quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Governador do Namibe preocupado com a exploração ilegal de mármore rosa


 O governador provincial do Namibe, Rui Falcão Pintos de Andrade, esta preocupado com a exploração ilegal de mármore rosa por alguns cidadãos, em diversas localidades da província.

Governador do Namibe preocupado com a exploração ilegal de mármore rosa
Em declaração hoje (quinta-feira) à Angop, o governador provincial do Namibe, Rui Falcão Pintos de Andrade,  informou  que o mármore, extraído ilegalmente em diversas áreas da província, é  transportado clandestinamente para a província vizinha do Lubango, onde  faz-se o corte.
Rui Falcão Pintos de Andrade assegurou que o governo,  em parceria com as entidades tradicionais das áreas onde existe estas rochas,  traçará estratégias para controlar a exploração de inertes e de mineiros na província.
O governante  alertou que para  a exploração de  inertes deve-se ter em conta  o respeito à natureza, ao ambiente e à quantidade de minas ao sol aberto, no próprio deserto, por isso pede maior rigor e responsabilidade no controle dos recursos naturais.
Realçou a necessidade de demarcar bem as áreas de exploração, trabalhando em  parceria com outras áreas do governo, sobretudo, a Direcção do Ambiente,  para preservar os índices estruturais que a província possui e que os recursos sejam explorados a bem dos próprios munícipes, contribuindo assim na construção de infra-estruturas.

Administrador municipal do Tômbwa visita infra-estruturas de impacto social


O novo administrador municipal do Tômbwa, José Tchindongo António, efectuou hoje (quinta-feira) uma visita de constatação em diversos empreendimentos de impacto socioeconómico daquela circunscrição.

Constou da agenda de trabalho do responsável visitas em várias infra-estruturas sociais, com destaque para o hospital municipal, centros de distribuição da energia eléctrica e de captação de água, repartição da educação, escola do ll ciclo, vale do Rio Curoca, comando municipal da Polícia Nacional e de Protecção Civil e Bombeiros.
José Tchindongo António justificou que a visita tem como objectivo avaliar o grau de funcionamento das infra-estruturas integrados no programa de desenvolvimento rural, de combate à fome e à pobreza, no sentido de  facilitar a extensão dos serviços sociais básicos às comunidades bem como impulsionar o fomento da produção.
O administrador destacou haver necessidade de maior empenho, sobretudo, na melhoria e qualidade dos serviços de saúde, como o saneamento básico, tratamento de água potável, distribuição médica e medicamentosa em todos postos, assim como de mosquiteiros nas crianças menores de cinco anos de idade e mulheres grávidas.
O município do Tômbwa, que dista 93 quilómetros a sul da cidade do Namibe, possui uma população estimada em 200 mil e 500 habitantes, que têm como actividade principal a agricultura de subsistência, pesca e pastórícia.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Cidade e província do Namibe ganham novos olhos no mundo virtual!

A cidade do Namibe é a segunda capital das 18 de Angola a ter uma página no Wikipédia, que retrata minuciosamente a cada ponto da cidade, que vai desde a história, economia, educação, saúde entre outros.

O trabalho que vem sido levado a cabo desde 2013 por Ericsson Cabral e que tem a Youtubetv Namibe como uma das principais fontes investigadoras, teve a primeira fase concluída, agora no final de Janeiro de 2014.

Primeira fase: Editar a pontos chaves da cidade e dos principais locais da província do Namibe no google maps, principal site de buscas da internet, editar, acrescentar e atualizar dados da cidade capital no wikipédia de maneira completa e esclarecedora, fomentar o nome da cidade na internet de maneira a tornar-se conhecida.

Segunda fase: Criar a página da baia dos tigres no Wikipédia, fomentar o desenvolvimento com projetos da região da baía dos tigres de maneira a salvar a zona abandonada, começar o processo de pesquisa dos municipios e suas sedes, criação da página da cidade do tombwa no wikipédia.

Terceira fase: Criar as páginas dos Municípios do wikipédia, criar a página da província no wikipédia, e buscar meios de investimentos turísticos para baía dos tigres, entre outros estudos de como tornar a região em um polo turístico da África Austral.

O Projeto denominado "Namibe for Word" que tem tido apoio de vários grupos, e pessoas tem as seguintes vantagens:
- Tornar a cidade do Namibe entre as mais conhecidas de Angola;
- Aumentar o fluxo de turistas para região ( Nos dias de hoje antes de qualquer viagem se recorre a internet)
- Facilitar o conhecimento econômico da região, de maneira a aumentar o interesse de investidores;
-Fazer com que pessoas que deixaram a antiga Moçâmedes em tempos de guerra, regressem a sua terra sem medo.
- Repovoar e tornar a Baía dos tigres em um polo turístico, levando a conhecimento das autoridades angolanas para que criem condições básicas de sobrevivência e transporte a ilha;
- Fazer com que a baía que virou uma ilha não desapareça;
- Tornar a maior ilha de Angola conhecida, não só para os Angolanos com para pessoas de outros países.

A página da cidade do Namibe você pode ver no : http://pt.wikipedia.org/wiki/Namibe