segunda-feira, 17 de março de 2014

Turismo permite diversificar economia do país

Namibe - O turismo é um dos sectores viáveis para a diversificação da economia e contribui para a redução da pobreza, disse hoje, sexta-feira, no Namibe, o director nacional do Turismo, Amaro Francisco. 
 
Ecoturismo é um dos segmentos do turismo que mais cresce a nível mundial

Segundo o responsável, que dissertava na palestra sobre “O turismo e o desenvolvimento sustentável”, inserida nas festividades das Festas do Mar, investir no turismo, sobretudo no sustentável, é contribuir na melhoria das condições de vida da população.
Explicou que o turismo sustentável é aquele que é socialmente aceitável, do ponto de vista ambiental e económico, devido a sua actuação transversal.

O desenvolvimento sustentável, acrescentou, é também sinónimo de melhoria das condições de vida nas comunidades, quer do ponto de vista das infra-estruturas de base, quer ao nível de acesso à água, energia, educação e à saúde.
Quanto ao ecoturismo, disse ser um segmento turístico que mais cresce no mundo, tendo dito que enquanto o turismo convencional cresce 7,5% por ano, o ecoturismo aumenta entre 15 e 25% por ano.
A Organização Mundial do Turismo estima que 10% dos turistas em todo o mundo tenham como demanda o turismo ecológico. A facturação anual do ecoturismo, a nível mundial, é estimada em USD 260 biliões (cerca de dois triliões e 60 biliões de kwanzas).
As Festa do Mar,  abertas dia 2 na cidade do Namibe, terminam a 30 deste mês.

Camponeses satisfeitos com fábrica de processamento de tomate no Namibe

Namibe - Camponeses da província do Namibe estão satisfeitos com a construção da fábrica de processamento de tomate na localidade do Giraul, com conclusão prevista para o final deste ano.

Manuel Cabinda,  agricultor da comuna da Lucira, município do Namibe, disse à Angop que a construção desta unidade vai permitir que os camponeses aumentem os níveis de produção, referindo-se concretamente ao cultivo do tomate.
“ Aqui produz-se  tomate  em todas as épocas do ano e em grande escala, a  fábrica vai impulsionar a produção, para que não haja rotura de stock,  sendo o tomate a principal matéria-prima”, disse.
João Camute,  outro agricultor,  disse  que a unidade vai trazer grandes benefícios aos camponeses, porque todos os anos têm havido prejuízo no escoamento e comercialização de tomate.
“ Há alturas em que ficamos com grande quantidade de tomate que acaba por apodrecer,  porque o nosso mercado está saturado e não temos onde comercializar, chegando a vender a caixa por  Akz 500".
Além de concentrado de tomate, a unidade  fabril prevê também fabricar sumo.
A fábrica está a ser construída na localidade do Giraul de Baixo, orçada em seiscentos milhões de kwanzas ( 600.000.00).

quinta-feira, 13 de março de 2014

Youtubetv Namibe pretende associação e criação de um novo espaço!

A Youtubetv Namibe pretende associar-se a outros portais da Província do Namibe e organizações para criação de uma nova redação de maneira a aumentar a informação virtual da província.

Entre outros projetos a Youtubetv Namibe pretende colaborar com o Governo Provincial da cidade do Namibe , e acredita com esforço e empenho é possível fazer crescer um novo mercado na Província que é o mercado da comunicação social, publicidade e marketing, e o de moda.

Na mesma sede, também estariam instaladas associações de pesquisa de mercado turístico, estudos e projetos de incentivo ao turismo. No momento tais intenções encontram-se no papel mais espera-se que ainda no ano de 2014 possa-se dar inicio as negociações para a nova redação de informação.

A direção da Youtubetv Namibe espera que no começo de 2015 possa-se inserir estagiários e aumentar o número de artigos publicados diariamente, mas para isso existe uma necessidade de espaço. Os antigos estúdios de gravação da Youtubetv Namibe funcionavam no bairro Saidy-Mingas, eram dois espaços com iluminação de estúdio e equipados, atualmente os espaços estão em reforma.

