micro, pequenas e médias empresas “Made  in Africa”, estratégia de internacionalização  e os instrumentos financeiros de apoio ao empresariado africano, oportunidades e constrangimentos.
O presidente da comissão organizadora do evento, Francisco Viana, informou que será constituída, a 16 deste mês, a Confederação Empresarial dos PALOP, cuja sede será Luanda, e terá por objectivo o fortalecimento da classe empresarial africana.
Integram a confederação de associações empresariais, representantes do sector privado dos PALOP, incluindo a Guiné Equatorial.
A confederação terá a missão de contribuir para a capacitação das associações e do empresariado africano, nas vertentes material, financeira, recursos humanos, tecnologias e técnicas de gestão.
Terá igualmente a tarefa de desenvolver esforços no sentido de criar um fundo de coesão económica e social, capaz de contribuir para a diminuição das assimetrias dentro da CPLP.


TAAG recebe prémio em Beijing de melhor companhia

Beijing- A TAAG, Linhas Aéreas de Angola, foi distinguida, neste domingo, em Beijing, República Popular da China, pela APPRECIATE ÁFRICA NETWORK, com o prémio de melhor companhia empreendedora africana sediada na Ásia-Pacífico.

Foto ARQUIVO - TAAG distinguida em Beijing
Foto: Clemente Santos
Na atribuição do galardão, pesou à transportadora aérea nacional, além da excelência, o facto de ser um dos principais elos entre os africanos que visitam a Ásia e Pacífico e os homens de negócios desta parte do mundo que se deslocam à África.
APPRECIATE ÁFRICA NETWORK é uma organização que promove os valores e contribuições socio-culturais e económicas africanos em qualquer parte do mundo.
O presidente da Associação Económica e Comercial China-África, Liu Jianjun, entregou a distinção ao representante comercial da TAAg em Beinjing, Inácio Silva, que se fez acompanhar de membros da tripulação da transportadora angolana.
A TAAG começou a voar para Beinjing em 2008, com uma ligação por semana. Em 2013, iniciou a segunda frequência regular do voo directo Luanda-Beijing e vice-versa. Proximamente, tenciona lançar um terceiro, correspondendo ao aumento da procura.
A ligação de 14 horas é assegurada por um BOEING 777-200. Às segundas-feiras e sextas-feiras de Luanda e regressam às terças-feiras e aos sábados.

IRSEM entrega material de trabalho aos desmobilizados no Namibe


Namibe - Noventa e um ex-militares desmobilizados receberam segunda-feira, nesta cidade, kits de trabalho no quadro da implementação de programas e projectos de apoio a sua reintegração levada a cabo pelo executivo angolano, através do Instituto de Reintegração Sócio - profissional dos Ex-militares (IRSEM).

Trata-se da primeira fase de distribuição de kits para corte e costura, serralharia, mecânica, alvenaria,  recauchutagem e carpintaria.
De acordo com o director provincial do Namibe dos Serviços provinciais do Irsem, António Rodrigues Tiago, pretende-se com esse programa desenvolver de forma ampla as acções relativas aos processos de reintegração dos desmobilizados, que por várias razões não tiveram acesso a sua inserção sócio-profissional na vida civil.
De acordo com o responsável que não revelou o custo dos kits, acções do género serão extensivas por toda a província do Namibe.
Fez saber que o IRSEM no Namibe irá desempenhar uma ampla actividade de sensibilização no seio do grupo alvo e fará a monitoria e avaliação periódica do impacto das acções, de modo a medir o grau de satisfação dos beneficiários em função do apoio prestado.
Manuel Lázaro um dos beneficiários disse á Angop que apesar de ter esperado muito por este kits de trabalho negócio promete abrir uma oficina para auto sustentar-se e garantir o primeiro emprego a todos aqueles que necessitarem.
O acto de entrega foi testemunhado pelo vice-governador para o Sector Económico, Alcides Gomes Cabral, tendo este, exortado aos beneficiários a conservarem o material para a sua sustentabilidade.
A direcção do Irsem controla mais de dois mil ex - militares na condição de desempregados.

Produção nacional de carne suficiente para abastecer o país - afirma governador


O governador da província de Malange, Norberto dos Santos” kwata Kanawa” disse sábado nesta cidade, que a produção nacional de carne é suficiente para abastecer o país a julgar pelo numero de criadores de gado e de animais existentes em toda extensão do território.


O governante que participou no leilão do gado da quarta edição da feira agropecuária, na província do Namibe disse ainda que o mais importante é que a classe de empresários ligados ao ramo da pecuária estarem unidos e juntos traçar políticas que visam assim diminuir o número de importações de carne.
“ Temos que nos organizar, saber dos empresários e da população criadora de gado o número de cabeças existentes, a vacinação e  este é mais um  momento para que possamos conseguir  este grande objectivo, a troca de ideias”.
Aquele governante mostrou-se ainda satisfeito pela maneira como decorreu o leilão do gado de forma transparente e com os parâmetros traçados pela comissão organizadora e de criadores de gado, com algumas inovações mas que segundo ele, é uma forma dos governos provinciais traçarem políticas que visam o crescimento da economia nacional.
Norberto dos Santos acredita que até 2015 o país poderá deixar de importar carne e comercializar o produto nacional, “ há um envolvimento enorme no ministério da agricultura que esta a delinear algumas acções e esperamos que nesta altura possamos estar em condições de consumirmos aquilo que é nosso”.
O governador da província do Huambo, kundy Payama que também participa da feira, apelou aos naturais do Namibe a abraçarem a iniciativa do governo da província e na próxima edição estarem presente com mais criadores e que a mesma seja permanente.
Afirmou ainda que Angola tem todas as premissas e recursos para ultrapassar a importação e consumir o produto local e para efeito é necessário que os criadores de gado estejam reestruturados e melhor organizados.
A feira que encerra hoje conta com a participação das províncias da Huila, Cunene, Bié, Lunda-Norte, Malange, Benguela e Huambo.
No leilão do gado mais de cinquenta cabeças de gado bovino foram vendidos bem como cavalos, porcos, cabritos, ovelhas e aves.