terça-feira, 11 de março de 2014

Província do Namibe conta com 200 novos sistemas de abastecimento de água

 Duzentos novos sistemas de abastecimento de água potável serão construídos ainda este ano na província do Namibe, segundo o governador Rui Falcão .

GOVERNADOR PROVINCIAL DO NAMIBE, RUI FALCÃO PINTO DE ANDRADE
FOTO: EVARISTO JOAQUIM
" Nós vamos construir 200 sistemas de abastecimento de água, sendo 100 projectados a nível local e os outros 100 que foram oferecidos pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aquando da sua visita à nossa província, em Fevereiro, para a realização da terceira reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros”, informou o governante, ao intervir num acto alusivo ao Dia Internacional da Mulher, assinalado sábado.
Os sistemas de abastecimentos de água, segundo Rui Falcão, estão inseridos no programa de desenvolvimento da província, bem como nos projectos a serem executados pelos Ministérios da Agricultura e das Águas para o ano em curso.
Constam destes sistemas, a abertura de furos, banheiros, chafarizes, sondas solares, mangas de vacinação de gado, bombas voláteis, entre outros.
Após a conclusão, as estruturas vão permitir melhor abastecimento de água às populações, principalmente das áreas mais recônditas, bem como a prática da agricultura e abeberamento do gado.
No município do Virei, os projectos já começaram a ser executados com a abertura de furos de água, o que tem permitido a prática da agricultura e a domesticação de animais.
“ Visitamos as localidades de Tchacuto, Kavalekamwe e Cainde no município do Virei e notamos que mais de 400 hectares de terra foram preparados e cultivados. Aí o povo já não chora mais de fome nem de seca, mas sim estão a pedir ao governo para montar o sistema de telecomunicações da Unitel, e para nós isto é muito bom. Vamos continuar a trabalhar para que as demais regiões da província sigam o mesmo caminho”, disse Rui Falcão.
Realçou que o governo vai continuar a apoiar a mulher rural, ouvindo as suas principais preocupações como a falta de emprego, escola, saúde, bem como o acesso ao microcrédito, que muito tem facilitado na melhoria das condições das suas famílias com pequenos negócios ligados à vida do campo e não só.
Apelou às mulheres da província do Namibe a participarem nos fóruns municipais e províncias sobre a mulher rural e aí colocarem as suas inquietações de forma aberta, organizada e disciplinada para que o governo venha a conhecer de perto aquilo que tem sido a dificuldade diária e encontrar soluções imediatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário a Youtubetv Namibe Agradece!