Youtubetv Namibe


Se emocione, veja agora o valor do amor verdadeiro!


Nesse vídeo você não pode perder a história de amor de dois jovens que termina de maneira trágica, impossível não se emocionar acompanha agora aqui na Youtubetv Namibe!


Veja essas e outras matérias no site da Youtubetv Namibe!

Adele - Some i like you! Não perca

Para quem gosta de boa música não deixe de deliciar-se com a cantora Adele, o vídeo foi sucesso de visitações em 2013. Acompanhe a Youtubetv Namibe e não deixe de ver as matérias de entretenimento do nosso canal.


Os Tuneza - Reporter Bebucho e Amigos confiados

)



Divirta-se com o video divertido do Grupo humorístico Angolano os Tunesas, você vai morrer de rir, não deixe de acompanhar a Youtubetv Namibe.



Youtubetv Namibe levando entretenimento até a sua casa.

Portal do Namibe uma inovação que coloca o Namibe na frente em Angola

Portal do Namibe
A Província do Namibe ganhou um portal que constitui uma inovação para a província do Namibe colocando-a na frente das restantes províncias do País.

O principal mentor do site foi o Engenheiro Alcides Cabral que conta com uma equipe para ajudar na manutenção do Portal. O mentor do site ainda informou a Youtubetv Namibe que o portal ainda está em criação, mas que já pode ser adicionado.

Entrando no linkk: http://namibe.org/ chega-se facilmente ao portal, no portal encontra-se as principais informações sobre empresas das mais diversas áreas entre outros serviços de apoio ao turista e aos residentes da Província.

Com o portal do Namibe a província ganha mais uma ferramenta tecnológica virtual auxiliando no seu desenvolvimento virtual, lembrando que um dos grandes objetivos do projeto Namibe For World é o desenvolvimento virtual da Província do Namibe

Youtubetv Namibe 
Ericsson Cabral

Youtubetv Namibe com novo projeto a ser implantado em 2014


Youtubetv Namibe Andreia Tyana
A Youtubetv Namibe implementará ainda no primeiro trimestre de 2014 a inserção de matérias cômicas e notícias de famosos, que não será dedicada somente ao Namibe.

A Youtubetv Namibe vem implantando na sua jornada desde de 2010 vários projetos para divulgação e desenvolvimento do Namibe, mas esse ano o principal portal de produção de vídeos do Namibe terá uma nova porta, oferecendo maior entretenimento ao utilizadores do site. Matérias como comédias angolanas e internacionais, notícias sobre famosos serão as novas chaves do Blog site.

O departamento de jornalismo continuará a ser de grande exclusividade do Namibe, excepto de matérias de grandes desastres.
A Youtubetv vendo sendo a principal porta de informação da Província do Namibe, em 2013 iniciou-se a colaboração no projeto Namibe For World e pretende ganhar um novo tipo de público de maneira a aumentar sua audiência e acesso as informações Namibenses.

Trabalho infantil no Namibe tem raízes culturais

Sobrinhos são os herdeiros deixando viúva e filhos sem nada

Dezenas de crianças da provincia da Huíla trabalham em propriedades agrícolas do Namibe num fenómeno  ligado à sua situação social  agravado por tradições culturais.

Isto porque entre certas comunidade são os sobrinhos que herdam a propriedade de um homem que morreu deixando os seus filhos e mulher na penúria.


A VOA  parceira da Youtubetv Namibe percorreu mais de 200 quilómetros para ouvir alguns destes petizes que trabalham nas  fazendas agrícolas dos vales dos rios de Inamangando, Carujamba, Tumbalunda, Bentiaba, Bero, Giraul, no Município do Namibe, e das zonas agrícolas do vale do rio Munhino, Município da Bibala.

