O governador provincial do Namibe, Rui Falcão Pintos de Andrade, esta preocupado com a exploração ilegal de mármore rosa por alguns cidadãos, em diversas localidades da província.
Governador do Namibe preocupado com a exploração ilegal de mármore rosa
Em declaração hoje (quinta-feira) à Angop, o governador provincial do Namibe, Rui Falcão Pintos de Andrade, informou que o mármore, extraído ilegalmente em diversas áreas da província, é transportado clandestinamente para a província vizinha do Lubango, onde faz-se o corte.
Rui Falcão Pintos de Andrade assegurou que o governo, em parceria com as entidades tradicionais das áreas onde existe estas rochas, traçará estratégias para controlar a exploração de inertes e de mineiros na província.
O governante alertou que para a exploração de inertes deve-se ter em conta o respeito à natureza, ao ambiente e à quantidade de minas ao sol aberto, no próprio deserto, por isso pede maior rigor e responsabilidade no controle dos recursos naturais.
Realçou a necessidade de demarcar bem as áreas de exploração, trabalhando em parceria com outras áreas do governo, sobretudo, a Direcção do Ambiente, para preservar os índices estruturais que a província possui e que os recursos sejam explorados a bem dos próprios munícipes, contribuindo assim na construção de infra-estruturas.