O processo de solicitação de visto de estudante para Angolanos, Moçambicanos, Cabo Verdianos, São Tomenses, e Guiné Bissau conseguirem o visto de Estudante para o Brasil de maneira mais simples possível, para que não aconteça do visto ser negado.
O ideal é que você tenha um porta voz no Brasil que vai fazer a conexão entre você e a Faculdade e enviar os documentos da faculdade que a embaixada do Brasil pede! No vídeo a explicação feita detalhadamente, a baixo tem o linkk da embaixada do Brasil em Luanda e os documentos necessários para tirar o visto de estudante!
linkk da embaixada do Brasil em Luanda:
http://luanda.itamaraty.gov.br/pt-br/visto_de_estudante_(vitem_iv).xml
Para solicitar visto, visite a página da empresa VFS Global Angola e siga as instruções da empresa.
1) Preencher formulário eletrônico no endereço:
https://formulario-mre.serpro.gov.br
2) Ao finalizar o preenchimento do formulário eletrônico de requerimento de visto de estudante, os documentos listados abaixo deverão, obrigatoriamente, estar digitalizados no requerimento digital:
fotografia;
página do passaporte em que constam seus dados de identificação;
frente e verso do seu bilhete de identidade;
carta da instituição de ensino no Brasil que comprove sua matrícula;
termo de responsabilidade financeira autenticado em notário.
3) Imprimir o recibo de entrega de requerimento (RER), assinar e colar uma fotografia 3X4 (tipo passe) recente. Nos campos apropriados, escrever nome completo e número de telefone.
Obs.: caso o requerente seja menor de idade, o recibo RER deverá ser assinado por ambos os pais.
4) Na data e horário agendados no Centro de Solicitação de Vistos, apresentar os seguintes documentos:
- passaporte com validade igual ou superior a 6 (seis) meses;
- atestado de residência;
- atestado médico;
- certificado do registro criminal;
- cópia do bilhete de identidade;
- declaração de aceite da instituição de ensino brasileira (ensino básico, fundamental, médio, graduação, ou pós-graduação), na qual conste que o estudante foi submetido a processo seletivo (graduação), alcançou a nota mínima exigida em cada matéria e foi aprovado na seleção realizada. A declaração devera ainda atestar que o estudante tem consequentemente, reservada vaga para cursar seus estudos na instituição e especificar o semestre ou período letivo correspondente, constando o valor mensal, carga horária semanal. Quando se tratar de instituição privada, a declaração terá de ser reconhecida em cartório no Brasil;
- documentos escolares do curso médio reconhecidos pelos ministérios da Educação e das Relações Exteriores (graduação);
- declaração de serviço do responsável financeiro pela formação do estudante, em que conste o salário, acompanhado por termo de responsabilidade financeira em favor do estudante, emitido pelo responsável, especificando o vínculo com o estudante. O termo deverá atestar a responsabilidade pelas despesas no Brasil, enquanto durarem os estudos do solicitante, mediante o envio mensal de, no mínimo, US$ 800,00 (oitocentos dólares norte-americanos) e deverá ser reconhecido por notário e pelo Ministério das Relações Exteriores de Angola. Declaração e termo poderão ser substituídos por documentos comprobatórios de obtenção, pelo solicitante, de bolsa de estudos.
- Para menores de 18 anos, deverá ser apresentado termo de tutela, passado por tutor legal no Brasil.
OBS: Para cursos de especialização nas áreas médicas, deverá ser apresentado, adicionalmente, documentação, devidamente consularizada, que comprove a conclusão de ensino superior ou equivalente em medicina, enfermagem, odontologia ou área correlata.