Alguns parecem estar em boas mãos, mas outros são submetidos ao trabalho de enxada que choca com as capacidades físicas das crianças.

Mufete Nelipa, diz ter vindo de uma localidade denominada Kamupapa, a sul do Município da Bibala.

Não sabe falar a língua portuguesa, mas na sua língua nativa Mumuila disse à VOA parceira da Youtubetv Namibe que trabalha para potenciar a sua mãe com recursos financeiros, permitindo-a desenvolver o campo e para compra de bois e outros animais.

E lamenta que dos bens do pai não pode esperar nada porque quando morrer os primos vão levar tudo.

Mumuila conta ainda que há muitas crianças da sua terra a trabalhar nas empresas chinesas,  à procura de dinheiro porque o problema é o mesmo, o de ajudar as mães para a sua estabilidade económica.

A VOA parceira da Youtubetv Namibe falou também com outros jovens cujos pais já tinha morrido deixando a viúva na penúria porque o seu gado foi levado pelos sobrinhos.

O professor Chipindo Bonga disse que o fenómeno preocupa a sociedade angolana, porquanto mutila o futuro do país, já que as crianças não vão à escola.

Defende por outro lado que as universidades devem ajudar os governos das províncias da Huila, Cunene e Namibe, visando inverter a actual situação, na base de um trabalho investigativo-académico.

As leis angolanas condenam a exploração do trabalho infantil, mas na sua aplicabilidade encontram dificuldades e a impunidade aos infractores.

Youtubetv Namibe 
Armando Chicoca

Governo constrói fábrica de processamento de tomate no Giraul

Namibe - Uma fábrica de processamento de tomate está a ser construída, desde o início do ano em curso, na localidade do Giraul de Baixo, pelo governo provincial do Namibe.

Nova fábrica de processamento de tomate no Namibe - Youtubetv Namibe
Em declarações hoje à Angop parceira oficial da Youtubetv Namibe, na cidade do Namibeo responsável da construtora Incatema, Vicente Mondeja, disse que a nova unidade de produção, avaliada em 600 milhões de Kwanzas, está a ser erguida num perímetro de dois mil e quinhentos metros quadrados.
Acrescentou que no mesmo local está igualmente a ser aberto dois furos de água com 50 metros de profundidade cada, para abastecer a futura fábrica.
Vicente Mondeja fez saber que parte do equipamento para a fábrica já se encontra no Porto do Namibe.
A província do Namibe é produtora, em grande escala, de tomate. Em 2013, foram produzidas mais de 20 toneladas de tomate.

quarta-feira, 12 de março de 2014

Inscritos mais de trezentos jovens nos cursos de formação profissional no Nmaibe

 Trezentos e 49 jovens matricularam-se em diversos cursos promovidos pelo Instituto Nacional do Emprego e Formação Profissional (INEFOP) , no Namibe, soube hoje, terça-feira, a Youtubetv, de fonte oficial, nesta cidade.A


Os jovens alunos distribuem-se pelos cursos de eletricidade, 109, serralharia , 26, canalização, 38, pedreiro, 20, informática, 93, contabilidade e gestão, 26, entre outros,  que serão ministrados  por 31 técnicos ligados ao INEFOP.
A formação profissional tem a duração de oito meses e será administrada no centro integrado e emprego de formação do município do Tômbwa, Pavilhão de Artes e Ofícios do Camucuio e do Virei, e na comuna da Lucira.
O INEFOP matriculou no ano passado 519 jovens.

terça-feira, 11 de março de 2014

Sobas exigem alfabetização no Namibe

Governo promete apoio no âmbito do programa de alfabetização e curso.

    TAMANHO DAS LETRAS 

    Dirigentes tradicionais no Namibe estão a exigir a sua alfabetização para melhor poderem servir as suas comunidades.

    Ao mesmo tempo querem que seja intensificada a alfabetização das suas comunidades no seu todo.

