sábado, 7 de setembro de 2013

Aeroporto Yuri Gagarin cartão postal da cidade do Namibe


O aeroporto Yuri Gagarin é desde hoje o postal da cidade do Namibe, depois de reabilitado e ampliado para receber aviões de pequeno e grande porte, disse esta sexta-feira o director provincial dos Transportes e Telecomunições do Namibe, João Ernesto dos Santos.

NAMIBE: AEROPORTO YURI GAGARIN REINAUGURADO
FOTO: LINO GUIMARÃES

O responsável falava à imprensa após a aterragem experimental da primeira aeronave na nova pista.
“É um polo de atracção gope para nós é ainda mais importante ter uma infra-estrutura desta dimensão, porque vai permitir em termos económicos e sociais executar vários projectos ligados não só ao mundo de negócios, bem como abertura de novos horizontes de crescimento e desenvolvimento da província.
O edifício possui sala de embarque e desembarque para passageiros, sala protocolar, sala de controlo de todas operações do aeroporto, restaurante e outros compartimentos.
As obras da primeira fase, que agora se encontra concluída, foram adaptadas da no âmbito do camponato mundial de hóquei em patins, que o pais e a província em particular vai acolher de 20 a 28 do mês em curso.
Segundo o director nacional das obras da Odebrecht, Filipe Martins, a outra fase termina em Fevereiro de 2014 com a conclusão de todo o trabalho a ser feito no aeroporto como terminais de carga, serviços da Sonangol e outros.
O empreteiro afirmou ainda que o aeroporto conta agora com uma pista de  2500 metros  de comprimento e 45 de largura e vai receber aviões 737-700.
“Com a conclusão, o aeroporto pode receber em termos de aterragem vinte aviões mês, que totaliza cerca de 340 aeronaves anuais “, acrescentou.
Antes a pista recebia apenas dois aviões por dias, e agora pode ter três de 737 ao mesmo tempo, tudo em função da estratégia da empresa Enana e da Taag.
Durante a sua empreitada a mesma empregou uma força de trabalho de 700 jovens entre angolanos, brasileiros e portugueses.

Ministro enaltece valência do hotel Infortur no Namibe



O ministro de Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, afirmou hoje no Namibe que o surgimento do Hotel Infortur veio criar valência no mercado de emprego e assegurar o alojamento condigno das equipas que vão disputar o mundial de hóquei nesta cidade.

Falando na cerimónia de inauguração do estabelecimento hoteleiro, Mutindi reafirmou a alegria do Executivo angolano e do governo da província por ter concretizado um dos projectos inseridos na expansão da rede hoteleira no país.
 
Além dos atletas, de acordo com o ministro, o hotel vai albergar maior número de turistas, homens de negócio, cidadãos colectivos e singulares que escalarem a essa cidade.
 
O hotel ora inaugurado pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Edeltrudes Costa, é uma unidade de três estrelas e tem três pisos com 123 quartos, entre os quais suítes e simples.
Possui também áreas de serviço administrativo e social, como restaurante para 150 pessoas, pastelaria, lavandaria, sala de conferências para 200 pessoas, sala de Internet, lojas escritórios, ginásio, piscina e uma agência bancária.

Agente desportivo manifesta confiança na boa utilização do pavilhão "weliwítschia Mirabilis"


EDELTRUDES COSTA CHEFE DA CASA CIVIL DO PR DA REPUBLICA QUANDO INAUGURAVA O PAVILHÃO
FOTO: youtubetv NAMIBE
Isaac Kalianguila manifesta este posicionamento à Angop, à margem da cerimónia de inauguração do mesmo pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Edeltrudes Costa, no âmbito 41º campeonato mundial de hóquei em  Patins, a decorrer de 20 a 28 do mês em curso.
Neste sentido defendeu também a sua confiança de que o Ministério da Juventude e Desporto crie políticas que visam a boa gestão do referido edifício desportivo.
Salientou que o pavilhão é realmente fantástico e deve merecer o cuidado de todos.
O responsável acredita que, trabalhando de modo conjunto, os desportistas locais poderão colher bons frutos  e que a infra-estrutura contribuirá para o efeito, com a realização de eventos em diversas modalidades como andebol, basquetebol, voleibol, futsal e hóquei em patins.
  
Neste contexto, afirmou ainda que a associação de Andebol no Namibe tem já projectado para o mês de Dezembro do ano em curso, um torneio internacional em sénior feminino.
Por outro, fez alusão ao campeonato do mundo de hóquei em patins, a ter início dentre de dias, que em seu entender são provas de que esta infra-estrutura poderá  ser bem aproveitada.