    O soba grande das comunidades Muhimbas, na parte angolana localizada a sul do Municipio do Tombwa, Tchikenga Ephute, que partilha o reinado com o seu confrade do outro lado do rio Cunene, na República da Namíbia, disse à VOA que ele é soba porque foi escolhido pelas comunidades locais, mas não se sente satisfeito enquanto não aprendeu a ler e escrever.

    “Fui escolhido para dirigir estas comunidades na parte angolana, apenas pela confiança das comunidades”, disse.

    “De resto não sei ler nem escrever mas queremos escolas para que num futuro próximo os nossos filhos possam ser governantes capazes de dirigir a vida das comunidades com sapiência”, frisou o soba grande dos Muhimbas, Tchikenga Ephute.

    As Comunidades Muhimbas localizam-se no sul de Angola e a norte do território Namibiano, sendo separadas pelo rio Cunene.

    Em função disso, a VOA ouviu o Coordenador Provincial do Namibe da Alfabetização Serafim Mingues que prometeu prestar todo apoio necessário nesse sentido, de olhos postos para o ano 2025,  altura em que, segundo agenda do governo angolano, será feita a declaração sobre o ensino para todos, no quadro do plano estratégico de revitalização da alfabetização em curso no país.

    “A coordenação provincial de alfabetização está em sintonia com a repartição municipal do Tombwa para que lá na Comuna do Iona existam mais salas de Alfabetização” disse Mingues.

    “Para nós é uma satisfação, oxalá que esta mensagem ecoe para os demais também, e que a nossa população adira, para que quando atingir o 2025, segundo a agenda política do nosso governo possamos ter comunas livres do analfabetismo”, reagiu.

    O Coordenador Provincial do Namibe da Alfabetização disse ainda que vai orientar a repartição municipal do Tombwa no sentido de junto do soba criar as turmas de Alfabetização, colocando alfabetizadores credenciados.

    A mesma atenção será prestada às localidades do Pediva e Pinda já nas mãos da coordenação provincial da Alfabetização.

    Mingues exortou por outro lado as forças vivas do país em geral e da província em particular a darem o seu apoio à batalha de alfabetização, contribuindo deste modo no processo do desenvolvimento e valorização do homem angolano nesta parte litoral sul do país.

    Cresce procura turística no Namibe em Março

    No mês de Março de 2014 cresceu em 40 % a procura turística na província do Namibe comparado ao mesmo período de 2013.
    Cidade do Namibe

    Segundo informações essa procura teve um aumento significativo devido aos programas de desenvolvimento turístico que a província e principalmente a capital da província do Namibe vem aderindo, entre eles o Namibe For World que tem a colaboração da Youtubetv Namibe.

    No periodo das festas do Mar que decorre durante o mês de Março espera-se que mais de um milhão de pessoas entre Namibenses, turistas nacionais e estrangeiros passem pelo recinto. Com o grande número de turistas e o aumento segnificativo do turismo, investidores e empresários animam-se e já planeiam abertura de novos espaços na província para atender a grande demanda.

    Youtubetv Namibe
    Ericsson Cabral

    Província do Namibe conta com 200 novos sistemas de abastecimento de água

     Duzentos novos sistemas de abastecimento de água potável serão construídos ainda este ano na província do Namibe, segundo o governador Rui Falcão .

    GOVERNADOR PROVINCIAL DO NAMIBE, RUI FALCÃO PINTO DE ANDRADE
    FOTO: EVARISTO JOAQUIM
    " Nós vamos construir 200 sistemas de abastecimento de água, sendo 100 projectados a nível local e os outros 100 que foram oferecidos pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, aquando da sua visita à nossa província, em Fevereiro, para a realização da terceira reunião ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros”, informou o governante, ao intervir num acto alusivo ao Dia Internacional da Mulher, assinalado sábado.
    Os sistemas de abastecimentos de água, segundo Rui Falcão, estão inseridos no programa de desenvolvimento da província, bem como nos projectos a serem executados pelos Ministérios da Agricultura e das Águas para o ano em curso.
    Constam destes sistemas, a abertura de furos, banheiros, chafarizes, sondas solares, mangas de vacinação de gado, bombas voláteis, entre outros.
    Após a conclusão, as estruturas vão permitir melhor abastecimento de água às populações, principalmente das áreas mais recônditas, bem como a prática da agricultura e abeberamento do gado.
    No município do Virei, os projectos já começaram a ser executados com a abertura de furos de água, o que tem permitido a prática da agricultura e a domesticação de animais.
    “ Visitamos as localidades de Tchacuto, Kavalekamwe e Cainde no município do Virei e notamos que mais de 400 hectares de terra foram preparados e cultivados. Aí o povo já não chora mais de fome nem de seca, mas sim estão a pedir ao governo para montar o sistema de telecomunicações da Unitel, e para nós isto é muito bom. Vamos continuar a trabalhar para que as demais regiões da província sigam o mesmo caminho”, disse Rui Falcão.
    Realçou que o governo vai continuar a apoiar a mulher rural, ouvindo as suas principais preocupações como a falta de emprego, escola, saúde, bem como o acesso ao microcrédito, que muito tem facilitado na melhoria das condições das suas famílias com pequenos negócios ligados à vida do campo e não só.
    Apelou às mulheres da província do Namibe a participarem nos fóruns municipais e províncias sobre a mulher rural e aí colocarem as suas inquietações de forma aberta, organizada e disciplinada para que o governo venha a conhecer de perto aquilo que tem sido a dificuldade diária e encontrar soluções imediatas.

    Governo vai melhorar nível de vida das mulheres rurais no Namibe

    O Governo de Angola vai este ano implementar vários programas que visam melhorar o nível de vidas das mulheres, principalmente às ligadas ao meio rural, disse sábado, na província do Namibe, a escritora, Ana Maria de Oliveira.

    ESCRITORA ANA MARIA DE OLIVEIRA
    FOTO: PEDRO PARENTE
    Ana Maria de Oliveira que fez este pronunciamento durante uma palestra alusão ao Dia Internacional da Mulher, referiu que as mulheres que vivem nas diferentes comunidades do país têm sido o garante da continuidade familiar, desenvolvendo tarefas como domésticas, e trabalhando no campo.

    “Existe no Namibe  mulheres que se dedicam  em várias actividades como a pesca, agricultura e a pecuária que  têm uma vida difícil”, disse.

    Apelou a todas as mulheres, em especial as do Namibe, no sentido de continuarem a trabalhar em prol do bem-estar das suas famílias, dignificando o seu próprio lar e valorizando os seus hábitos e costumes.

    sábado, 8 de março de 2014

    Namibe For World estuda primeira pesquisa física para estudos na Ilha da Baía dos Tigres em 2015

    Imagem oficial do Namibe For World
    Mapa da Ilha Baia dos Tigres

    O Namibe For World que é o projeto que visa levar o nome do Namibe ao conhecimento mundial e ainda lutar e promover o turismo na região sul de Angola, da o primeiro passo e começa a preparar os estudos físicos a Ilha da Baía dos Tigres no extremo sul de Angola.

    Ericsson Cabral- Para mim é de real importância começar a pensar-se em algo mais concreto, estamos a falar da maior ilha de Angola, uma ilha com uma posição geográfica estratégica  e é a ilha mais aproxima de Santa Helena outra Ilha que é controlada pela Grã-Bretanha, Welwis Bay e Swakopmund também são duas cidades próximas a ilha.

    Imagens da Ilha
    No momento não passam de rabiscos, folhas que aos poucos irão ganhar forma e sair do papel e ganhar os orgãos de comunicação, iremos precisar de apoios, patrocínios de pessoas que acreditam na ciência, no turismo e que em um futura próximo possam ter aonde investir. A comunicação social será uma grande chave na divulgação da Ilha a nível nacional, outro fator que terá grande importância e decisório será o apoio do Governo Provincial do Namibe, e Administração Municipal do Tômbua.