Inaugurado novo edifício do Governo da Província do Namibe


O governador da província do Namibe, Rui Falcão Pinto de Andrade, disse hoje, sexta-feira, à imprensa, nesta cidade, que o novo edifício do Governo, ora inaugurado, vai permitir "melhor prestação em termos de funcionalidade dos seus quadros, bem como melhorias no atendimento ao público".


Rui Falcão falava logo após a inauguração do novo edifício do governo provincial  pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil, Edeltrudes Costa.
O  governo caminha em busca da dignificação dos órgãos do Estado criando assim novos horizontes,  como a construção de infra-estruturas sociais e económicas  que possam  mudar a imagem de atendimento ao cidadão, bem como melhorar a acomodação dos quadros que nela labutam, salientou.
O governador do Namibe, a propósito, explicou que "este  foi um passo dado neste sentido em termos de funcionabilidade. Estamos a criar as melhores condições de trabalho e espero que seja um novo oxigénio para mais trabalho e mais qualidade" .
O novo edifício do governo construído, de raiz, está situado na Avenida “10 de Dezembro” e está dividido em 20 compartimentos entre salas para o governador e vices-governadores, de apoio aos respectivos governantes,  recursos humanos, contabilidade, gabinete jurídico ,  recepção, anfiteatro, entre outros, equipados com meios informáticos e de escritório.
Com três pisos,  o mesmo está orçado em um milhão de dólares, superando o anterior edifício, com dois, em modernidade, comodidade e  tamanho.
A cerimonia de inauguração do novo edifício do governo foi antecedida por  uma bênção feita pelo bispo da Igreja Católica, dom Dionisio Hisilenapo.

Cidade do Namibe pronta para receber Mundial de Hóquei


RUI FALCÃO, GOVERNADOR DO NAMIBE
FOTO: ANGOP
Em entrevista exclusiva à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, Rui Falcão adiantou que a inauguração das principais infra-estruturas, quer de apoio ao Campeonato do Mundo, quer para a melhoria da organização interna do próprio governo provincial, a acontecer quinta-feira, é prova de organização.
Estamos a falar da nova sede do Governo da província, do Pavilhão
Welwitschia Mirabilis, do Hotel Infortur, unidade que acomodará as caravanas desportivas e outras individualidades, bem como a Avenida 11 de Novembro de acesso ao pavilhão e de todas as infra-estruturas de apoio ao Mundial, apontou.
Para o governador, a província não se esta, apenas, a preparar para o Mundial, mas está a trabalhar no quadro do programa de melhoria da qualidade de vida da população.
“O Campeonato do mundo é de apenas uma semana, o governo tem um objectivo muito mais distante do que este e nós estamos a cumprir todas as nossas metas, o que fizemos foi integrar toda a acção do domínio do programa do Campeonato do Mundo, no quadro do programa de melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do Namibe”, frisou.
Com relação aos atractivos turísticos, adiantou que há um programa, já aprovado, no domínio do apoio ao conhecimento turístico.
“Pretendemos apresentar aquilo que de bom o Namibe tem e disponibilizarmo-nos para tudo o que os nossos visitantes necessitem”, disse.
Rui falcão deslocou-se quinta-feira  a Luanda, para participar na reunião presidida pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, com os governadores provinciais, para, entre outras questões, fazerem o balanço da preparação da verba preliminar do Programa de Investimento Público (PIP) 2014.

Bilhetes para Mundial já à venda no Namibe


Bilhetes para o campeonato do mundo de hóquei em patins já estão à disposição do público namibense nos balcões do Banco de Poupança e Credito e na empresa SINFIC (encarregue pela comercialização), situada no bairro Saidy Mingas.

Segundo fonte da empresa responsável, no Namibe, Alfredo Camotopolola, em declarações hoje à imprensa, os balcões do BPC já estão a comercializar os bilhetes para os jogos da series B e D a decorre nesta cidade.
“Não há qualquer constrangimento na comercialização dos mesmos. A população está bem organizada e esperamos que o processo decorra assim até ao final do campeonato”, disse.
Os preços variam de duzentos, quinhentos (bancada geral) e quatro mil kwanzas (camarotes), não tendo o responsável adiantado o número de ingressos disponível para a província do Namibe.
A impressa apurou ainda que na empresa Sinfic os bilhetes de ingresso para o primeiro dia do jogo começam a ser comercializados apenas sexta-feira.