    Na ilha o objetivo é observar o clima, estudar os solo desértico da ilha, estudo das ruínas e possíveis reabilitações para tornar a cidade abandonada no maior museu a céu aberto de África, levando além do turismo a rica cultura Angola.
    Pretende-se estudar a criação de lagoas artificiais e a plantação de plantas adaptáveis ao deserto e ao litoral, semelhante ao que vem acontecendo nas cidades do Namibe e Tômbua, mas na ilha tem o fator desfavorável da falta de água, plantas como palmeiras, coqueiros, e as casuarinas. Este parte do estudo com a plantação de árvores e criação de lagos visa sobre tudo diversificar a paisagem da ilha e tentar atrair especies de animais saídas da foz do cunene.
    Acredita-se que no subsolo da ilha não exista água doce, e um dos objetivos do estudo será fazer uma pesquisa para confirmação, a água doce será o maior objetivo de estudo da pesquisa na ilha, concentraremos nossos estudos no transporte da água do Cunene até a ilha, ou estudaremos técnicas já aplicadas em outras ilhas como as de Cabo Verde, como a dessalinização da água do mar.

    O estudo das Dunas para práticas de modalidades de desportos como sandboard e Kitsurf na costa.

    Na pesquisa busca-se estudar a geologia da ilha para o fomento e fornecimento de energia eléctrica, no caso da ilha de preferência energia verde e renovável como a de painéis solares e energia eólica.

    Nesta primeira fase de Estudos as especies de animais e plantas costeiras serão estudadas, para saber realmente que espécies de animais frequentam a ilha e o mar em volta da ilha.
    Pretendemos ainda estudar as topologias das possíveis praias, as que podem ser usadas para banhistas, mergulhadores e para prática de desportos.
    Com os estudos pretendemos reativar uma antiga iniciativa do Governo do Namibe que é a construção do maior porto pesqueiro de África na ilha.

    Imagem da pista do Aeródromo da Baía dos tigres
    Também levaremos a cabo a verificação do nível de degradação da pista de pousos e decolagens do aerodrómo da Ilha e levaremos as direções da ENANA no Namibe e em Luanda,  tal como ao Governo do Namibe e a Administração municipal do Tômbua.

    Essa fase inicial do projeto visa a estudar as reais condições da Ilha, sua recuperação, com o objetivo de voltar a repovoa-la facilitando a transformação na segunda porta de entrada de turismo da Província. Lembrando que com estudos mais aprofundados da ilha fica facilitado o apoio e financiamento a estudos e projetos, entre outros benefícios que o Namibe For World visa conseguir é a criação de uma nova área para urbanização na ilha para posterior distribuição de terrenos.

    No final deste ano já terei todo projeto pronto, estarei entre Luanda e Namibe, no momento atual estou no Brasil e concentro meus estudos aqui em universidades e estou a preparar-me academicamente em cursos relacionados ao assunto que muito recentemente passei a interessar-me. Pretendo convidar biólogos, operadores turísticos, topólogos, ambientalistas, membros políticos,  comunicação social, voluntários para acompanharem-me nesta grande jornada.

    Nota: Turismos em ilhas distantes sempre são de grande atração, a calmaria e os verdadeiros oásis hoteleiros e não só, normalmente são os grandes atrativos.

    Youtubetv Namibe 
    Ericsson Cabral
    Matéria com passe livre para comunicação social


    quarta-feira, 5 de março de 2014

    Carnaval no Namibe da um paço de desenvolvimento!

    O Grupo Carnavalesco Torre do Tombo detentor do título do  Carnaval 2014 apresentou a lagoa do arco em sua alegoria.
    Seu conjunto cheio de cores com canções que animaram o público presente  foram destaque nesse carnaval.
    Público na Marginal do Namibe

    A alegoria apresentou sinais de modernidade, o carro alegórico pode servir de inspiração a outros grupos carnavalescos abrindo uma particularidade e tornando ainda mais atrativo o carnaval Namibense. O carro alegórico diferenciou-se de outros carros usando a reciclagem na sua construção uma piscina representando a lagoa e caso continue assim o carnaval do Namibe poderá muito brevemente atingir um padrão mais atrativo internacionalmente, não fugindo da cultura local das vestimentas e das danças.
    Alegoria Torre do Tombo
    Alegoria Torre do Tombo

    Alegoria Torre do Tombo

    Outra alegoria que também teve seu destaque foi a Grupo Carnavalesco Forte Santa Rita , que levou o comboio dos caminhos de ferro de Moçâmedes para marginal, apesar de simples também notou-se alguma modernidade nesta alegoria que possuia apenas um dançarino em cima.

    Outro destaque na marginal foi o grande número de público presente, acredita-se que haviam mais de 100 mil pessoas lotando a marginal em toda sua extansão, ainda havendo carência de bancadas para o público que queira assistir o espetáculo, o povo não deixou de comparecer em massa. Mais cada vez torna-se cada vez mais necessário a criação de um espaço para desfiles de carnaval, o que geraria custos e ao mesmo tempo benefícios turísticos.





    Alegoria Forte Santa Rita

    Um dos grupos mais tradicionais da cidade do Namibe o União Saidy Mingas confirmou a sua desistência e não desfilou nesta edição do carnaval, o que é uma grande perda para o carnaval do Namibe, mais espera-se que no ano de 2015 o grupo volte a fazer-se presente nos desfiles, levando musica, dança, cores e alegria ao público que aprecia essa festa que é considerada o maior evento cultural da província.

    Grupo Forte Santa Rita os tradicionais Rei, Rainha, Conde e Condessa.

    Resumo
    É de se sublinhar a inovação e a ousadia que os grupos carnavalescos tiveram nessa edição, a volta a marginal também foi outro ponto positivo, mesmo não sendo o ideal, a edição foi organizada sem sobressaltos e com uma eleição justa em uma das mais a cerradas disputas pelo título em Angola. Os pontos negativos continua ser a falta de comodidade do público, a falta de arquibancadas e o difícil acesso a visualização do desfile continuam a ser o principal transtorno do Carnaval Namibense.

    Youtubetv Namibe
    Matéria Critíca escrita:
    -Ericsson Cabral - São Paulo Brasil
    Fontes Namibe:
    Vado Kiluange
    Joana Kaley
    Fotos:
    Sousa Pinheiro 
    Torre Tombo Oficial Facebook

    Grupo Torre do Tombo vence Carnaval

    O Grupo Torre do Tombo, na classe adulta, venceu a edição do Carnaval 2014, com 484 pontos da classificação.


    O primeiro classificado recebeu como prémio 700 mil kwanzas e um diploma de participação.
    Em segundo lugar ficou o grupo Forte-Santa/Rita, com  447 pontos,  e recebeu 650 mil kwanzas.
    O grupo União do Espírito Santos, com 400 pontos, recebendo um montante de 600 mil kz.

    Namibe: Terminou desfile dos grupos carnavalesco no Namibe

     Terminou o desfile dos grupos carnavalescos da edição 2014, na Marginal do Namibe.

    FOTO: EVARISTO JOAQUI
    NAMÍBE: GRUPO CARNAVALESCO - FORTE SANTA RITA
    M
    Os resultados e a entrega dos prémios acontece nesta quarta-feira, no cine Namibe.
    Torcedores de alguns grupos entrevistados pela Angop mostraram-se satisfeitos com o nível de organização desta festa popular.
    Nesta festa popular , os grupos Forte Santa Rita, Espirito Santo ;Rei Mandume e Torre do Tombo, na classe de adultos, mostraram o que foi  trabalhado em  11 meses de preparação.